A produção científica de docentes fonoaudiólogos de instituições públicas de ensino superior do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Brunah de Castro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Erissandra, Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231486
Resumo: A produção científica brasileira é resultado de pesquisas realizadas principalmente no sistema universitário do país. O objetivo deste estudo foi conhecer a produção científica dos docentes fonoaudiólogos vinculados aos cursos de Fonoaudiologia de instituições públicas de ensino superior do Brasil. Identificaram-se os 24 cursos vinculados a instituições de ensino superior públicas e os 383 docentes vinculados a elas. Utilizou-se o software Scriplattes para extração e análise dos dados relacionados à produção de artigos de periódicos, capítulos de livro e livros, a partir de dados disponíveis no currículo da Plataforma Lattes. Foram identificados, ainda, os periódicos, com as respectivas avaliações Qualis, fator de impacto e citescore, nos quais os docentes publicam suas pesquisas. Verificou-se que, no período de 2014 a 2018, foram publicados 2711 artigos em periódicos, 965 capítulos de livro e 130 livros, sendo alguns em colaboração entre os cursos. O periódico em que há maior número de publicações é a Revista CEFAC, a qual possui avaliação B1 no Qualis na área Educação Física (Fonoaudiologia), e não está indexada ao Journal Citation Reports ou a Scopus. Concluiu-se que (1) a produção científica dos docentes fonoaudiólogos é caracterizada principalmente pela publicação de artigos científicos e apresentou uma queda no período analisado; (2) há participação ativa da maioria das regiões do país na produção científica da área; e (3) os periódicos escolhidos pelos docentes para divulgação de seus estudos, em sua maioria, não possuem indexação a bases de dados internacionais e estão no estrato B do Qualis área Educação Física (Fonoaudiologia).
id UFRGS-2_2ff3dc3991609152ab1e4fbcc4aadef9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231486
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brasil, Brunah de CastroGomes, ErissandraTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2021-10-30T05:00:42Z20201414-4077http://hdl.handle.net/10183/231486001132978A produção científica brasileira é resultado de pesquisas realizadas principalmente no sistema universitário do país. O objetivo deste estudo foi conhecer a produção científica dos docentes fonoaudiólogos vinculados aos cursos de Fonoaudiologia de instituições públicas de ensino superior do Brasil. Identificaram-se os 24 cursos vinculados a instituições de ensino superior públicas e os 383 docentes vinculados a elas. Utilizou-se o software Scriplattes para extração e análise dos dados relacionados à produção de artigos de periódicos, capítulos de livro e livros, a partir de dados disponíveis no currículo da Plataforma Lattes. Foram identificados, ainda, os periódicos, com as respectivas avaliações Qualis, fator de impacto e citescore, nos quais os docentes publicam suas pesquisas. Verificou-se que, no período de 2014 a 2018, foram publicados 2711 artigos em periódicos, 965 capítulos de livro e 130 livros, sendo alguns em colaboração entre os cursos. O periódico em que há maior número de publicações é a Revista CEFAC, a qual possui avaliação B1 no Qualis na área Educação Física (Fonoaudiologia), e não está indexada ao Journal Citation Reports ou a Scopus. Concluiu-se que (1) a produção científica dos docentes fonoaudiólogos é caracterizada principalmente pela publicação de artigos científicos e apresentou uma queda no período analisado; (2) há participação ativa da maioria das regiões do país na produção científica da área; e (3) os periódicos escolhidos pelos docentes para divulgação de seus estudos, em sua maioria, não possuem indexação a bases de dados internacionais e estão no estrato B do Qualis área Educação Física (Fonoaudiologia).Brazilian scientific production is the result of research carried out mainly in the country's university system. The aim of this study was to know the scientific production of the speech and language pathologists professors linked to the courses of public higher education institutions in Brazil. The 24 courses were identified and the 383 professors linked to them were requested. Scriplattes software was used to extract and analyze data related to the production of journal articles, book chapters and books, from data available in the Lattes Platform curriculum. It was also identified in which journals the professors publish their research, as well as their evaluation. From 2014 to 2018, 2711 articles were published in journals, 965 book chapters and 130 books, some of them in collaboration between the courses. The journal with the largest number of publications is the Revista CEFAC, which has a Qualis B1 rating in the Physical Education area and is not indexed to the Journal Citation Reports or Scopus. It was concluded that the scientific production of speech, language and hearing sciences professors is mainly characterized by the publication of scientific articles, presented a decrease in the analyzed period, there is an active participation of most regions of the country in the scientific production of the area and the journals chosen for the dissemination of their articles