Figurações de si : um ensaio sobre a autorreferencialidade na poética de Vera Chaves Barcellos e Cris Bierrenbach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Andrei dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248892
Resumo: Este estudo apresenta uma reflexão crítica sobre diferentes perspectivas de apresentação e/ou representação da autoimagem/autorreferencialidade na arte contemporânea brasileira, a partir de estudos de caso de artistas que operam com a reprodutibilidade técnica; a saber duas artistas mulheres: Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre, 1938) e Cris Bierrenbach (São Paulo, 1964). Partindo da proposição conceitual figurações de si, que titula a pesquisa, formula-se uma tipologia de análise fundamentada na identificação de aspectos preponderantes na poética destas artistas, evidenciando-se as semelhanças e diferenças – em intenções, procedimentos e efeitos estéticos. Com o presente ensaio, pretende-se mapear as conexões entre autorreferência e corporalidade em relação às atuais discussões acerca das construções discursivas sobre corpo, gênero e arte. As relações com outras obras da história da arte, vinculadas à análise de depoimentos, entrevistas e revisão bibliográfica de fortuna crítica integram a metodologia que orienta o estudo. Intenta-se com isso, contribuir com o campo de pesquisa em História, Teoria e Crítica de Arte, somando a essas linhas uma visada plural, inclusiva e imbuída do desejo de transformação social.
id UFRGS-2_2eca1e588a4a9f7954926f089b926cc1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248892
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Andrei dos SantosSantos, Alexandre Ricardo dos2022-09-14T04:54:28Z2022http://hdl.handle.net/10183/248892001149544Este estudo apresenta uma reflexão crítica sobre diferentes perspectivas de apresentação e/ou representação da autoimagem/autorreferencialidade na arte contemporânea brasileira, a partir de estudos de caso de artistas que operam com a reprodutibilidade técnica; a saber duas artistas mulheres: Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre, 1938) e Cris Bierrenbach (São Paulo, 1964). Partindo da proposição conceitual figurações de si, que titula a pesquisa, formula-se uma tipologia de análise fundamentada na identificação de aspectos preponderantes na poética destas artistas, evidenciando-se as semelhanças e diferenças – em intenções, procedimentos e efeitos estéticos. Com o presente ensaio, pretende-se mapear as conexões entre autorreferência e corporalidade em relação às atuais discussões acerca das construções discursivas sobre corpo, gênero e arte. As relações com outras obras da história da arte, vinculadas à análise de depoimentos, entrevistas e revisão bibliográfica de fortuna crítica integram a metodologia que orienta o estudo. Intenta-se com isso, contribuir com o campo de pesquisa em História, Teoria e Crítica de Arte, somando a essas linhas uma visada plural, inclusiva e imbuída do desejo de transformação social.This study presents a critical reflection on different perspectives of presentation and/or representation of self-image/self-referentiality in Brazilian contemporary art, based on case studies of artists who operate with technical reproducibility; namely two female artists: Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre, 1938) and Cris Bierrenbach (São Paulo, 1964). Starting from the conceptual proposition figurations of the self, which titles the research, a typology of analysis is formulated based on the identification of preponderant aspects in the poetics of these artists, highlighting the similarities and differences - in intentions, procedures and aesthetic effects. With this essay, we intend to map the connections between self-reference and corporeality in relation to current discussions about discursive constructions about body, gender and art. The relationships with other works of art history, linked to the analysis of testimonies, interviews and critical literature review are part of the methodology that guides the study. With this, it is intended to contribute to the field of research in History, Theory and Art Criticism, adding to these lines a plural, inclusive vision imbued with the desire for social transformation.application/pdfporBarcellos, Vera Chaves, 1938-Lima, Cristiana BierrenbachArte contemporâneaFotografiaFigurations of the selfTechnical reproducibilityPhotographyVideoContemporary artFigurações de si : um ensaio