Mulheres microempreendedoras individuais : motivações, desafios e questões de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Vanessa Vanzelotti
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237886
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as motivações e desafios de mulheres microempreendedoras ao iniciarem seus negócios, considerando questões de gênero. As motivações foram compreendidas por meio de quatro dimensões: predisposição pessoal para iniciar o negócio, contexto familiar, referências de experiências anteriores e ideias do início do empreendimento. Foi realizado um estudo descritivo de orientação qualitativa que contou com entrevistas de 12 mulheres empreendedoras MEIs, de segmentos variados, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que as mulheres podem empreender por diversos fatores, podendo ser uma motivação por necessidade, como complemento de renda e maternidade; ou por oportunidade a partir de uma demissão, identificação de um novo negócio, realização pessoal, desmotivação com emprego anterior. No entanto, pode-se inferir que a dicotomia da motivação entre oportunidade versus necessidade nem sempre acontece, podendo ser coexistente dependendo do contexto. Além disso, ao decorrer da trajetória, as mulheres empreendedoras vivenciam situações relacionadas ao gênero como: assédios, multiplicidade de papéis, maternidade, necessidade de conciliar trabalho e família, sentimentos como culpa em relação aos filhos ou se sentir desvalorizada. E por fim, o empreendedorismo gera um impacto positivo para a sociedade, através da compra de produtos dos fornecedores; da geração de empregos; em outras empresas, como empresas que trabalham no marketing digital.
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