are not indexed to international databases and are in the stratum B of the Qualis Physical Education area.application/pdfporAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 25, n. 3 (nov. 2020), p. 724-744Indicadores de produção científicaFonoaudiologiaDocentesEducação superiorBrasilSpeech, language and hearing sciencesHigher educationScientific publication indicatorsA produção científica de docentes fonoaudiólogos de instituições públicas de ensino superior do Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132978.pdf.txt001132978.pdf.txtExtracted Texttext/plain54727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231486/2/001132978.pdf.txtda61b3bae06e2eca97f2187a04a506aeMD52ORIGINAL001132978.pdfTexto completoapplication/pdf791335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231486/1/001132978.pdf4b94d40379847bd345bcb27bddc3005aMD5110183/2314862021-11-20 06:19:12.74875oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231486Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:19:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção científica de docentes fonoaudiólogos de instituições públicas de ensino superior do Brasil
title A produção científica de docentes fonoaudiólogos de instituições públicas de ensino superior do Brasil
spellingShingle A produção científica de docentes fonoaudiólogos de instituições públicas de ensino superior do Brasil
Brasil, Brunah de Castro
Indicadores de produção científica
Fonoaudiologia
Docentes
Educação superior
Brasil
Speech, language and hearing sciences
Higher education
Scientific publication indicators
title_short A produção científica de docentes fonoaudiólogos de instituições públicas de ensino superior do Brasil
title_full A produção científica de docentes fonoaudiólogos de instituições públicas de ensino superior do Brasil
title_fullStr A produção científica de docentes fonoaudiólogos de instituições públicas de ensino superior do Brasil
title_full_unstemmed A produção científica de docentes fonoaudiólogos de instituições públicas de ensino superior do Brasil
title_sort A produção científica de docentes fonoaudiólogos de instituições públicas de ensino superior do Brasil
author Brasil, Brunah de Castro
author_facet Brasil, Brunah de Castro
Gomes, Erissandra
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
author_role author
author2 Gomes, Erissandra
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Brunah de Castro
Gomes, Erissandra
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores de produção científica
Fonoaudiologia
Docentes
Educação superior
Brasil
topic Indicadores de produção científica
Fonoaudiologia
Docentes
Educação superior
Brasil
Speech, language and hearing sciences
Higher education
Scientific publication indicators
dc.subject.eng.fl_str_mv Speech, language and hearing sciences
Higher education
Scientific publication indicators
description A produção científica brasileira é resultado de pesquisas realizadas principalmente no sistema universitário do país. O objetivo deste estudo foi conhecer a produção científica dos docentes fonoaudiólogos vinculados aos cursos de Fonoaudiologia de instituições públicas de ensino superior do Brasil. Identificaram-se os 24 cursos vinculados a instituições de ensino superior públicas e os 383 docentes vinculados a elas. Utilizou-se o software Scriplattes para extração e análise dos dados relacionados à produção de artigos de periódicos, capítulos de livro e livros, a partir de dados disponíveis no currículo da Plataforma Lattes. Foram identificados, ainda, os periódicos, com as respectivas avaliações Qualis, fator de impacto e citescore, nos quais os docentes publicam suas pesquisas. Verificou-se que, no período de 2014 a 2018, foram publicados 2711 artigos em periódicos, 965 capítulos de livro e 130 livros, sendo alguns em colaboração entre os cursos. O periódico em que há maior número de publicações é a Revista CEFAC, a qual possui avaliação B1 no Qualis na área Educação Física (Fonoaudiologia), e não está indexada ao Journal Citation Reports ou a Scopus. Concluiu-se que (1) a produção científica dos docentes fonoaudiólogos é caracterizada principalmente pela publicação de artigos científicos e apresentou uma queda no período analisado; (2) há participação ativa da maioria das regiões do país na produção científica da área; e (3) os periódicos escolhidos pelos docentes para divulgação de seus estudos, em sua maioria, não possuem indexação a bases de dados internacionais e estão no estrato B do Qualis área Educação Física (Fonoaudiologia).
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-30T05:00:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231486
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-4077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132978
identifier_str_mv 1414-4077
001132978
url http://hdl.handle.net/10183/231486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Avaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 25, n. 3 (nov. 2020), p. 724-744
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231486/2/001132978.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231486/1/001132978.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv da61b3bae06e2eca97f2187a04a506ae
4b94d40379847bd345bcb27bddc3005a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225041559420928