Estudo de caso : acessibilidade no quarteirão 1 e entorno do Campus Centro da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diego Pracido
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205787
Resumo: O debate sobre a inclusão social tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. Um dos fatores fundamentais para uma sociedade igualitária é a acessibilidade, não apenas no sentido físico, mas em todas as suas dimensões: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. Acessibilidade que mesmo garantida na legislação não é constatada na realidade. Cadeirantes, deficientes visuais, usuários de muletas, entre outros, são impossibilitados de usufruir do espaço acadêmico na mesma condição que as demais pessoas. Assim o presente trabalho é um estudo de caso sobre as condições de acessibilidade, arquitetônica e atitudinal, do quarteirão 1 do Campus Centro da UFRGS, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria nos itens de acessibilidade. A pesquisa analisou a situação física dos caminhos internos entre os prédios e das calçadas externas do Campus. Para isso foram definidos dois possíveis caminhos que uma pessoa poderia percorrer e com base em uma lista de verificação que segue os parâmetros da NBR 9050:2015 e também através de entrevistas e do acompanhamento de pessoas com dificuldade de locomoção durante seus deslocamentos diários, se chegou no diagnóstico das barreiras arquitetônicas e atitudinais que dificultam a acessibilidade no Campus. Assim foram propostas soluções de melhorias de forma a contribuir para a inclusão dessas pessoas na comunidade acadêmica. Muito além disso, este trabalho pretende colaborar com a discussão da acessibilidade e contribuir para que novos trabalhos sobre o tema sejam realizados visando diminuir as barreiras que impedem a existência de uma sociedade com oportunidades iguais para todas as pessoas.
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