Desafios da integração curricular : a prática interdisciplinar nos espaços dos seminários integrados
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218729 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre os desafios da integração curricular no contexto do Ensino Médio Politécnico, tendo como foco a prática interdisciplinar e os espaços dos Seminários Integrados. O referencial teórico-metodológico estruturante deste trabalho congrega as Teorias Educacionais Críticas e a Sociologia da Educação, buscando compreender os desafios no campo do currículo a partir das experiências de professores e professoras no contexto de uma política de reforma curricular. Os caminhos metodológicos deste estudo foram orientados por observações, entrevistas e questionários com professores e professoras de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Os Seminários Integrados eram o espaço no qual deveria ter havido a integração das áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. No entanto, a pesquisa evidencia diversos obstáculos para a concretização da integração curricular, entre os quais destacamos a formação docente, as lacunas na própria proposta curricular e a disciplinarização dos Seminários Integrados |
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Corrêa, Tábata ValescaGandin, Luis Armando2021-03-13T04:26:08Z20191518-5370http://hdl.handle.net/10183/218729001121757Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre os desafios da integração curricular no contexto do Ensino Médio Politécnico, tendo como foco a prática interdisciplinar e os espaços dos Seminários Integrados. O referencial teórico-metodológico estruturante deste trabalho congrega as Teorias Educacionais Críticas e a Sociologia da Educação, buscando compreender os desafios no campo do currículo a partir das experiências de professores e professoras no contexto de uma política de reforma curricular. Os caminhos metodológicos deste estudo foram orientados por observações, entrevistas e questionários com professores e professoras de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Os Seminários Integrados eram o espaço no qual deveria ter havido a integração das áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. No entanto, a pesquisa evidencia diversos obstáculos para a concretização da integração curricular, entre os quais destacamos a formação docente, as lacunas na própria proposta curricular e a disciplinarização dos Seminários IntegradosThis article aims to present a discussion about the challenges of curriculum integration in the context of Polytechnic High School, focusing on interdisciplinary practice and the spaces of Integrated Seminars. The theoretical-methodological framework of this research brings together Critical Educational Theories and Sociology of Education, seeking to understand the challenges in the curriculum field derived from the experiences of teachers in the context of a curriculum reform policy. The methodological paths of this study were guided by observations, interviews and questionnaires with teachers of a public state school of Rio Grande do Sul. Integrated Seminars were the space in which knowledge areas should have been integrated into an interdisciplinary perspective. However, this research shows many obstacles to the achievement of curriculum integration, among which we highlight teacher education, the gaps in the curricular proposal and the disciplinarization of Integrated Seminars.Este artículo tiene como objetivo presentar una discusión sobre los desafíos de la integración del currículo en el contexto de la Escuela Secundaria Politécnica, enfocándose en la práctica interdisciplinaria y los espacios de Seminarios Integrados. El marco teórico-metodológico estructurante de este trabajo reúne las Teorías educativas críticas y la Sociología de la educación, buscando comprender los desafíos en el campo del currículo a partir de las experiencias de los docentes en el contexto de una política de reforma curricular. La metodología de este estudio fue guiada por observaciones, entrevistas y cuestionarios con profesores de una escuela del estado de Rio Grande do Sul. Los seminarios integrados fueron el espacio en el que las áreas de conocimiento deberían haberse integrado en una perspectiva interdisciplinaria. Sin embargo, la investigación destaca varios obstáculos para el logro de la integración del plan de estudios, entre los que destacamos la formación del profesorado, los problemas en la propuesta del plan de estudiosy la disciplinarización de los seminarios integrados.application/pdfporTeias (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 20, n. 59 (out./dez. 2019), p. 139-159CurrículoInterdisciplinariedadeCurriculumCurricular IntegrationInterdisciplinar practicesDesafios da integração curricular : a prática interdisciplinar nos espaços dos seminários integradosChallenges to curricular integration : the interdisciplinary practice in the context of the integrated seminarsDesafíos para la integración curricular : la práctica interdisciplinaria en el contexto de los seminarios integradosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121757.pdf.txt001121757.pdf.txtExtracted Texttext/plain59344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218729/2/001121757.pdf.txt575a7a2b079de995bcf63ca2ff6568efMD52ORIGINAL001121757.pdfTexto completoapplication/pdf250930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218729/1/001121757.pdf0380b0b49bb0d0bd706eb76a24654792MD5110183/2187292021-05-07 04:47:56.69204oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218729Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:47:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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