Mulheres microempreendedoras individuais : motivações, desafios e questões de gênero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237886 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as motivações e desafios de mulheres microempreendedoras ao iniciarem seus negócios, considerando questões de gênero. As motivações foram compreendidas por meio de quatro dimensões: predisposição pessoal para iniciar o negócio, contexto familiar, referências de experiências anteriores e ideias do início do empreendimento. Foi realizado um estudo descritivo de orientação qualitativa que contou com entrevistas de 12 mulheres empreendedoras MEIs, de segmentos variados, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que as mulheres podem empreender por diversos fatores, podendo ser uma motivação por necessidade, como complemento de renda e maternidade; ou por oportunidade a partir de uma demissão, identificação de um novo negócio, realização pessoal, desmotivação com emprego anterior. No entanto, pode-se inferir que a dicotomia da motivação entre oportunidade versus necessidade nem sempre acontece, podendo ser coexistente dependendo do contexto. Além disso, ao decorrer da trajetória, as mulheres empreendedoras vivenciam situações relacionadas ao gênero como: assédios, multiplicidade de papéis, maternidade, necessidade de conciliar trabalho e família, sentimentos como culpa em relação aos filhos ou se sentir desvalorizada. E por fim, o empreendedorismo gera um impacto positivo para a sociedade, através da compra de produtos dos fornecedores; da geração de empregos; em outras empresas, como empresas que trabalham no marketing digital. |
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Corrêa, Vanessa VanzelottiEccel, Cláudia Sirangelo2022-04-27T04:45:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/237886001140283Este estudo teve como objetivo analisar as motivações e desafios de mulheres microempreendedoras ao iniciarem seus negócios, considerando questões de gênero. As motivações foram compreendidas por meio de quatro dimensões: predisposição pessoal para iniciar o negócio, contexto familiar, referências de experiências anteriores e ideias do início do empreendimento. Foi realizado um estudo descritivo de orientação qualitativa que contou com entrevistas de 12 mulheres empreendedoras MEIs, de segmentos variados, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que as mulheres podem empreender por diversos fatores, podendo ser uma motivação por necessidade, como complemento de renda e maternidade; ou por oportunidade a partir de uma demissão, identificação de um novo negócio, realização pessoal, desmotivação com emprego anterior. No entanto, pode-se inferir que a dicotomia da motivação entre oportunidade versus necessidade nem sempre acontece, podendo ser coexistente dependendo do contexto. Além disso, ao decorrer da trajetória, as mulheres empreendedoras vivenciam situações relacionadas ao gênero como: assédios, multiplicidade de papéis, maternidade, necessidade de conciliar trabalho e família, sentimentos como culpa em relação aos filhos ou se sentir desvalorizada. E por fim, o empreendedorismo gera um impacto positivo para a sociedade, através da compra de produtos dos fornecedores; da geração de empregos; em outras empresas, como empresas que trabalham no marketing digital.This study aimed to analyze the motivations and challenges of women micro entrepreneurs when starting their businesses, considering gender issues. Motivations were understood through four dimensions: personal predisposition to start the business, family background, references from previous experiences and ideas from the beginning of the venture. A descriptive study of qualitative orientation was carried out, which included interviews with 12 MEI women entrepreneurs, from different segments, located in the state of Rio Grande do Sul. as a supplement to income and maternity; or by opportunity from a layoff, identification of a new business, personal achievement, lack of motivation with previous employment. However, it can be inferred that the dichotomy of motivation between opportunity versus need does not always happen, and may coexist depending on the context. In addition, throughout the trajectory, women entrepreneurs experience situations related to gender such as: harassment, multiple roles, motherhood, need to reconcile work and family, feelings such as guilt about their children or feeling undervalued. And finally, entrepreneurship generates a positive impact on society, through the purchase of products from suppliers; job creation; in other companies, such as companies that work in digital marketing.application/pdfporMulheresEmpreendedorismoMotivaçãoGêneroEntrepreneurial motivationEntrepreneurshipWomenGenreMulheres microempreendedoras individuais : motivações, desafios e questões de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140283.pdf.txt001140283.pdf.txtExtracted Texttext/plain120397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237886/2/001140283.pdf.txt95e35ca0ae6fcc3ba1cb30f087c643f3MD52ORIGINAL001140283.pdfTexto completoapplication/pdf331290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237886/1/001140283.pdf7221f329ac28bd4282141168fc60764fMD5110183/2378862022-08-05 04:46:28.095589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237886Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-05T07:46:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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