Análise comparativa de parâmetros de conforto de viagens de elevadores após projetos de modernização integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234130 |
Resumo: | Com o decorrer do tempo de uso, elevadores necessitam da atualização para garantir sua funcionalidade, segurança, extensão de vida útil e conforto dos passageiros. O processo de modernização integral substitui componentes importantes para o pleno funcionamento do elevador. A fim de comprovar as melhorias, o presente trabalho avalia de forma quantitativa o ganho do grau de conforto das viagens em relação à vibração e à sobre-aceleração ocasionadas pelo deslocamento. Realizaram-se medições em elevadores não modernizados e depois de serem modernizados integralmente do mesmo edifício. Utilizaram-se um dispositivo seatpad com um acelerômetro e um aparelho VI-400Pro para medição da vibração transmitida ao corpo humano normatizados no interior da cabina durante percursos do elevador. Posteriormente, os dados foram processados no software MATLAB R2019a. As medições são realizadas de acordo com a metodologia indicada pela ISO 18738:2003, comparando os resultados assim obtidos com os valores referentes ao conforto do passageiro de acordo com a ISO 2631-1:1997 e literatura. A análise dos resultados obtidos do processamento dos dados mostra que, considerando a vibração, todas as viagens são consideradas de confortáveis, mas há uma diminuição da vibração para os casos modernizados. Em relação à sobre-aceleração, todos os valores obtidos dos elevadores antigos são inaceitáveis, enquanto que os modernizados estão na faixa de agradável a aceitável. |
id |
UFRGS-2_309e14331d55b28e044070b1167fd9e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234130 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dadalt, Mateus Antônio RochaGomes, Herbert Martins2022-01-18T04:30:54Z2021http://hdl.handle.net/10183/234130001134835Com o decorrer do tempo de uso, elevadores necessitam da atualização para garantir sua funcionalidade, segurança, extensão de vida útil e conforto dos passageiros. O processo de modernização integral substitui componentes importantes para o pleno funcionamento do elevador. A fim de comprovar as melhorias, o presente trabalho avalia de forma quantitativa o ganho do grau de conforto das viagens em relação à vibração e à sobre-aceleração ocasionadas pelo deslocamento. Realizaram-se medições em elevadores não modernizados e depois de serem modernizados integralmente do mesmo edifício. Utilizaram-se um dispositivo seatpad com um acelerômetro e um aparelho VI-400Pro para medição da vibração transmitida ao corpo humano normatizados no interior da cabina durante percursos do elevador. Posteriormente, os dados foram processados no software MATLAB R2019a. As medições são realizadas de acordo com a metodologia indicada pela ISO 18738:2003, comparando os resultados assim obtidos com os valores referentes ao conforto do passageiro de acordo com a ISO 2631-1:1997 e literatura. A análise dos resultados obtidos do processamento dos dados mostra que, considerando a vibração, todas as viagens são consideradas de confortáveis, mas há uma diminuição da vibração para os casos modernizados. Em relação à sobre-aceleração, todos os valores obtidos dos elevadores antigos são inaceitáveis, enquanto que os modernizados estão na faixa de agradável a aceitável.Over the period of use, elevators need to be updated to ensure their functionality, safety, an extension of service life, and passenger comfort. The necessary modernization process replaces essential components for the full functioning of the elevator. This work quantitatively evaluates the gain in the degree of comfort of travel concerning vibration and over-acceleration caused by displacement to check the improvements. Measurements were carried out on non-modernized elevators and after being fully modernized in the same building. A seat pad device with an accelerometer and a VI-400Pro device was used to measure the vibration transmitted to the human body, standardized inside the cabin during elevator journeys. Subsequently, the data were processed in the MATLAB R2019a software. The measurements are carried out by the methodology indicated by ISO 18738:2003, comparing the results thus obtained with the values referring to passenger comfort following ISO 2631-1:1997 and literature. The analysis of the results obtained from the data processing shows that considering the vibration, all trips are considered comfortable, but there is a decrease in vibration for the modernized cases. Regarding over-acceleration, all values obtained from the old elevators are unacceptable, while the modern ones are in the pleasant to an acceptable