Privação de liberdade : a participação dos jovens infratores na construção e avaliação das ações socioeducativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanger, Jéferson Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72605
Resumo: O cumprimento da terceira diretriz pedagógica do SINASE (Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas) que prevê a participação dos jovens infratores privados de liberdade na construção, monitoramento e avaliação das medidas socioeducativas é o tema abordado neste trabalho. Para tanto, foram realizadas observações e entrevistas em quatro instituições que abrigam estes adolescentes na cidade de Porto Alegre. Este trabalho tem um caráter interpretativo dos significados que compõe a “cultura marginal institucionalizada” e investiga as situações em que os jovens infratores revelam ou são levados a revelar o que pensam, sentem e como agem em relação ao seu processo de desenvolvimento como cumpridor de medida socioeducativa de privação de liberdade. Alem dos jovens foram entrevistados monitores, técnicos em educação, professores e membros das equipes diretivas das escolas com a intenção de ampliar a analise das situações e de posicionamentos em relação á rede de significações vivenciadas nestes espaços. Também trata de uma descrição teorizada dos espaços, interações e movimentos das pessoas que compõe estes cenários com o objetivo de evidenciar possibilidades e dificuldades para que estes jovens ultrapassem a consciência ingênua e atinjam a consciência critica de suas realidades, como prevê esta diretriz.
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