A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187246 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design. A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos. |
id |
UFRGS-2_2e52f8c52872f68b9ab22c5565743b08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187246 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Calegari, Eliana PaulaOliveira, Branca Freitas de2018-12-19T04:07:51Z20172447-3073http://hdl.handle.net/10183/187246001019795Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design. A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos.This study aims to analyze the inclusion of issues related to sustainability in design courses in Federal Institutions of Higher Education in Brazil. Thus, it is presented the identification of Federal Institutions of Higher Education that have courses in design, performed through of the platform e-MEC in October 2015 period. From there, the research of the curriculum of courses that approach sustainability was carried out through the website of the universities and through the menus it was conducted a content analysis aimed at diagnosing how the approach of sustainability in design courses is done. The research revealed that in the menus of design courses that approach subjects of sustainability, teaching is based on environmental problem, addressing issues such as respect for the environment, quality of life, environmental awareness, preservation of natural resources and environmental impacts, and, moreover, are presented ecodesign strategies to minimize environmental impacts during the life cycle of products.application/pdfporMix sustentável [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 3, n. 1 (mar. 2017), p. 109-118DesignEnsino superiorSustentabilidadeDesign educationSustainabilityFederal institutions of higher educationA sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no BrasilSustainability in design education in Federal Higher Institutions in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001019795.pdf.txt001019795.pdf.txtExtracted Texttext/plain44230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187246/2/001019795.pdf.txt5a0c26cd2cb6b6397c696590cd87b177MD52ORIGINAL001019795.pdfTexto completoapplication/pdf332445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187246/1/001019795.pdf0e4c1cb18090ed2887cb3a75825f1453MD5110183/1872462018-12-29 04:12:17.068836oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187246Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-12-29T06:12:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Sustainability in design education in Federal Higher Institutions in Brazil |
title |
A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil |
spellingShingle |
A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil Calegari, Eliana Paula Design Ensino superior Sustentabilidade Design education Sustainability Federal institutions of higher education |
title_short |
A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil |
title_full |
A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil |
title_fullStr |
A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil |
title_full_unstemmed |
A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil |
title_sort |
A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil |
author |
Calegari, Eliana Paula |
author_facet |
Calegari, Eliana Paula Oliveira, Branca Freitas de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Branca Freitas de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calegari, Eliana Paula Oliveira, Branca Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Ensino superior Sustentabilidade |
topic |
Design Ensino superior Sustentabilidade Design education Sustainability Federal institutions of higher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Design education Sustainability Federal institutions of higher education |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design. A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-19T04:07:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187246 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2447-3073 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001019795 |
identifier_str_mv |
2447-3073 001019795 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Mix sustentável [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 3, n. 1 (mar. 2017), p. 109-118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187246/2/001019795.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187246/1/001019795.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a0c26cd2cb6b6397c696590cd87b177 0e4c1cb18090ed2887cb3a75825f1453 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447677186342912 |