Atributos e motivações que se destacam na compra de cosméticos pela internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flach, Anelise Catarina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/73019
Resumo: O presente trabalho visa investigar os atributos e as motivações que se destacam na venda de cosméticos pela Internet. Para isso buscou-se comparar as semelhanças e as diferenças de preferência entre as consumidoras que compram e as que não compram cosméticos pela Internet; investigar as vantagens destacadas pelo consumidor de cosméticos em relação a comprar na loja virtual; identificar barreiras para a compra de cosméticos pela internet; investigar características e tipos de cosméticos com potencial de venda na Internet; e, ainda, identificar o grau de influencia dos tipos de produtos na decisão de compra de cosméticos pela internet. Para isso, foi realizado um estudo com uma etapa qualitativa e outra quantitativa. Na etapa qualitativa, fez-se primeiramente uma ampla revisão da literatura sobre a Internet no Brasil, o e-commerce e seu desenvolvimento, o setor de cosméticos e a venda de cosmético na Internet, através de dados secundários. Após, realizou-se 8 entrevistas em profundidade com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Na etapa seguinte, a quantitativa, analisou-se as respostas de 150 respondentes, alguns que já compraram cosméticos pela Internet e outros que ainda não. A partir do presente estudo, conclui-se que o e-commerce de cosméticos no Brasil ainda está em fase inicial, mas que desde já apresenta um crescimento bastante acelerado. Devido a sua ascensão, esse é certamente um mercado com grande potencial para investimentos.
id UFRGS-2_2e2edc677e4cece0324fb912d3509b0d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/73019
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flach, Anelise CatarinaSlongo, Luiz Antonio2013-07-03T01:43:45Z2012http://hdl.handle.net/10183/73019000891470O presente trabalho visa investigar os atributos e as motivações que se destacam na venda de cosméticos pela Internet. Para isso buscou-se comparar as semelhanças e as diferenças de preferência entre as consumidoras que compram e as que não compram cosméticos pela Internet; investigar as vantagens destacadas pelo consumidor de cosméticos em relação a comprar na loja virtual; identificar barreiras para a compra de cosméticos pela internet; investigar características e tipos de cosméticos com potencial de venda na Internet; e, ainda, identificar o grau de influencia dos tipos de produtos na decisão de compra de cosméticos pela internet. Para isso, foi realizado um estudo com uma etapa qualitativa e outra quantitativa. Na etapa qualitativa, fez-se primeiramente uma ampla revisão da literatura sobre a Internet no Brasil, o e-commerce e seu desenvolvimento, o setor de cosméticos e a venda de cosmético na Internet, através de dados secundários. Após, realizou-se 8 entrevistas em profundidade com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Na etapa seguinte, a quantitativa, analisou-se as respostas de 150 respondentes, alguns que já compraram cosméticos pela Internet e outros que ainda não. A partir do presente estudo, conclui-se que o e-commerce de cosméticos no Brasil ainda está em fase inicial, mas que desde já apresenta um crescimento bastante acelerado. Devido a sua ascensão, esse é certamente um mercado com grande potencial para investimentos.The present essay aims investigate the attributes and motivations that stand out on the selling of cosmetics via Internet. With this reason, were compared the similarities and differences of preference among consumers that buy or that do not buy cosmetics via Internet; the benefits highlighted by the consumer of cosmetic when buying online were investigated; the obstacles for the buying of cosmetics via Internet were identified; features and types of cosmetics with Internet sale potential were investigated; and, yet, the level of influence of products type on the decision of buying via Internet were identified. For that, a study with a qualitative stage and a quantitative stage was realized. At the qualitative stage, was done firstly a extensive revision on the literature about Internet on Brazil, the e-commerce and its development, the cosmetic section and the selling of cosmetics via Internet through secondary data. After, 8 deep interviews were realized with the goal of deepen the knowledge on the subject. On the next stage, the quantitative, was analyzed the answer of 150 respondents, some that have already bought via Internet and some