Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kroeff, Chrystian da Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Yates, Denise Balem, Mendonça Filho, Euclides José de, Bandeira, Denise Ruschel, Silva, Monia Aparecida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275409
Resumo: Diferentes aspectos do contexto socioeconômico podem afetar a inteligência. Este estudo investigou o desempenho intelectual de crianças de diferentes regiões de moradia e tipos de escola. As análises compararam crianças da periferia (n = 169) e da região central (n = 110) de Porto Alegre; e crianças de escola privada (n = 49) e pública (n = 61). A coleta de dados incluiu a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e ficha sociodemográfica. Utilizou-se Análise de Covariância (entre grupos) e Análise de Variância para medidas repetidas (intragrupo). O grupo de periferia apresentou menor desempenho em todos os escores da WASI e, na comparação intragrupo, resultados mais baixos nas tarefas verbais – o que não ocorreu no grupo da região central. Crianças de escolas públicas e privadas diferiram em todos os escores da WASI, mas apresentaram desempenho intragrupo semelhante.
id UFRGS-2_30599a5760631112d1bb934d134c78f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275409
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kroeff, Chrystian da RosaYates, Denise BalemMendonça Filho, Euclides José deBandeira, Denise RuschelSilva, Monia Aparecida da2024-05-23T06:43:18Z20200103-863Xhttp://hdl.handle.net/10183/275409001200495Diferentes aspectos do contexto socioeconômico podem afetar a inteligência. Este estudo investigou o desempenho intelectual de crianças de diferentes regiões de moradia e tipos de escola. As análises compararam crianças da periferia (n = 169) e da região central (n = 110) de Porto Alegre; e crianças de escola privada (n = 49) e pública (n = 61). A coleta de dados incluiu a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e ficha sociodemográfica. Utilizou-se Análise de Covariância (entre grupos) e Análise de Variância para medidas repetidas (intragrupo). O grupo de periferia apresentou menor desempenho em todos os escores da WASI e, na comparação intragrupo, resultados mais baixos nas tarefas verbais – o que não ocorreu no grupo da região central. Crianças de escolas públicas e privadas diferiram em todos os escores da WASI, mas apresentaram desempenho intragrupo semelhante.Different aspects of the socioeconomic context can affect intelligence. This study investigated the intellectual performance of children from different places of residence and school types. The analyses compared children from the outskirts (n = 169) and the central region (n = 110) from Porto Alegre; and children from private (n = 49) and public (n = 61) schools. Data collection included the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence (WASI) and sociodemographic record. Analysis of covariance (between groups) and Analysis of Variance for repeated measures (within-group) were used. Children from the outskirts region showed poorer performance on all WASI scores and, in the within-group comparison, lower results on verbal tasks - which did not occur in the central region group. Children from public and private schools differed in all WASI scores but had a similar within-group performance.Los diferentes aspectos del contexto socioeconómico pueden afectar la inteligencia. Este estudio investigó el desempeño intelectual de niños de diferentes regiones de vivienda y tipos de escuela. Se llevó a cabo una comparación de niños de la periferia (n = 169) y de la región central (n = 110) de Porto Alegre con niños de escuelas privadas (n = 49) y públicas (n = 61). Para recopilar los datos se utilizó la Escala de Inteligencia Abreviada de Wechsler (WASI) y la ficha sociodemográfica. Se aplicó el análisis de covarianza (entre grupos) y el análisis de varianza para medidas repetidas (intragrupo). El grupo de la periferia tuvo un desempeño más bajo en todos los puntajes de la WASI y presentó los resultados más bajos en las tareas verbales en la comparación intragrupo, lo que no ocurrió con el grupo de la región central. Los puntajes de los niños de las escuelas públicas y privadas fueron distintos en todos los puntajes de la WASI, pero en la comparación intragrupo tuvieron un rendimiento similar.application/pdfengPaidéia (Ribeirão Preto) : Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Vol. 30 (2020), e3028, p. 1-10Testes de inteligênciaNível socioeconômicoDesenvolvimento infantilHabitaçãoEscola públicaEnsino privadoSocioeconomic levelChild developmentWechsler scaleIntelligenceInteligenciaNivel socioeconómicoDesarrollo infantilEscalas de WechslerIntelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school typeInteligência e contexto socioeconômico na infância : comparação por região de moradia e tipo de escolaInteligencia y contexto socioeconómico en la infancia : comparación por región de vivienda y tipo de escuelainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200495.pdf.txt001200495.pdf.txtExtracted Texttext/plain47003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275409/2/001200495.pdf.txt673ccb8f914fefd1bfc3e179f3ec62dfMD52ORIGINAL001200495.pdfTexto completo (inglês)application/pdf331885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275409/1/001200495.pdf30edac35f7349542c3ee954e49ef2ac3MD5110183/2754092024-05-24 06:42:57.490612oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275409Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-24T09:42:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Inteligência e contexto socioeconômico na infância : comparação por região de moradia e tipo de escola
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Inteligencia y contexto socioeconómico en la infancia : comparación por región de vivienda y tipo de escuela
title Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type
spellingShingle Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type
Kroeff, Chrystian da Rosa
Testes de inteligência
Nível socioeconômico
Desenvolvimento infantil
Habitação
Escola pública
Ensino privado
Socioeconomic level
Child development
Wechsler scale
Intelligence
Inteligencia
Nivel socioeconómico
Desarrollo infantil
Escalas de Wechsler
title_short Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type
title_full Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type
title_fullStr Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type
title_full_unstemmed Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type
title_sort Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type
author Kroeff, Chrystian da Rosa
author_facet Kroeff, Chrystian da Rosa
Yates, Denise Balem
Mendonça Filho, Euclides José de
Bandeira, Denise Ruschel
Silva, Monia Aparecida da
author_role author
author2 Yates, Denise Balem
Mendonça Filho, Euclides José de
Bandeira, Denise Ruschel
Silva, Monia Aparecida da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kroeff, Chrystian da Rosa
Yates, Denise Balem
Mendonça Filho, Euclides José de
Bandeira, Denise Ruschel
Silva, Monia Aparecida da
dc.subject.por.fl_str_mv Testes de inteligência
Nível socioeconômico
Desenvolvimento infantil
Habitação
Escola pública
Ensino privado
topic Testes de inteligência
Nível socioeconômico
Desenvolvimento infantil
Habitação
Escola pública
Ensino privado
Socioeconomic level
Child development
Wechsler scale
Intelligence
Inteligencia
Nivel socioeconómico
Desarrollo infantil
Escalas de Wechsler
dc.subject.eng.fl_str_mv Socioeconomic level
Child development
Wechsler scale
dc.subject.spa.fl_str_mv Intelligence
Inteligencia
Nivel socioeconómico
Desarrollo infantil
Escalas de Wechsler
description Diferentes aspectos do contexto socioeconômico podem afetar a inteligência. Este estudo investigou o desempenho intelectual de crianças de diferentes regiões de moradia e tipos de escola. As análises compararam crianças da periferia (n = 169) e da região central (n = 110) de Porto Alegre; e crianças de escola privada (n = 49) e pública (n = 61). A coleta de dados incluiu a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e ficha sociodemográfica. Utilizou-se Análise de Covariância (entre grupos) e Análise de Variância para medidas repetidas (intragrupo). O grupo de periferia apresentou menor desempenho em todos os escores da WASI e, na comparação intragrupo, resultados mais baixos nas tarefas verbais – o que não ocorreu no grupo da região central. Crianças de escolas públicas e privadas diferiram em todos os escores da WASI, mas apresentaram desempenho intragrupo semelhante.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-23T06:43:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/275409
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-863X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200495
identifier_str_mv 0103-863X
001200495
url http://hdl.handle.net/10183/275409
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto) : Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Vol. 30 (2020), e3028, p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275409/2/001200495.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275409/1/001200495.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 673ccb8f914fefd1bfc3e179f3ec62df
30edac35f7349542c3ee954e49ef2ac3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225117840179200