Viaduto rodoviário sobre ferrovia no Km 441 da BR-386: projeto de viaduto em arco com tabuleiro superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Felipe
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159608
Resumo: O trabalho em questão versa sobre o projeto de um segundo viaduto no Km 441 da BR-386, entre Nova Santa Rita e Canoas. O trecho em questão é um ponto crítico, visto que o único viaduto no local possui apenas uma faixa de rodagem para cada sentido, causando um estreitamento das vias de pista dupla que nele convergem. Em função disso, em feriados e datas comemorativas, este trecho causa grandes congestionamentos e transtornos para os motoristas que ali trafegam. Visando amenizar o problema do tráfego, foi proposto este projeto, que envolve uma solução arquitetonicamente arrojada e busca o aprofundamento no desenvolvimento de estruturas em arco com tabuleiro superior. A estrutura se caracteriza por um viaduto com dois arcos inferiores em concreto armado, com vão total de 50m. Os arcos inferiores são constituídos por elementos de concreto armado pré-fabricado, as vigas nas quais se apoia a superestrutura são de concreto protendido e o tabuleiro é composto por lajes pré-moldadas de 60 cm de largura, espaçadas entre si por um vão 40 cm que será concretado no local. Durante o Trabalho de Conclusão de Curso I, foi feita a pesquisa bibliográfica e a apresentação de uma proposta de modelo estrutural inicial. A pesquisa tem como foco a definição dos elementos estruturais que compõe viadutos em arco, com definições de conceituais de concreto protendido, carregamentos e noções de estabilidade estrutural. Já a parte final, busca apresentar um modelo estrutural que seja estável, ou seja, não flambe. Com isso foi possível ter um ponto de partida para a segunda etapa, o Trabalho de Conclusão de Curso II, utilizando a geometria obtida no modelo inicial. Com os dados de solicitações, foi verificada a viabilidade das dimensões adotadas, sendo que estas foram alteradas diversas vezes até se chegar ao modelo final, apresentado neste relatório, que satisfaz todas as condições de estabilidade e segurança estrutural.
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