A educação da espiritualidade : coaching, cristianismo e imanência regulada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Taylor Pedroso de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223983
Resumo: Em um curso denominado “Inteligência emocional”, ofertado por uma igreja evangélica de Porto Alegre, RS, técnicas de coaching são acionadas no intuito de estimular o “amadurecimento da espiritualidade” e a “gestão das emoções” dos participantes. Com base em uma pesquisa etnográfica, abordo neste artigo/TCL as formas pelas quais se desenvolveu no curso uma educação da espiritualidade sui generis. Destaco como a noção de “espiritualidade” esteve no centro das articulações que concatenaram técnicas de coaching com intervenções rituais, configurando um coaching de corte cristão. Tal como realizada no curso, a educação da espiritualidade revela a importância de um regime de regulação da imanência para a estabilização de tensões envolvendo dicotomias como antropocentrismo/cristocentrismo. Sugiro que a produção de uma articulação entre coaching, cristianismo e imanência a partir da noção de “espiritualidade” tenha sido fundamental para a acomodação e a reafirmação dessas dicotomias.
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