that still haven’t. Starting from the present essay, one can conclude that the e-commerce of cosmetics in Brazil is in it’s initial stage, but that since now shows a very fast development. Due it’s ascension, this is certainly a market with a great potential for investments.application/pdfporMarketingComércio eletrônicoLoja virtualCosmeticsE-commerce cosmeticsAttributesMotivationsAtributos e motivações que se destacam na compra de cosméticos pela internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000891470.pdf000891470.pdfTexto completoapplication/pdf1549051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73019/1/000891470.pdfb6c7cf8898ff8fc681d643fe1df873ecMD51TEXT000891470.pdf.txt000891470.pdf.txtExtracted Texttext/plain157983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73019/2/000891470.pdf.txt65110e70dc035d0b32602d31480e4acdMD52THUMBNAIL000891470.pdf.jpg000891470.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73019/3/000891470.pdf.jpg2927dae091de6fc1db21d91e2d0d9c73MD5310183/730192018-10-15 08:01:06.354oai:www.lume.ufrgs.br:10183/73019Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T11:01:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos e motivações que se destacam na compra de cosméticos pela internet
title Atributos e motivações que se destacam na compra de cosméticos pela internet
spellingShingle Atributos e motivações que se destacam na compra de cosméticos pela internet
Flach, Anelise Catarina
Marketing
Comércio eletrônico
Loja virtual
Cosmetics
E-commerce cosmetics
Attributes
Motivations
title_short Atributos e motivações que se destacam na compra de cosméticos pela internet
title_full Atributos e motivações que se destacam na compra de cosméticos pela internet
title_fullStr Atributos e motivações que se destacam na compra de cosméticos pela internet
title_full_unstemmed Atributos e motivações que se destacam na compra de cosméticos pela internet
title_sort Atributos e motivações que se destacam na compra de cosméticos pela internet
author Flach, Anelise Catarina
author_facet Flach, Anelise Catarina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flach, Anelise Catarina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comércio eletrônico
Loja virtual
topic Marketing
Comércio eletrônico
Loja virtual
Cosmetics
E-commerce cosmetics
Attributes
Motivations
dc.subject.eng.fl_str_mv Cosmetics
E-commerce cosmetics
Attributes
Motivations
description O presente trabalho visa investigar os atributos e as motivações que se destacam na venda de cosméticos pela Internet. Para isso buscou-se comparar as semelhanças e as diferenças de preferência entre as consumidoras que compram e as que não compram cosméticos pela Internet; investigar as vantagens destacadas pelo consumidor de cosméticos em relação a comprar na loja virtual; identificar barreiras para a compra de cosméticos pela internet; investigar características e tipos de cosméticos com potencial de venda na Internet; e, ainda, identificar o grau de influencia dos tipos de produtos na decisão de compra de cosméticos pela internet. Para isso, foi realizado um estudo com uma etapa qualitativa e outra quantitativa. Na etapa qualitativa, fez-se primeiramente uma ampla revisão da literatura sobre a Internet no Brasil, o e-commerce e seu desenvolvimento, o setor de cosméticos e a venda de cosmético na Internet, através de dados secundários. Após, realizou-se 8 entrevistas em profundidade com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Na etapa seguinte, a quantitativa, analisou-se as respostas de 150 respondentes, alguns que já compraram cosméticos pela Internet e outros que ainda não. A partir do presente estudo, conclui-se que o e-commerce de cosméticos no Brasil ainda está em fase inicial, mas que desde já apresenta um crescimento bastante acelerado. Devido a sua ascensão, esse é certamente um mercado com grande potencial para investimentos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-03T01:43:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/73019
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000891470
url http://hdl.handle.net/10183/73019
identifier_str_mv 000891470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73019/1/000891470.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73019/2/000891470.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/73019/3/000891470.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b6c7cf8898ff8fc681d643fe1df873ec
65110e70dc035d0b32602d31480e4acd
2927dae091de6fc1db21d91e2d0d9c73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724546553217024