A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115819 |
Resumo: | Este trabalho enfoca a Música na Educação Infantil. Tem por objetivo refletir sobre algumas contribuições da música enquanto prática pedagógica capaz de ampliar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O material empírico desta pesquisa consiste em narrativas que retratam as atividades musicais desenvolvidas e o envolvimento das crianças com a música ao longo de um semestre letivo, em uma turma de crianças de 2 anos. Diante dos episódios em que a conduta musical foi claramente manifestada, o estudo questiona: Qual a contribuição das atividades musicais enquanto práticas pedagógicas na educação Infantil? As narrativas foram analisadas tendo em vista o significado das experiências musicais vividas pelas crianças no contexto observado e as apropriações, conhecimentos e saberes por elas demonstrados. As reflexões teóricas apoiam-se principalmente em Maffioletti (2011 e 2014) Lino (2014) e Barbosa (2006). Os resultados mostraram que o envolvimento das crianças com a música é uma conduta espontânea que emerge em diferentes momentos da rotina escolar como forma de definir um espaço de natureza pessoal; as atividades musicais ajudam a criança a construir estratégias de interação e socialização que potencializam as aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento. Destacam-se a capacidade de expressão, desenvolvimento da linguagem e crescimento do vocabulário, a desenvoltura na linguagem oral e corporal, capacidade para o uso da música como forma de expressão. Espera-se que este trabalho possa encorajar os educadores a desenvolverem atividades musicais com seus alunos, acreditando no potencial educativo das experiências musicais na formação da criança. |
id |
UFRGS-2_2f676e94362867619fadeccf431cfbe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115819 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Augusto, Carolina LimaMaffioletti, Leda de Albuquerque2015-05-05T01:58:35Z2014http://hdl.handle.net/10183/115819000956700Este trabalho enfoca a Música na Educação Infantil. Tem por objetivo refletir sobre algumas contribuições da música enquanto prática pedagógica capaz de ampliar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O material empírico desta pesquisa consiste em narrativas que retratam as atividades musicais desenvolvidas e o envolvimento das crianças com a música ao longo de um semestre letivo, em uma turma de crianças de 2 anos. Diante dos episódios em que a conduta musical foi claramente manifestada, o estudo questiona: Qual a contribuição das atividades musicais enquanto práticas pedagógicas na educação Infantil? As narrativas foram analisadas tendo em vista o significado das experiências musicais vividas pelas crianças no contexto observado e as apropriações, conhecimentos e saberes por elas demonstrados. As reflexões teóricas apoiam-se principalmente em Maffioletti (2011 e 2014) Lino (2014) e Barbosa (2006). Os resultados mostraram que o envolvimento das crianças com a música é uma conduta espontânea que emerge em diferentes momentos da rotina escolar como forma de definir um espaço de natureza pessoal; as atividades musicais ajudam a criança a construir estratégias de interação e socialização que potencializam as aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento. Destacam-se a capacidade de expressão, desenvolvimento da linguagem e crescimento do vocabulário, a desenvoltura na linguagem oral e corporal, capacidade para o uso da música como forma de expressão. Espera-se que este trabalho possa encorajar os educadores a desenvolverem atividades musicais com seus alunos, acreditando no potencial educativo das experiências musicais na formação da criança.application/pdfporEducação infantilMúsicaPrática pedagógicaA música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956700.pdf000956700.pdfTexto completoapplication/pdf628036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/1/000956700.pdf96a3a832769178f90975e471e6ad0a5fMD51TEXT000956700.pdf.txt000956700.pdf.txtExtracted Texttext/plain87465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/2/000956700.pdf.txtfa6b3996dfd778d79a3af1bc7e8ec529MD52THUMBNAIL000956700.pdf.jpg000956700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/3/000956700.pdf.jpg276b39893f10690a275752f1fc7a3c4cMD5310183/1158192018-10-22 07:39:00.292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115819Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música |
title |
A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música |
spellingShingle |
A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música Augusto, Carolina Lima Educação infantil Música Prática pedagógica |
title_short |
A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música |
title_full |
A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música |
title_fullStr |
A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música |
title_full_unstemmed |
A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música |
title_sort |
A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música |
author |
Augusto, Carolina Lima |
author_facet |
Augusto, Carolina Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augusto, Carolina Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maffioletti, Leda de Albuquerque |
contributor_str_mv |
Maffioletti, Leda de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Música Prática pedagógica |
topic |
Educação infantil Música Prática pedagógica |
description |
Este trabalho enfoca a Música na Educação Infantil. Tem por objetivo refletir sobre algumas contribuições da música enquanto prática pedagógica capaz de ampliar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O material empírico desta pesquisa consiste em narrativas que retratam as atividades musicais desenvolvidas e o envolvimento das crianças com a música ao longo de um semestre letivo, em uma turma de crianças de 2 anos. Diante dos episódios em que a conduta musical foi claramente manifestada, o estudo questiona: Qual a contribuição das atividades musicais enquanto práticas pedagógicas na educação Infantil? As narrativas foram analisadas tendo em vista o significado das experiências musicais vividas pelas crianças no contexto observado e as apropriações, conhecimentos e saberes por elas demonstrados. As reflexões teóricas apoiam-se principalmente em Maffioletti (2011 e 2014) Lino (2014) e Barbosa (2006). Os resultados mostraram que o envolvimento das crianças com a música é uma conduta espontânea que emerge em diferentes momentos da rotina escolar como forma de definir um espaço de natureza pessoal; as atividades musicais ajudam a criança a construir estratégias de interação e socialização que potencializam as aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento. Destacam-se a capacidade de expressão, desenvolvimento da linguagem e crescimento do vocabulário, a desenvoltura na linguagem oral e corporal, capacidade para o uso da música como forma de expressão. Espera-se que este trabalho possa encorajar os educadores a desenvolverem atividades musicais com seus alunos, acreditando no potencial educativo das experiências musicais na formação da criança. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T01:58:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115819 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000956700 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115819 |
identifier_str_mv |
000956700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/1/000956700.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/2/000956700.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/3/000956700.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96a3a832769178f90975e471e6ad0a5f fa6b3996dfd778d79a3af1bc7e8ec529 276b39893f10690a275752f1fc7a3c4c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447146439114752 |