range.application/pdfporElevadoresConforto humanoVibração mecânicaElevators comfortElevators modernizationVibrationWeighted accelerationJerkAnálise comparativa de parâmetros de conforto de viagens de elevadores após projetos de modernização integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134835.pdf.txt001134835.pdf.txtExtracted Texttext/plain64088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234130/2/001134835.pdf.txt3c073e7ea807d74a9f470ada9c3b2062MD52ORIGINAL001134835.pdfTexto completoapplication/pdf1406673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234130/1/001134835.pdf2cc5f9471954142d845d7e96c8bb490cMD5110183/2341302022-02-22 04:50:15.46661oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234130Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:50:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise comparativa de parâmetros de conforto de viagens de elevadores após projetos de modernização integral |
title |
Análise comparativa de parâmetros de conforto de viagens de elevadores após projetos de modernização integral |
spellingShingle |
Análise comparativa de parâmetros de conforto de viagens de elevadores após projetos de modernização integral Dadalt, Mateus Antônio Rocha Elevadores Conforto humano Vibração mecânica Elevators comfort Elevators modernization Vibration Weighted acceleration Jerk |
title_short |
Análise comparativa de parâmetros de conforto de viagens de elevadores após projetos de modernização integral |
title_full |
Análise comparativa de parâmetros de conforto de viagens de elevadores após projetos de modernização integral |
title_fullStr |
Análise comparativa de parâmetros de conforto de viagens de elevadores após projetos de modernização integral |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa de parâmetros de conforto de viagens de elevadores após projetos de modernização integral |
title_sort |
Análise comparativa de parâmetros de conforto de viagens de elevadores após projetos de modernização integral |
author |
Dadalt, Mateus Antônio Rocha |
author_facet |
Dadalt, Mateus Antônio Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dadalt, Mateus Antônio Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Herbert Martins |
contributor_str_mv |
Gomes, Herbert Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elevadores Conforto humano Vibração mecânica |
topic |
Elevadores Conforto humano Vibração mecânica Elevators comfort Elevators modernization Vibration Weighted acceleration Jerk |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Elevators comfort Elevators modernization Vibration Weighted acceleration Jerk |
description |
Com o decorrer do tempo de uso, elevadores necessitam da atualização para garantir sua funcionalidade, segurança, extensão de vida útil e conforto dos passageiros. O processo de modernização integral substitui componentes importantes para o pleno funcionamento do elevador. A fim de comprovar as melhorias, o presente trabalho avalia de forma quantitativa o ganho do grau de conforto das viagens em relação à vibração e à sobre-aceleração ocasionadas pelo deslocamento. Realizaram-se medições em elevadores não modernizados e depois de serem modernizados integralmente do mesmo edifício. Utilizaram-se um dispositivo seatpad com um acelerômetro e um aparelho VI-400Pro para medição da vibração transmitida ao corpo humano normatizados no interior da cabina durante percursos do elevador. Posteriormente, os dados foram processados no software MATLAB R2019a. As medições são realizadas de acordo com a metodologia indicada pela ISO 18738:2003, comparando os resultados assim obtidos com os valores referentes ao conforto do passageiro de acordo com a ISO 2631-1:1997 e literatura. A análise dos resultados obtidos do processamento dos dados mostra que, considerando a vibração, todas as viagens são consideradas de confortáveis, mas há uma diminuição da vibração para os casos modernizados. Em relação à sobre-aceleração, todos os valores obtidos dos elevadores antigos são inaceitáveis, enquanto que os modernizados estão na faixa de agradável a aceitável. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-18T04:30:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234130 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001134835 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234130 |
identifier_str_mv |
001134835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234130/2/001134835.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234130/1/001134835.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3c073e7ea807d74a9f470ada9c3b2062 2cc5f9471954142d845d7e96c8bb490c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447288380653568 |