Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39224 |
Resumo: | No setor de varejo, houve um aumento na competitividade nos últimos anos, em função disto, as empresas devem tomar medidas para se diferenciar no mercado. Neste trabalho optou-se por elaborar o planejamento estratégico de uma franqueadora de calçados e acessórios, com a intenção de traçar objetivos e metas estratégicas necessárias para a empresa, bem como viabilizar a antecipação das tomadas de decisões frente aos concorrentes. Primeiramente, foi definida a filosofia da empresa, nesta foram estabelecidos os conceitos de negócio, missão, visão e valores. Após, foram coletados os dados primários e secundários necessários para o estudo do ambiente interno e externo e realizar a análise FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Através desta análise, se identificou quais estratégias são adequadas para serem adotadas pela organização. As estratégias de desenvolvimento foram as predominantes, seguidas das de crescimento, como expandir da rede de lojas, explorar o mercado multimarcas e o comércio eletrônico. A diretoria da empresa colaborou com a realização do trabalho, reconheceu sua utilidade e tem planos para iniciar sua aplicação e pretende dar continuidade ao presente trabalho realizado com utilização da ferramenta Balanced Scorecard. |
id |
UFRGS-2_2f15cbb41b01562374de3486c423469a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39224 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abichequer, Caio Cesar HexselSilveira, Teniza da2012-04-18T01:21:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/39224000823613No setor de varejo, houve um aumento na competitividade nos últimos anos, em função disto, as empresas devem tomar medidas para se diferenciar no mercado. Neste trabalho optou-se por elaborar o planejamento estratégico de uma franqueadora de calçados e acessórios, com a intenção de traçar objetivos e metas estratégicas necessárias para a empresa, bem como viabilizar a antecipação das tomadas de decisões frente aos concorrentes. Primeiramente, foi definida a filosofia da empresa, nesta foram estabelecidos os conceitos de negócio, missão, visão e valores. Após, foram coletados os dados primários e secundários necessários para o estudo do ambiente interno e externo e realizar a análise FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Através desta análise, se identificou quais estratégias são adequadas para serem adotadas pela organização. As estratégias de desenvolvimento foram as predominantes, seguidas das de crescimento, como expandir da rede de lojas, explorar o mercado multimarcas e o comércio eletrônico. A diretoria da empresa colaborou com a realização do trabalho, reconheceu sua utilidade e tem planos para iniciar sua aplicação e pretende dar continuidade ao presente trabalho realizado com utilização da ferramenta Balanced Scorecard.There was an increase in the competitiveness of the retail business in the last years; so, the companies must take measures to stand out in the market. In this study it was decided to prepare a strategic planning of footwear and accessories franchising company with the purpose of define strategic goals and targets needed for the company, and also, enable the anticipation of the decision making process before the competitors. First, we defined the companies' philosophy, with the concepts of business, mission, vision and values. After, the primary and secondary data needed for the study of the internal and external environment and for the SWOT analysis (strengths, weaknesses, opportunities and threats) were colleted. The SWOT analysis permitted to identify witch strategies were appropriate to be used by the company. Development Strategies were predominant, followed by growth strategies, such as expand the store network and explore multi-brands market and the electronic commerce. The company board cooperate with the completion of this study and acknowledged its usefulness and it has plans to start its application and intends to follow up this work applying the Balanced Scorecard tool.application/pdfporPlanejamento estratégicoFranquiaCalçadosStrategyFranchisingStrategic planningSWOTElaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessóriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000823613.pdf000823613.pdfTexto completoapplication/pdf3145619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/1/000823613.pdf1d4d63d34efd1b41f7d31e1584792a8bMD51TEXT000823613.pdf.txt000823613.pdf.txtExtracted Texttext/plain208959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/2/000823613.pdf.txted2c9bb53b0194dcf81869af09672088MD52THUMBNAIL000823613.pdf.jpg000823613.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/3/000823613.pdf.jpg7cd3e4a556dc1c8aa8b3074edb7d8e8bMD5310183/392242018-10-10 08:12:55.317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39224Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:12:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios |
title |
Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios |
spellingShingle |
Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios Abichequer, Caio Cesar Hexsel Planejamento estratégico Franquia Calçados Strategy Franchising Strategic planning SWOT |
title_short |
Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios |
title_full |
Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios |
title_fullStr |
Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios |
title_full_unstemmed |
Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios |
title_sort |
Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios |
author |
Abichequer, Caio Cesar Hexsel |
author_facet |
Abichequer, Caio Cesar Hexsel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abichequer, Caio Cesar Hexsel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Teniza da |
contributor_str_mv |
Silveira, Teniza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Franquia Calçados |
topic |
Planejamento estratégico Franquia Calçados Strategy Franchising Strategic planning SWOT |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategy Franchising Strategic planning SWOT |
description |
No setor de varejo, houve um aumento na competitividade nos últimos anos, em função disto, as empresas devem tomar medidas para se diferenciar no mercado. Neste trabalho optou-se por elaborar o planejamento estratégico de uma franqueadora de calçados e acessórios, com a intenção de traçar objetivos e metas estratégicas necessárias para a empresa, bem como viabilizar a antecipação das tomadas de decisões frente aos concorrentes. Primeiramente, foi definida a filosofia da empresa, nesta foram estabelecidos os conceitos de negócio, missão, visão e valores. Após, foram coletados os dados primários e secundários necessários para o estudo do ambiente interno e externo e realizar a análise FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Através desta análise, se identificou quais estratégias são adequadas para serem adotadas pela organização. As estratégias de desenvolvimento foram as predominantes, seguidas das de crescimento, como expandir da rede de lojas, explorar o mercado multimarcas e o comércio eletrônico. A diretoria da empresa colaborou com a realização do trabalho, reconheceu sua utilidade e tem planos para iniciar sua aplicação e pretende dar continuidade ao presente trabalho realizado com utilização da ferramenta Balanced Scorecard. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-18T01:21:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39224 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823613 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39224 |
identifier_str_mv |
000823613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/1/000823613.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/2/000823613.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/3/000823613.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d4d63d34efd1b41f7d31e1584792a8b ed2c9bb53b0194dcf81869af09672088 7cd3e4a556dc1c8aa8b3074edb7d8e8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447077148164096 |