A educação da espiritualidade : coaching, cristianismo e imanência regulada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223983 |
Resumo: | Em um curso denominado “Inteligência emocional”, ofertado por uma igreja evangélica de Porto Alegre, RS, técnicas de coaching são acionadas no intuito de estimular o “amadurecimento da espiritualidade” e a “gestão das emoções” dos participantes. Com base em uma pesquisa etnográfica, abordo neste artigo/TCL as formas pelas quais se desenvolveu no curso uma educação da espiritualidade sui generis. Destaco como a noção de “espiritualidade” esteve no centro das articulações que concatenaram técnicas de coaching com intervenções rituais, configurando um coaching de corte cristão. Tal como realizada no curso, a educação da espiritualidade revela a importância de um regime de regulação da imanência para a estabilização de tensões envolvendo dicotomias como antropocentrismo/cristocentrismo. Sugiro que a produção de uma articulação entre coaching, cristianismo e imanência a partir da noção de “espiritualidade” tenha sido fundamental para a acomodação e a reafirmação dessas dicotomias. |
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Aguiar, Taylor Pedroso deGiumbelli, Emerson Alessandro2021-07-15T04:32:15Z2021http://hdl.handle.net/10183/223983001127885Em um curso denominado “Inteligência emocional”, ofertado por uma igreja evangélica de Porto Alegre, RS, técnicas de coaching são acionadas no intuito de estimular o “amadurecimento da espiritualidade” e a “gestão das emoções” dos participantes. Com base em uma pesquisa etnográfica, abordo neste artigo/TCL as formas pelas quais se desenvolveu no curso uma educação da espiritualidade sui generis. Destaco como a noção de “espiritualidade” esteve no centro das articulações que concatenaram técnicas de coaching com intervenções rituais, configurando um coaching de corte cristão. Tal como realizada no curso, a educação da espiritualidade revela a importância de um regime de regulação da imanência para a estabilização de tensões envolvendo dicotomias como antropocentrismo/cristocentrismo. Sugiro que a produção de uma articulação entre coaching, cristianismo e imanência a partir da noção de “espiritualidade” tenha sido fundamental para a acomodação e a reafirmação dessas dicotomias.In a course called “Emotional intelligence”, offered by an evangelical church in Porto Alegre, RS, coaching techniques are used in order to stimulate the “maturation of spirituality” and the “management of emotions” of the participants. Based on an ethnographic research, I discuss in this article/TCL the ways in which a sui generis spirituality education was developed in the course. I highlight how the notion of “spirituality” was the center of the articulations that concatenated coaching techniques with ritual interventions, configuring a Christian coaching. As carried out in the course, spirituality education reveals the importance of a regime of regulation of immanence for the stabilization of tensions involving dichotomies such as anthropocentrism/christocentrism. I suggest that the production of an articulation between coaching, Christianity and immanence based on the notion of “spirituality” was fundamental for the accommodation and the reaffirmation of these dichotomies.application/pdfporEtnografiaReligiosidadeEspiritualidadeEspiritualidade : EducaçãoCristianismoImanênciaAntropocentrismoSpiritualityCoachingChristianityImmanenceSpirituality educationA educação da espiritualidade : coaching, cristianismo e imanência reguladainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127885.pdf.txt001127885.pdf.txtExtracted Texttext/plain64618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223983/2/001127885.pdf.txt3e543b968030b377ecf7384418174897MD52ORIGINAL001127885.pdfTexto completoapplication/pdf438897http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223983/1/001127885.pdf095e7484a177ee077b73a93d58076765MD5110183/2239832022-08-06 04:50:07.946009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223983Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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