sobre a autorreferencialidade na poética de Vera Chaves Barcellos e Cris Bierrenbachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022História da Arte: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149544.pdf.txt001149544.pdf.txtExtracted Texttext/plain400725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248892/2/001149544.pdf.txtd5d5174729d2a1af78418b7c2401ff93MD52ORIGINAL001149544.pdfTexto completoapplication/pdf7336889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248892/1/001149544.pdf2585d8f07bfbb7c6b1bbd4cb22a0f7b6MD5110183/2488922022-09-15 04:59:53.671881oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248892Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-15T07:59:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Figurações de si : um ensaio sobre a autorreferencialidade na poética de Vera Chaves Barcellos e Cris Bierrenbach
title Figurações de si : um ensaio sobre a autorreferencialidade na poética de Vera Chaves Barcellos e Cris Bierrenbach
spellingShingle Figurações de si : um ensaio sobre a autorreferencialidade na poética de Vera Chaves Barcellos e Cris Bierrenbach
Moura, Andrei dos Santos
Barcellos, Vera Chaves, 1938-
Lima, Cristiana Bierrenbach
Arte contemporânea
Fotografia
Figurations of the self
Technical reproducibility
Photography
Video
Contemporary art
title_short Figurações de si : um ensaio sobre a autorreferencialidade na poética de Vera Chaves Barcellos e Cris Bierrenbach
title_full Figurações de si : um ensaio sobre a autorreferencialidade na poética de Vera Chaves Barcellos e Cris Bierrenbach
title_fullStr Figurações de si : um ensaio sobre a autorreferencialidade na poética de Vera Chaves Barcellos e Cris Bierrenbach
title_full_unstemmed Figurações de si : um ensaio sobre a autorreferencialidade na poética de Vera Chaves Barcellos e Cris Bierrenbach
title_sort Figurações de si : um ensaio sobre a autorreferencialidade na poética de Vera Chaves Barcellos e Cris Bierrenbach
author Moura, Andrei dos Santos
author_facet Moura, Andrei dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Andrei dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Alexandre Ricardo dos
contributor_str_mv Santos, Alexandre Ricardo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Barcellos, Vera Chaves, 1938-
Lima, Cristiana Bierrenbach
Arte contemporânea
Fotografia
topic Barcellos, Vera Chaves, 1938-
Lima, Cristiana Bierrenbach
Arte contemporânea
Fotografia
Figurations of the self
Technical reproducibility
Photography
Video
Contemporary art
dc.subject.eng.fl_str_mv Figurations of the self
Technical reproducibility
Photography
Video
Contemporary art
description Este estudo apresenta uma reflexão crítica sobre diferentes perspectivas de apresentação e/ou representação da autoimagem/autorreferencialidade na arte contemporânea brasileira, a partir de estudos de caso de artistas que operam com a reprodutibilidade técnica; a saber duas artistas mulheres: Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre, 1938) e Cris Bierrenbach (São Paulo, 1964). Partindo da proposição conceitual figurações de si, que titula a pesquisa, formula-se uma tipologia de análise fundamentada na identificação de aspectos preponderantes na poética destas artistas, evidenciando-se as semelhanças e diferenças – em intenções, procedimentos e efeitos estéticos. Com o presente ensaio, pretende-se mapear as conexões entre autorreferência e corporalidade em relação às atuais discussões acerca das construções discursivas sobre corpo, gênero e arte. As relações com outras obras da história da arte, vinculadas à análise de depoimentos, entrevistas e revisão bibliográfica de fortuna crítica integram a metodologia que orienta o estudo. Intenta-se com isso, contribuir com o campo de pesquisa em História, Teoria e Crítica de Arte, somando a essas linhas uma visada plural, inclusiva e imbuída do desejo de transformação social.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-14T04:54:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248892
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149544
url http://hdl.handle.net/10183/248892
identifier_str_mv 001149544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248892/2/001149544.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248892/1/001149544.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d5d5174729d2a1af78418b7c2401ff93
2585d8f07bfbb7c6b1bbd4cb22a0f7b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447319280091136