O Brasil conta comigo na pandemia da Covid-19: ensaio reflexivo sobre a antecipação da formação em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Júnia Aparecida Laia da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maffacciolli, Rosana, Dresch, Liciane da Silva Costa, Lanzarini, Tanisa Brito, Paiva, Tiago Sousa, Rocha, Cristianne Maria Famer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229745
Resumo: Diante da atual pandemia de Covid-19, foi criada a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, direcionada à capacitação e ao cadastramento de trabalhadores da saúde. Alinhada a essa estratégia, foi lançada uma portaria do Ministério da Educação que autoriza a antecipação da colação de grau para profissões da saúde, o que desencadeou uma onda de formaturas antecipadas. O contexto em questão instigou-nos a elaborar um ensaio reflexivo acerca dos problemas que envolvem a antecipação da formação de enfermeiros. As reflexões foram tecidas com base em referenciais teóricos que desvelam o cinismo no discurso governamental em voga. Concluímos que em vez de uma medida resolutiva para amenizar déficit de mão de obra, as iniciativas governamentais representam um retrocesso nos campos da educação e da saúde que inviabiliza a reversão da histórica precariedade nas condições de trabalho na Enfermagem.
id UFRGS-2_30f0e04eb7260a054c3b9a63ea27e83b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229745
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mata, Júnia Aparecida Laia daMaffacciolli, RosanaDresch, Liciane da Silva CostaLanzarini, Tanisa BritoPaiva, Tiago SousaRocha, Cristianne Maria Famer2021-09-14T04:27:52Z20211414-3283http://hdl.handle.net/10183/229745001127677Diante da atual pandemia de Covid-19, foi criada a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, direcionada à capacitação e ao cadastramento de trabalhadores da saúde. Alinhada a essa estratégia, foi lançada uma portaria do Ministério da Educação que autoriza a antecipação da colação de grau para profissões da saúde, o que desencadeou uma onda de formaturas antecipadas. O contexto em questão instigou-nos a elaborar um ensaio reflexivo acerca dos problemas que envolvem a antecipação da formação de enfermeiros. As reflexões foram tecidas com base em referenciais teóricos que desvelam o cinismo no discurso governamental em voga. Concluímos que em vez de uma medida resolutiva para amenizar déficit de mão de obra, as iniciativas governamentais representam um retrocesso nos campos da educação e da saúde que inviabiliza a reversão da histórica precariedade nas condições de trabalho na Enfermagem.The Strategic Action “Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde” was created in the context of the current Covid-19 pandemic, directed to train and keep records of health workers. Aligned with this strategy, the Ministry of Education has issued an Ordinance authorizing to advance the timeline of graduation for health professions, triggering a wave of early graduations. This context prompted us to prepare a reflective essay on the problems involved when nurses’ education is cut short. The reflections were woven based on theoretical references that unveil the cynicism present in the current government discourse. We conclude that, instead of a problem-solving measure to alleviate the labor deficit, government initiatives represent a setback in the field of education and health that precludes the reversion of the historical precariousness in nursing working conditions.Ante la pandemia actual de Covid-19, se creó la Acción Estratégica “Brasil cuenta conmigo – Profesionales de la salud”, dirigida a la capacitación y el registro de trabajadores de la salud. Alineada a esa estrategia, se lanzó el Decreto Administrativo del Ministerio de Educación que autoriza la anticipación de la entrega de diploma a profesiones de la salud, lo que desencadenó una ola de graduaciones anticipadas. El contexto en cuestión nos instigó a elaborar un ensayo reflexivo sobre los problemas que envuelven la anticipación de la formación de enfermeros. Tales reflexiones se tejieron con base en referenciales teóricos que desvelan el cinismo en el discurso gubernamental en boga. Concluimos que, en lugar de una medida de resolución para atenuar el déficit de mano de obra, las iniciativas gubernamentales representan un retroceso en el campo de la educación y de la salud que inviabiliza la reversión de la histórica precariedad en las condiciones de trabajo de Enfermería.application/pdfporInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Vol. 25, supl 1 (2021), e200798, 15 p.Condições de trabalhoPandemiasEducação em enfermagemCOVID-19O