A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Carolina Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115819
Resumo: Este trabalho enfoca a Música na Educação Infantil. Tem por objetivo refletir sobre algumas contribuições da música enquanto prática pedagógica capaz de ampliar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O material empírico desta pesquisa consiste em narrativas que retratam as atividades musicais desenvolvidas e o envolvimento das crianças com a música ao longo de um semestre letivo, em uma turma de crianças de 2 anos. Diante dos episódios em que a conduta musical foi claramente manifestada, o estudo questiona: Qual a contribuição das atividades musicais enquanto práticas pedagógicas na educação Infantil? As narrativas foram analisadas tendo em vista o significado das experiências musicais vividas pelas crianças no contexto observado e as apropriações, conhecimentos e saberes por elas demonstrados. As reflexões teóricas apoiam-se principalmente em Maffioletti (2011 e 2014) Lino (2014) e Barbosa (2006). Os resultados mostraram que o envolvimento das crianças com a música é uma conduta espontânea que emerge em diferentes momentos da rotina escolar como forma de definir um espaço de natureza pessoal; as atividades musicais ajudam a criança a construir estratégias de interação e socialização que potencializam as aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento. Destacam-se a capacidade de expressão, desenvolvimento da linguagem e crescimento do vocabulário, a desenvoltura na linguagem oral e corporal, capacidade para o uso da música como forma de expressão. Espera-se que este trabalho possa encorajar os educadores a desenvolverem atividades musicais com seus alunos, acreditando no potencial educativo das experiências musicais na formação da criança.
id UFRGS-2_2f676e94362867619fadeccf431cfbe9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115819
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Augusto, Carolina LimaMaffioletti, Leda de Albuquerque2015-05-05T01:58:35Z2014http://hdl.handle.net/10183/115819000956700Este trabalho enfoca a Música na Educação Infantil. Tem por objetivo refletir sobre algumas contribuições da música enquanto prática pedagógica capaz de ampliar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O material empírico desta pesquisa consiste em narrativas que retratam as atividades musicais desenvolvidas e o envolvimento das crianças com a música ao longo de um semestre letivo, em uma turma de crianças de 2 anos. Diante dos episódios em que a conduta musical foi claramente manifestada, o estudo questiona: Qual a contribuição das atividades musicais enquanto práticas pedagógicas na educação Infantil? As narrativas foram analisadas tendo em vista o significado das experiências musicais vividas pelas crianças no contexto observado e as apropriações, conhecimentos e saberes por elas demonstrados. As reflexões teóricas apoiam-se principalmente em Maffioletti (2011 e 2014) Lino (2014) e Barbosa (2006). Os resultados mostraram que o envolvimento das crianças com a música é uma conduta espontânea que emerge em diferentes momentos da rotina escolar como forma de definir um espaço de natureza pessoal; as atividades musicais ajudam a criança a construir estratégias de interação e socialização que potencializam as aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento. Destacam-se a capacidade de expressão, desenvolvimento da linguagem e crescimento do vocabulário, a desenvoltura na linguagem oral e corporal, capacidade para o uso da música como forma de expressão. Espera-se que este trabalho possa encorajar os educadores a desenvolverem atividades musicais com seus alunos, acreditando no potencial educativo das experiências musicais na formação da criança.application/pdfporEducação infantilMúsicaPrática pedagógicaA música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956700.pdf000956700.pdfTexto completoapplication/pdf628036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/1/000956700.pdf96a3a832769178f90975e471e6ad0a5fMD51TEXT000956700.pdf.txt000956700.pdf.txtExtracted Texttext/plain87465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/2/000956700.pdf.txtfa6b3996dfd778d79a3af1bc7e8ec529MD52THUMBNAIL000956700.pdf.jpg000956700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/3/000956700.pdf.jpg276b39893f10690a275752f1fc7a3c4cMD5310183/1158192018-10-22 07:39:00.292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115819Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música
title A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música
spellingShingle A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música
Augusto, Carolina Lima
Educação infantil
Música
Prática pedagógica
title_short A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música
title_full A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música
title_fullStr A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música
title_full_unstemmed A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música
title_sort A música na educação infantil : conquistas das crianças a partir da música
author Augusto, Carolina Lima
author_facet Augusto, Carolina Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Carolina Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
contributor_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Música
Prática pedagógica
topic Educação infantil
Música
Prática pedagógica
description Este trabalho enfoca a Música na Educação Infantil. Tem por objetivo refletir sobre algumas contribuições da música enquanto prática pedagógica capaz de ampliar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O material empírico desta pesquisa consiste em narrativas que retratam as atividades musicais desenvolvidas e o envolvimento das crianças com a música ao longo de um semestre letivo, em uma turma de crianças de 2 anos. Diante dos episódios em que a conduta musical foi claramente manifestada, o estudo questiona: Qual a contribuição das atividades musicais enquanto práticas pedagógicas na educação Infantil? As narrativas foram analisadas tendo em vista o significado das experiências musicais vividas pelas crianças no contexto observado e as apropriações, conhecimentos e saberes por elas demonstrados. As reflexões teóricas apoiam-se principalmente em Maffioletti (2011 e 2014) Lino (2014) e Barbosa (2006). Os resultados mostraram que o envolvimento das crianças com a música é uma conduta espontânea que emerge em diferentes momentos da rotina escolar como forma de definir um espaço de natureza pessoal; as atividades musicais ajudam a criança a construir estratégias de interação e socialização que potencializam as aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento. Destacam-se a capacidade de expressão, desenvolvimento da linguagem e crescimento do vocabulário, a desenvoltura na linguagem oral e corporal, capacidade para o uso da música como forma de expressão. Espera-se que este trabalho possa encorajar os educadores a desenvolverem atividades musicais com seus alunos, acreditando no potencial educativo das experiências musicais na formação da criança.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115819
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956700
url http://hdl.handle.net/10183/115819
identifier_str_mv 000956700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/1/000956700.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/2/000956700.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115819/3/000956700.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 96a3a832769178f90975e471e6ad0a5f
fa6b3996dfd778d79a3af1bc7e8ec529
276b39893f10690a275752f1fc7a3c4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447146439114752