Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/275409 |
Resumo: | Diferentes aspectos do contexto socioeconômico podem afetar a inteligência. Este estudo investigou o desempenho intelectual de crianças de diferentes regiões de moradia e tipos de escola. As análises compararam crianças da periferia (n = 169) e da região central (n = 110) de Porto Alegre; e crianças de escola privada (n = 49) e pública (n = 61). A coleta de dados incluiu a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e ficha sociodemográfica. Utilizou-se Análise de Covariância (entre grupos) e Análise de Variância para medidas repetidas (intragrupo). O grupo de periferia apresentou menor desempenho em todos os escores da WASI e, na comparação intragrupo, resultados mais baixos nas tarefas verbais – o que não ocorreu no grupo da região central. Crianças de escolas públicas e privadas diferiram em todos os escores da WASI, mas apresentaram desempenho intragrupo semelhante. |
id |
UFRGS-2_30599a5760631112d1bb934d134c78f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275409 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kroeff, Chrystian da RosaYates, Denise BalemMendonça Filho, Euclides José deBandeira, Denise RuschelSilva, Monia Aparecida da2024-05-23T06:43:18Z20200103-863Xhttp://hdl.handle.net/10183/275409001200495Diferentes aspectos do contexto socioeconômico podem afetar a inteligência. Este estudo investigou o desempenho intelectual de crianças de diferentes regiões de moradia e tipos de escola. As análises compararam crianças da periferia (n = 169) e da região central (n = 110) de Porto Alegre; e crianças de escola privada (n = 49) e pública (n = 61). A coleta de dados incluiu a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e ficha sociodemográfica. Utilizou-se Análise de Covariância (entre grupos) e Análise de Variância para medidas repetidas (intragrupo). O grupo de periferia apresentou menor desempenho em todos os escores da WASI e, na comparação intragrupo, resultados mais baixos nas tarefas verbais – o que não ocorreu no grupo da região central. Crianças de escolas públicas e privadas diferiram em todos os escores da WASI, mas apresentaram desempenho intragrupo semelhante.Different aspects of the socioeconomic context can affect intelligence. This study investigated the intellectual performance of children from different places of residence and school types. The analyses compared children from the outskirts (n = 169) and the central region (n = 110) from Porto Alegre; and children from private (n = 49) and public (n = 61) schools. Data collection included the Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence (WASI) and sociodemographic record. Analysis of covariance (between groups) and Analysis of Variance for repeated measures (within-group) were used. Children from the outskirts region showed poorer performance on all WASI scores and, in the within-group comparison, lower results on verbal tasks - which did not occur in the central region group. Children from public and private schools differed in all WASI scores but had a similar within-group performance.Los diferentes aspectos del contexto socioeconómico pueden afectar la inteligencia. Este estudio investigó el desempeño intelectual de niños de diferentes regiones de vivienda y tipos de escuela. Se llevó a cabo una comparación de niños de la periferia (n = 169) y de la región central (n = 110) de Porto Alegre con niños de escuelas privadas (n = 49) y públicas (n = 61). Para recopilar los datos se utilizó la Escala de Inteligencia Abreviada de Wechsler (WASI) y la ficha sociodemográfica. Se aplicó el análisis de covarianza (entre grupos) y el análisis de varianza para medidas repetidas (intragrupo). El grupo de la periferia tuvo un desempeño más bajo en todos los puntajes de la WASI y presentó los resultados más bajos en las tareas verbales en la comparación intragrupo, lo que no ocurrió con el grupo de la región central. Los puntajes de los niños de las escuelas públicas y privadas fueron distintos en todos los puntajes de la WASI, pero en la comparación intragrupo tuvieron un rendimiento similar.application/pdfengPaidéia (Ribeirão Preto) : Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Vol. 30 (2020), e3028, p. 1-10Testes de inteligênciaNível socioeconômicoDesenvolvimento infantilHabitaçãoEscola públicaEnsino privadoSocioeconomic levelChild developmentWechsler scaleIntelligenceInteligenciaNivel socioeconómicoDesarrollo infantilEscalas de WechslerIntelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school typeInteligência e contexto socioeconômico na infância : comparação por região de moradia e tipo de escolaInteligencia y contexto socioeconómico