Grupo de orientação de cuidados aos familiares de pacientes dependentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gracioto, Ariane
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Gomes, Caren Jaqueline, Echer, Isabel Cristina, Lorenzi, Paula Del Corona
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21016
Resumo: O estudo descreve a experiência de um programa educativo que tem como objetivo preparar os familiares de pacientes adultos com seqüelas neurológicas através da realização de grupos e orientação à beira do leito para o cuidado no domicílio. Apresenta reflexões e estratégias para a promoção da saúde, bem como as dificuldades vivenciadas. A participação ativa da família e do paciente somado à construção conjunta de conhecimento torna-se fundamental para a melhor qualidade de vida, destacando-se o importante papel do enfermeiro na orientação do familiar no processo de cuidado de seu doente.
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spelling Gracioto, ArianeGomes, Caren JaquelineEcher, Isabel CristinaLorenzi, Paula Del Corona2010-04-20T04:15:20Z20060034-7167http://hdl.handle.net/10183/21016000539912O estudo descreve a experiência de um programa educativo que tem como objetivo preparar os familiares de pacientes adultos com seqüelas neurológicas através da realização de grupos e orientação à beira do leito para o cuidado no domicílio. Apresenta reflexões e estratégias para a promoção da saúde, bem como as dificuldades vivenciadas. A participação ativa da família e do paciente somado à construção conjunta de conhecimento torna-se fundamental para a melhor qualidade de vida, destacando-se o importante papel do enfermeiro na orientação do familiar no processo de cuidado de seu doente.This study describes the experience of an educational program for families of neurological sequel patients to prepare them to provide adequate home care. It presents reflections about the hardship experienced by those families and it also introduces strategies employed to promote health. The patient and the family’s participation added to the construction of know ledge which became fundamental to better the quality of life and to the appreciate importance of the nurses’ function in teaching-learning in order to guide the family in the process of caring for the patient.El estudio describe la experiencia de um programa educativo que tiene de reto preparar a los familiares de pacientes con secuelas neurológicas, através de la formación de grupos y orientación junto al paciente, para prepararlos para el cuidado en su domicilio. Contiene reflexiones y estrategias para la promoción de la salud, asimismo las dificultades vivenciadas. La participación activa de la familia y paciente asociado a la construcción conjunta de conocimiento es fundamental para la mejor cualidad de vida y se pone de relieve él importante papel del enfermero en la enseñanza-aprendizaje para orientar al familiar en el proceso del cuidado de su enfermo.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 59, n. 1 (jan./fev. 2006), p. 105-108Educação em saúdeRelações profissional-famíliaEnfermagemHealth educationProfessional-family relationsNursingEducación en saludRelaciones profesionales-familiaEnfermeríaGrupo de orientação de cuidados aos familiares de pacientes dependentesGroup of care orientation for families of patients Grupo de orientación a los familiares de pacientes dependientes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000539912.pdf000539912.pdfTexto completoapplication/pdf104522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21016/1/000539912.pdff3e19fe85f3cb07cd64698e7111def19MD51TEXT000539912.pdf.txt000539912.pdf.txtExtracted Texttext/plain22973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21016/2/000539912.pdf.txte43c5bd3fc95b19c9955c8c27b9c30d1MD52THUMBNAIL000539912.pdf.jpg000539912.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21016/3/000539912.pdf.jpg2daefb51faa4c2cf1b424803e3693b65MD5310183/210162018-10-09 08:10:19.257oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:10:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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