A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calegari, Eliana Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Branca Freitas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187246
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design. A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos.
id UFRGS-2_2e52f8c52872f68b9ab22c5565743b08
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187246
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Calegari, Eliana PaulaOliveira, Branca Freitas de2018-12-19T04:07:51Z20172447-3073http://hdl.handle.net/10183/187246001019795Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design. A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos.This study aims to analyze the inclusion of issues related to sustainability in design courses in Federal Institutions of Higher Education in Brazil. Thus, it is presented the identification of Federal Institutions of Higher Education that have courses in design, performed through of the platform e-MEC in October 2015 period. From there, the research of the curriculum of courses that approach sustainability was carried out through the website of the universities and through the menus it was conducted a content analysis aimed at diagnosing how the approach of sustainability in design courses is done. The research revealed that in the menus of design courses that approach subjects of sustainability, teaching is based on environmental problem, addressing issues such as respect for the environment, quality of life, environmental awareness, preservation of natural resources and environmental impacts, and, moreover, are presented ecodesign strategies to minimize environmental impacts during the life cycle of products.application/pdfporMix sustentável [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 3, n. 1 (mar. 2017), p. 109-118DesignEnsino superiorSustentabilidadeDesign educationSustainabilityFederal institutions of higher educationA sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no BrasilSustainability in design education in Federal Higher Institutions in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001019795.pdf.txt001019795.pdf.txtExtracted Texttext/plain44230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187246/2/001019795.pdf.txt5a0c26cd2cb6b6397c696590cd87b177MD52ORIGINAL001019795.pdfTexto completoapplication/pdf332445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187246/1/001019795.pdf0e4c1cb18090ed2887cb3a75825f1453MD5110183/1872462018-12-29 04:12:17.068836oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187246Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-12-29T06:12:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sustainability in design education in Federal Higher Institutions in Brazil
title A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil
spellingShingle A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil
Calegari, Eliana Paula
Design
Ensino superior
Sustentabilidade
Design education
Sustainability
Federal institutions of higher education
title_short A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil
title_full A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil
title_fullStr A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil
title_full_unstemmed A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil
title_sort A sustentabilidade no ensino de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil
author Calegari, Eliana Paula
author_facet Calegari, Eliana Paula
Oliveira, Branca Freitas de
author_role author
author2 Oliveira, Branca Freitas de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calegari, Eliana Paula
Oliveira, Branca Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Ensino superior
Sustentabilidade
topic Design
Ensino superior
Sustentabilidade
Design education
Sustainability
Federal institutions of higher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Design education
Sustainability
Federal institutions of higher education
description Este estudo tem como objetivo analisar a inserção dos aspectos relacionados à sustentabilidade nos cursos de design em Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Dessa forma, apresenta-se a identificação das Instituições Federais de Ensino Superior que possuem cursos na área de design, realizada através da plataforma e-MEC no período de outubro de 2015. A partir disso, foi realizado o levantamento da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade, através do site das universidades, e por meio das ementas foi realizada a análise de conteúdo visando diagnosticar como ocorre a abordagem da sustentabilidade nos cursos de design. A pesquisa revelou que nas ementas dos cursos de design, que abordam disciplinas sobre a sustentabilidade, o ensino é baseado na problemática ambiental, abordando questões como o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida, a consciência ambiental, a preservação dos recursos naturais e impactos ambientais, e, além disso, são apresentadas estratégias de ecodesign a fim de minimizar impactos ambientais provocados durante o ciclo de vida dos produtos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-19T04:07:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187246
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-3073
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019795
identifier_str_mv 2447-3073
001019795
url http://hdl.handle.net/10183/187246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Mix sustentável [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 3, n. 1 (mar. 2017), p. 109-118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187246/2/001019795.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187246/1/001019795.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a0c26cd2cb6b6397c696590cd87b177
0e4c1cb18090ed2887cb3a75825f1453
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447677186342912