Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamers, Juliana Maciel de Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Míriam Glenlert de, Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130239
Resumo: Este estudo propôs-se a analisar o perfil demográfico, educacional, familiar e profissional do estudante ingressante nas cinco primeiras turmas do curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 2010 a 2014, bem como os motivos dessa escolha, expectativas em relação à profissão e perspectivas de atuação profissional. Criado a partir do REUNI, com uma proposta de inserção do estudante trabalhador no ensino superior, o curso noturno, apesar de recente na Universidade e ainda sem concluintes, já mostra um perfil diferenciado de estudante de Odontologia. Esse perfil, no entanto, não está completamente definido, refletindo as características das primeiras turmas de ingressantes. Faz-se necessário seguir o acompanhamento do perfil, motivações e expectativas do estudante ingressante, de modo a apoiar professores e coordenadores na organização e fortalecimento desse curso.
id UFRGS-2_2e9cb8a21d01ecd2cda3c6554de781e2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130239
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lamers, Juliana Maciel de SouzaSouza, Míriam Glenlert deToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2015-11-25T02:40:03Z20152317-2452http://hdl.handle.net/10183/130239000973966Este estudo propôs-se a analisar o perfil demográfico, educacional, familiar e profissional do estudante ingressante nas cinco primeiras turmas do curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 2010 a 2014, bem como os motivos dessa escolha, expectativas em relação à profissão e perspectivas de atuação profissional. Criado a partir do REUNI, com uma proposta de inserção do estudante trabalhador no ensino superior, o curso noturno, apesar de recente na Universidade e ainda sem concluintes, já mostra um perfil diferenciado de estudante de Odontologia. Esse perfil, no entanto, não está completamente definido, refletindo as características das primeiras turmas de ingressantes. Faz-se necessário seguir o acompanhamento do perfil, motivações e expectativas do estudante ingressante, de modo a apoiar professores e coordenadores na organização e fortalecimento desse curso.This study aimed to analyze the demographic, educational, familiar and professional profile of the newcomer student in the first five classes of the evening course of Dentistry from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, from 2010 to 2014, as well as the reasons for this choice, expectations related to the profession and perspectives of professional performance. Created from REUNI with a proposal of inserting the working student in the higher education, the evening course, despite being recent in University and with no graduates, it already shows a differential profile of Dentistry student. This profile, however, is not completely set, reflecting the characteristics of the first classes of newcomers. It is necessary to follow the accompaniment of the profile, motivations and expectations of the newcomer student, in order to support teachers and coordinators in the organization and strengthening of this course.application/pdfporCriar educação : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Criciúma, SC. Vol. 4, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 1-21Educação em odontologiaEnsino superiorOdontologiaStudents, DentalEducation, DentalSchools, DentalEducation, HigherDemocratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000973966.pdf000973966.pdfTexto completoapplication/pdf409149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130239/1/000973966.pdfba7e5f9f7559df036fc679c0e5af28ffMD51TEXT000973966.pdf.txt000973966.pdf.txtExtracted Texttext/plain41317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130239/2/000973966.pdf.txt72f16e9108eabc3ceb584f155cd3e733MD52THUMBNAIL000973966.pdf.jpg000973966.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130239/3/000973966.pdf.jpg1fb542ebca704a3b5763bff2b5305ac6MD5310183/1302392019-03-09 02:35:53.303796oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130239Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-09T05:35:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Lamers, Juliana Maciel de Souza
Educação em odontologia
Ensino superior
Odontologia
Students, Dental
Education, Dental
Schools, Dental
Education, Higher
title_short Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Democratização do acesso à educação superior pública a partir do REUNI : o curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Lamers, Juliana Maciel de Souza
author_facet Lamers, Juliana Maciel de Souza
Souza, Míriam Glenlert de
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_role author
author2 Souza, Míriam Glenlert de
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamers, Juliana Maciel de Souza
Souza, Míriam Glenlert de
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em odontologia
Ensino superior
Odontologia
topic Educação em odontologia
Ensino superior
Odontologia
Students, Dental
Education, Dental
Schools, Dental
Education, Higher
dc.subject.eng.fl_str_mv Students, Dental
Education, Dental
Schools, Dental
Education, Higher
description Este estudo propôs-se a analisar o perfil demográfico, educacional, familiar e profissional do estudante ingressante nas cinco primeiras turmas do curso noturno de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 2010 a 2014, bem como os motivos dessa escolha, expectativas em relação à profissão e perspectivas de atuação profissional. Criado a partir do REUNI, com uma proposta de inserção do estudante trabalhador no ensino superior, o curso noturno, apesar de recente na Universidade e ainda sem concluintes, já mostra um perfil diferenciado de estudante de Odontologia. Esse perfil, no entanto, não está completamente definido, refletindo as características das primeiras turmas de ingressantes. Faz-se necessário seguir o acompanhamento do perfil, motivações e expectativas do estudante ingressante, de modo a apoiar professores e coordenadores na organização e fortalecimento desse curso.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-25T02:40:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/130239
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-2452
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000973966
identifier_str_mv 2317-2452
000973966
url http://hdl.handle.net/10183/130239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Criar educação : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Criciúma, SC. Vol. 4, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 1-21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130239/1/000973966.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130239/2/000973966.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130239/3/000973966.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ba7e5f9f7559df036fc679c0e5af28ff
72f16e9108eabc3ceb584f155cd3e733
1fb542ebca704a3b5763bff2b5305ac6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224891408580608