A sobrevivência requer perfeição : Aloy e a representação feminina na franquia de jogos Horizon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Priscilla Silva de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272572
Resumo: Historicamente, a representação feminina em jogos eletrônicos é, na maioria dos casos, objeto de caracterizações idealizadas e inadequadas, nas quais os corpos das personagens estão sujeitos a sexualização e objetificação desnecessárias e irreais, enquanto acompanhadas de narrativas rasas e incompletas. Sendo assim, o presente trabalho busca explicar e analisar comentários feitos por uma parcela insatisfeita do público gamer na Internet, especialmente nas plataformas Twitter e 4chan, no que diz respeito ao visual de Aloy, personagem protagonista da franquia de jogos Horizon, e sua relação com a objetificação de corpos femininos e predominância masculina nos jogos. O trabalho apresenta uma exposição histórica dos jogos eletrônicos, passando por questões tecnológicas, sociais e de representação do gênero feminino. Para auxiliar na compreensão do tema, apresentamos ainda uma breve contextualização da franquia Horizon e seus principais elementos narrativos e visuais. Além disso, exploramos os comentários mais relevantes publicados na Internet, buscando compreender como contribuem para o debate em questão. Por fim, comparamos os comentários e avaliações feitos a respeito dos jogos com dados relevantes para a indústria de games, como quantidades de venda e de mulheres jogadoras, a fim de obter uma perspectiva mais ampla sobre a questão.
id UFRGS-2_2f362055e47071b5eeeb6ae9ac768975
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272572
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Priscilla Silva deKowarick, Adriana Coelho Borges2024-03-01T04:56:34Z2023http://hdl.handle.net/10183/272572001195156Historicamente, a representação feminina em jogos eletrônicos é, na maioria dos casos, objeto de caracterizações idealizadas e inadequadas, nas quais os corpos das personagens estão sujeitos a sexualização e objetificação desnecessárias e irreais, enquanto acompanhadas de narrativas rasas e incompletas. Sendo assim, o presente trabalho busca explicar e analisar comentários feitos por uma parcela insatisfeita do público gamer na Internet, especialmente nas plataformas Twitter e 4chan, no que diz respeito ao visual de Aloy, personagem protagonista da franquia de jogos Horizon, e sua relação com a objetificação de corpos femininos e predominância masculina nos jogos. O trabalho apresenta uma exposição histórica dos jogos eletrônicos, passando por questões tecnológicas, sociais e de representação do gênero feminino. Para auxiliar na compreensão do tema, apresentamos ainda uma breve contextualização da franquia Horizon e seus principais elementos narrativos e visuais. Além disso, exploramos os comentários mais relevantes publicados na Internet, buscando compreender como contribuem para o debate em questão. Por fim, comparamos os comentários e avaliações feitos a respeito dos jogos com dados relevantes para a indústria de games, como quantidades de venda e de mulheres jogadoras, a fim de obter uma perspectiva mais ampla sobre a questão.As observed throughout history, female representation in electronic games is often subjected to idealised, inadequate characterisations, in which characters' bodies are susceptible to unnecessary, unrealistic sexualisation and objectification, followed by shallow, incomplete narratives. Therefore, the present work aims to analyse the perceptions of a specific, disgruntled segment of the online gamer demographic, especially on platforms such as Twitter and 4chan, pertaining to Aloy's visuals, as the main character of the gaming franchise Horizon, and how it relates to both the objectification of female bodies and the male predominance on such platforms. This work lays out a historical timeline of electronic games, addressing technological, social, and gender representation issues. It also presents a brief overview of the Horizon franchise and its core elements to aid in the overall comprehension of the subject. Furthermore, we explore the most relevant online, public comments on the issue, seeking to understand how they contribute to the ongoing discussion. Finally, we compared both comments made about the Horizon games and its online reviews to relevant data about the game industry, such as sales numbers and the numbers about women in gaming (both as hobbyists and industry workers), in order to obtain a broader perspective about this situation.application/pdfporRepresentação do femininoJogos digitaisEstereótiposDigital games ;Female representationHorizon Forbidden WestStereotypesVideogamesA sobrevivência requer perfeição : Aloy e a representação feminina na franquia de jogos Horizoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195156.pdf.txt001195156.pdf.txtExtracted Texttext/plain183095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272572/2/001195156.pdf.txt7bafd4d92d7aa8bcbba3eb402602d30eMD52ORIGINAL001195156.pdfTexto completoapplication/pdf3738478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272572/1/001195156.pdf0a55528bcfbda6db384322aa953c8db9MD5110183/2725722024-05-13 06:25:08.012673oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272572Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-13T09:25:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sobrevivência requer perfeição : Aloy e a representação feminina na franquia de jogos Horizon
title A sobrevivência requer perfeição : Aloy e a representação feminina na franquia de jogos Horizon
spellingShingle A sobrevivência requer perfeição : Aloy e a representação feminina na franquia de jogos Horizon
Souza, Priscilla Silva de
Representação do feminino
Jogos digitais
Estereótipos
Digital games ;
Female representation
Horizon Forbidden West
Stereotypes
Videogames
title_short A sobrevivência requer perfeição : Aloy e a representação feminina na franquia de jogos Horizon
title_full A sobrevivência requer perfeição : Aloy e a representação feminina na franquia de jogos Horizon
title_fullStr A sobrevivência requer perfeição : Aloy e a representação feminina na franquia de jogos Horizon
title_full_unstemmed A sobrevivência requer perfeição : Aloy e a representação feminina na franquia de jogos Horizon
title_sort A sobrevivência requer perfeição : Aloy e a representação feminina na franquia de jogos Horizon
author Souza, Priscilla Silva de
author_facet Souza, Priscilla Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Priscilla Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
contributor_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Representação do feminino
Jogos digitais
Estereótipos
topic Representação do feminino
Jogos digitais
Estereótipos
Digital games ;
Female representation
Horizon Forbidden West
Stereotypes
Videogames
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital games ;
Female representation
Horizon Forbidden West
Stereotypes
Videogames
description Historicamente, a representação feminina em jogos eletrônicos é, na maioria dos casos, objeto de caracterizações idealizadas e inadequadas, nas quais os corpos das personagens estão sujeitos a sexualização e objetificação desnecessárias e irreais, enquanto acompanhadas de narrativas rasas e incompletas. Sendo assim, o presente trabalho busca explicar e analisar comentários feitos por uma parcela insatisfeita do público gamer na Internet, especialmente nas plataformas Twitter e 4chan, no que diz respeito ao visual de Aloy, personagem protagonista da franquia de jogos Horizon, e sua relação com a objetificação de corpos femininos e predominância masculina nos jogos. O trabalho apresenta uma exposição histórica dos jogos eletrônicos, passando por questões tecnológicas, sociais e de representação do gênero feminino. Para auxiliar na compreensão do tema, apresentamos ainda uma breve contextualização da franquia Horizon e seus principais elementos narrativos e visuais. Além disso, exploramos os comentários mais relevantes publicados na Internet, buscando compreender como contribuem para o debate em questão. Por fim, comparamos os comentários e avaliações feitos a respeito dos jogos com dados relevantes para a indústria de games, como quantidades de venda e de mulheres jogadoras, a fim de obter uma perspectiva mais ampla sobre a questão.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-01T04:56:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272572
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195156
url http://hdl.handle.net/10183/272572
identifier_str_mv 001195156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272572/2/001195156.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272572/1/001195156.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7bafd4d92d7aa8bcbba3eb402602d30e
0a55528bcfbda6db384322aa953c8db9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224676853153792