en la infancia : comparación por región de vivienda y tipo de escuelainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200495.pdf.txt001200495.pdf.txtExtracted Texttext/plain47003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275409/2/001200495.pdf.txt673ccb8f914fefd1bfc3e179f3ec62dfMD52ORIGINAL001200495.pdfTexto completo (inglês)application/pdf331885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275409/1/001200495.pdf30edac35f7349542c3ee954e49ef2ac3MD5110183/2754092024-05-24 06:42:57.490612oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275409Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-24T09:42:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Inteligência e contexto socioeconômico na infância : comparação por região de moradia e tipo de escola |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Inteligencia y contexto socioeconómico en la infancia : comparación por región de vivienda y tipo de escuela |
title |
Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type |
spellingShingle |
Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type Kroeff, Chrystian da Rosa Testes de inteligência Nível socioeconômico Desenvolvimento infantil Habitação Escola pública Ensino privado Socioeconomic level Child development Wechsler scale Intelligence Inteligencia Nivel socioeconómico Desarrollo infantil Escalas de Wechsler |
title_short |
Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type |
title_full |
Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type |
title_fullStr |
Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type |
title_full_unstemmed |
Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type |
title_sort |
Intelligence and socioeconomic context on childhood : comparisons by place of residence and school type |
author |
Kroeff, Chrystian da Rosa |
author_facet |
Kroeff, Chrystian da Rosa Yates, Denise Balem Mendonça Filho, Euclides José de Bandeira, Denise Ruschel Silva, Monia Aparecida da |
author_role |
author |
author2 |
Yates, Denise Balem Mendonça Filho, Euclides José de Bandeira, Denise Ruschel Silva, Monia Aparecida da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kroeff, Chrystian da Rosa Yates, Denise Balem Mendonça Filho, Euclides José de Bandeira, Denise Ruschel Silva, Monia Aparecida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Testes de inteligência Nível socioeconômico Desenvolvimento infantil Habitação Escola pública Ensino privado |
topic |
Testes de inteligência Nível socioeconômico Desenvolvimento infantil Habitação Escola pública Ensino privado Socioeconomic level Child development Wechsler scale Intelligence Inteligencia Nivel socioeconómico Desarrollo infantil Escalas de Wechsler |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Socioeconomic level Child development Wechsler scale |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Intelligence Inteligencia Nivel socioeconómico Desarrollo infantil Escalas de Wechsler |
description |
Diferentes aspectos do contexto socioeconômico podem afetar a inteligência. Este estudo investigou o desempenho intelectual de crianças de diferentes regiões de moradia e tipos de escola. As análises compararam crianças da periferia (n = 169) e da região central (n = 110) de Porto Alegre; e crianças de escola privada (n = 49) e pública (n = 61). A coleta de dados incluiu a Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) e ficha sociodemográfica. Utilizou-se Análise de Covariância (entre grupos) e Análise de Variância para medidas repetidas (intragrupo). O grupo de periferia apresentou menor desempenho em todos os escores da WASI e, na comparação intragrupo, resultados mais baixos nas tarefas verbais – o que não ocorreu no grupo da região central. Crianças de escolas públicas e privadas diferiram em todos os escores da WASI, mas apresentaram desempenho intragrupo semelhante. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-23T06:43:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/275409 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-863X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001200495 |
identifier_str_mv |
0103-863X 001200495 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/275409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto) : Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Vol. 30 (2020), e3028, p. 1-10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275409/2/001200495.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275409/1/001200495.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
673ccb8f914fefd1bfc3e179f3ec62df 30edac35f7349542c3ee954e49ef2ac3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225117840179200 |