Brasil conta comigo na pandemia da Covid-19: ensaio reflexivo sobre a antecipação da formação em EnfermagemBrazil counts on me in the Covid-19 pandemic : a reflective essay on advancing the timeline of Nursing educationBrasil cuenta conmigo en la pandemia del Covid-19 : ensayo reflexivo sobre la anticipación de la formación en Enfermeríainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127677.pdf.txt001127677.pdf.txtExtracted Texttext/plain43889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229745/2/001127677.pdf.txta6c0d4edb9613e41350edcbec1c3137eMD52ORIGINAL001127677.pdfTexto completoapplication/pdf397573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229745/1/001127677.pdf1656869dd08c7da7b4d2fd8e0d7eb801MD5110183/2297452024-10-04 06:43:25.721834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229745Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-04T09:43:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Brasil conta comigo na pandemia da Covid-19: ensaio reflexivo sobre a antecipação da formação em Enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Brazil counts on me in the Covid-19 pandemic : a reflective essay on advancing the timeline of Nursing education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Brasil cuenta conmigo en la pandemia del Covid-19 : ensayo reflexivo sobre la anticipación de la formación en Enfermería
title O Brasil conta comigo na pandemia da Covid-19: ensaio reflexivo sobre a antecipação da formação em Enfermagem
spellingShingle O Brasil conta comigo na pandemia da Covid-19: ensaio reflexivo sobre a antecipação da formação em Enfermagem
Mata, Júnia Aparecida Laia da
Condições de trabalho
Pandemias
Educação em enfermagem
COVID-19
title_short O Brasil conta comigo na pandemia da Covid-19: ensaio reflexivo sobre a antecipação da formação em Enfermagem
title_full O Brasil conta comigo na pandemia da Covid-19: ensaio reflexivo sobre a antecipação da formação em Enfermagem
title_fullStr O Brasil conta comigo na pandemia da Covid-19: ensaio reflexivo sobre a antecipação da formação em Enfermagem
title_full_unstemmed O Brasil conta comigo na pandemia da Covid-19: ensaio reflexivo sobre a antecipação da formação em Enfermagem
title_sort O Brasil conta comigo na pandemia da Covid-19: ensaio reflexivo sobre a antecipação da formação em Enfermagem
author Mata, Júnia Aparecida Laia da
author_facet Mata, Júnia Aparecida Laia da
Maffacciolli, Rosana
Dresch, Liciane da Silva Costa
Lanzarini, Tanisa Brito
Paiva, Tiago Sousa
Rocha, Cristianne Maria Famer
author_role author
author2 Maffacciolli, Rosana
Dresch, Liciane da Silva Costa
Lanzarini, Tanisa Brito
Paiva, Tiago Sousa
Rocha, Cristianne Maria Famer
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Júnia Aparecida Laia da
Maffacciolli, Rosana
Dresch, Liciane da Silva Costa
Lanzarini, Tanisa Brito
Paiva, Tiago Sousa
Rocha, Cristianne Maria Famer
dc.subject.por.fl_str_mv Condições de trabalho
Pandemias
Educação em enfermagem
COVID-19
topic Condições de trabalho
Pandemias
Educação em enfermagem
COVID-19
description Diante da atual pandemia de Covid-19, foi criada a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, direcionada à capacitação e ao cadastramento de trabalhadores da saúde. Alinhada a essa estratégia, foi lançada uma portaria do Ministério da Educação que autoriza a antecipação da colação de grau para profissões da saúde, o que desencadeou uma onda de formaturas antecipadas. O contexto em questão instigou-nos a elaborar um ensaio reflexivo acerca dos problemas que envolvem a antecipação da formação de enfermeiros. As reflexões foram tecidas com base em referenciais teóricos que desvelam o cinismo no discurso governamental em voga. Concluímos que em vez de uma medida resolutiva para amenizar déficit de mão de obra, as iniciativas governamentais representam um retrocesso nos campos da educação e da saúde que inviabiliza a reversão da histórica precariedade nas condições de trabalho na Enfermagem.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-14T04:27:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229745
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127677
identifier_str_mv 1414-3283
001127677
url http://hdl.handle.net/10183/229745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Vol. 25, supl 1 (2021), e200798, 15 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229745/2/001127677.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229745/1/001127677.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a6c0d4edb9613e41350edcbec1c3137e
1656869dd08c7da7b4d2fd8e0d7eb801
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447766605758464