Estratégias e metodologias educativas utilizadas na prevenção de infecções nos hospitais universitários públicos do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luis da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dutra, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229325
Resumo: Justificativa e objetivos: As Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) têm impacto no aumento da mortalidade dos pacientes acometidos por elas e nos custos econômicos em saúde. As ações de educação em saúde são de suma importância para o controle de infecções hospitalares e elas devem estar presentes no cotidiano dos profissionais de saúde. A pesquisa objetivou conhecer as ações e metodologias desenvolvidas por diferentes Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), vinculadas aos Hospitais Universitários Públicos no Brasil, que são destinadas a educação dos profissionais como forma de enfrentamento às IRAS. Métodos: O estudo teve abordagem qualitativa e a pesquisa foi do tipo exploratória. Foram enviados questionários on-line para 44 Hospitais Universitários de todas as regiões do Brasil, obtendo resposta de 17 deles. Para analise dos dados foi utilizada a estatística descritiva simples e para as informações utilizou-se a técnica de analise de conteúdo (BARDIN, 2016). Resultado: Verificou-se que os Hospitais Universitários são de grande porte e que predominam a utilização de metodologias de ensino tradicionais. Conclusões: O estudo evidenciou a importância da implementação de estratégias de educação adequadas para que os resultados possam garantir assistência segura ao paciente.
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Para analise dos dados foi utilizada a estatística descritiva simples e para as informações utilizou-se a técnica de analise de conteúdo (BARDIN, 2016). Resultado: Verificou-se que os Hospitais Universitários são de grande porte e que predominam a utilização de metodologias de ensino tradicionais. Conclusões: O estudo evidenciou a importância da implementação de estratégias de educação adequadas para que os resultados possam garantir assistência segura ao paciente.Background and objectives: Healthcare-Related Infections (HAI) has an impact on increased mortality of affected patients and on economic health costs. Health education actions are of paramount importance for the control of nosocomial infections and they must be present in the daily lives of health professionals. The research aimed to know the actions and methodologies developed by different Hospital Infection Control Commissions (CCIH), linked to Public University Hospitals in Brazil, which are intended for the education of professionals as a way to confront the HAI. Methods: The study had a qualitative approach and the research was exploratory. Online questionnaires were sent to 44 University Hospitals from all regions of Brazil, with answers from 17 of them. For data analysis we used simple descriptive statistics and for information we used the technique of content analysis (BARDIN, 2016). Result: It was found that the University Hospitals are large and predominate the use of traditional teaching methodologies. Conclusions: The study highlighted the importance of implementing appropriate education strategies so that the results can ensure safe patient care.Antecedentes y objetivos: las infecciones relacionadas con la atención médica (HAI) tienen un impacto en el aumento de la mortalidad de los pacientes afectados y en los costos económicos de salud. Las acciones de educación sanitaria son de suma importancia para el control de las infecciones nosocomiales y deben estar presentes en la vida cotidiana de los profesionales de la salud. La investigación tuvo como objetivo conocer las acciones y metodologías desarrolladas por diferentes Comisiones de Control de Infecciones Hospitalarias (CCIH), vinculadas a Hospitales de Universidades Públicas en Brasil, que están destinadas a la educación de profesionales como una forma de enfrentar el IRAS. Métodos: El estudio tuvo un enfoque cualitativo y la investigación fue exploratoria. Se enviaron cuestionarios en línea a 44 hospitales universitarios de todas las regiones de Brasil, con respuestas de 17 de ellos. Para el análisis de datos utilizamos estadísticas descriptivas simples y para la información utilizamos la técnica de análisis de contenido (BARDIN, 2016). Resultado: se descubrió que los hospitales universitarios son grandes y predominan el uso de metodologías de enseñanza tradicionales. Conclusiones: El estudio destacó la importancia de implementar estrategias educativas apropiadas para que los resultados puedan garantizar una atención segura al paciente.application/pdfporJournal of Infection Control. São Paulo, SP. Vol. 8, n. 4 (out./dez. 2019), p. 267-272Educação em saúdeInfecção hospitalarHospitais universitáriosEducationHospital infectionUniversity hospitalsEducaciónInfección hospitalariaHospitales universitariosEstratégias e metodologias educativas utilizadas na prevenção de infecções nos hospitais universitários públicos do BrasilStrategies and educational methodologies used to prevent infections in brazilian public university hospitals Estrategias y metodologías educativas utilizadas para prevenir infecciones en hospitales universitarios públicos de Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130718.pdf.txt001130718.pdf.txtExtracted Texttext/plain32098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229325/2/001130718.pdf.txtaee0a44619d879bd1789dde8fd9d2abfMD52ORIGINAL001130718.pdfTexto completoapplication/pdf498200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229325/1/001130718.pdf52f77c1ef0ef57c01e08e73c4655e611MD5110183/2293252021-09-19 04:32:03.943959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229325Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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