Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abichequer, Caio Cesar Hexsel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39224
Resumo: No setor de varejo, houve um aumento na competitividade nos últimos anos, em função disto, as empresas devem tomar medidas para se diferenciar no mercado. Neste trabalho optou-se por elaborar o planejamento estratégico de uma franqueadora de calçados e acessórios, com a intenção de traçar objetivos e metas estratégicas necessárias para a empresa, bem como viabilizar a antecipação das tomadas de decisões frente aos concorrentes. Primeiramente, foi definida a filosofia da empresa, nesta foram estabelecidos os conceitos de negócio, missão, visão e valores. Após, foram coletados os dados primários e secundários necessários para o estudo do ambiente interno e externo e realizar a análise FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Através desta análise, se identificou quais estratégias são adequadas para serem adotadas pela organização. As estratégias de desenvolvimento foram as predominantes, seguidas das de crescimento, como expandir da rede de lojas, explorar o mercado multimarcas e o comércio eletrônico. A diretoria da empresa colaborou com a realização do trabalho, reconheceu sua utilidade e tem planos para iniciar sua aplicação e pretende dar continuidade ao presente trabalho realizado com utilização da ferramenta Balanced Scorecard.
id UFRGS-2_2f15cbb41b01562374de3486c423469a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39224
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Abichequer, Caio Cesar HexselSilveira, Teniza da2012-04-18T01:21:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/39224000823613No setor de varejo, houve um aumento na competitividade nos últimos anos, em função disto, as empresas devem tomar medidas para se diferenciar no mercado. Neste trabalho optou-se por elaborar o planejamento estratégico de uma franqueadora de calçados e acessórios, com a intenção de traçar objetivos e metas estratégicas necessárias para a empresa, bem como viabilizar a antecipação das tomadas de decisões frente aos concorrentes. Primeiramente, foi definida a filosofia da empresa, nesta foram estabelecidos os conceitos de negócio, missão, visão e valores. Após, foram coletados os dados primários e secundários necessários para o estudo do ambiente interno e externo e realizar a análise FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Através desta análise, se identificou quais estratégias são adequadas para serem adotadas pela organização. As estratégias de desenvolvimento foram as predominantes, seguidas das de crescimento, como expandir da rede de lojas, explorar o mercado multimarcas e o comércio eletrônico. A diretoria da empresa colaborou com a realização do trabalho, reconheceu sua utilidade e tem planos para iniciar sua aplicação e pretende dar continuidade ao presente trabalho realizado com utilização da ferramenta Balanced Scorecard.There was an increase in the competitiveness of the retail business in the last years; so, the companies must take measures to stand out in the market. In this study it was decided to prepare a strategic planning of footwear and accessories franchising company with the purpose of define strategic goals and targets needed for the company, and also, enable the anticipation of the decision making process before the competitors. First, we defined the companies' philosophy, with the concepts of business, mission, vision and values. After, the primary and secondary data needed for the study of the internal and external environment and for the SWOT analysis (strengths, weaknesses, opportunities and threats) were colleted. The SWOT analysis permitted to identify witch strategies were appropriate to be used by the company. Development Strategies were predominant, followed by growth strategies, such as expand the store network and explore multi-brands market and the electronic commerce. The company board cooperate with the completion of this study and acknowledged its usefulness and it has plans to start its application and intends to follow up this work applying the Balanced Scorecard tool.application/pdfporPlanejamento estratégicoFranquiaCalçadosStrategyFranchisingStrategic planningSWOTElaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessóriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000823613.pdf000823613.pdfTexto completoapplication/pdf3145619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/1/000823613.pdf1d4d63d34efd1b41f7d31e1584792a8bMD51TEXT000823613.pdf.txt000823613.pdf.txtExtracted Texttext/plain208959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/2/000823613.pdf.txted2c9bb53b0194dcf81869af09672088MD52THUMBNAIL000823613.pdf.jpg000823613.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/3/000823613.pdf.jpg7cd3e4a556dc1c8aa8b3074edb7d8e8bMD5310183/392242018-10-10 08:12:55.317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39224Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:12:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios
title Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios
spellingShingle Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios
Abichequer, Caio Cesar Hexsel
Planejamento estratégico
Franquia
Calçados
Strategy
Franchising
Strategic planning
SWOT
title_short Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios
title_full Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios
title_fullStr Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios
title_full_unstemmed Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios
title_sort Elaboração de planejamento estratégico : estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios
author Abichequer, Caio Cesar Hexsel
author_facet Abichequer, Caio Cesar Hexsel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abichequer, Caio Cesar Hexsel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Franquia
Calçados
topic Planejamento estratégico
Franquia
Calçados
Strategy
Franchising
Strategic planning
SWOT
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategy
Franchising
Strategic planning
SWOT
description No setor de varejo, houve um aumento na competitividade nos últimos anos, em função disto, as empresas devem tomar medidas para se diferenciar no mercado. Neste trabalho optou-se por elaborar o planejamento estratégico de uma franqueadora de calçados e acessórios, com a intenção de traçar objetivos e metas estratégicas necessárias para a empresa, bem como viabilizar a antecipação das tomadas de decisões frente aos concorrentes. Primeiramente, foi definida a filosofia da empresa, nesta foram estabelecidos os conceitos de negócio, missão, visão e valores. Após, foram coletados os dados primários e secundários necessários para o estudo do ambiente interno e externo e realizar a análise FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Através desta análise, se identificou quais estratégias são adequadas para serem adotadas pela organização. As estratégias de desenvolvimento foram as predominantes, seguidas das de crescimento, como expandir da rede de lojas, explorar o mercado multimarcas e o comércio eletrônico. A diretoria da empresa colaborou com a realização do trabalho, reconheceu sua utilidade e tem planos para iniciar sua aplicação e pretende dar continuidade ao presente trabalho realizado com utilização da ferramenta Balanced Scorecard.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-18T01:21:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39224
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823613
url http://hdl.handle.net/10183/39224
identifier_str_mv 000823613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/1/000823613.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/2/000823613.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39224/3/000823613.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d4d63d34efd1b41f7d31e1584792a8b
ed2c9bb53b0194dcf81869af09672088
7cd3e4a556dc1c8aa8b3074edb7d8e8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447077148164096