Perspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mansan, Giovane
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54736
Resumo: Neste trabalho busca-se desenvolver processos de contextualização de alguns conteúdos de geometria trabalhados no ensino básico, fazendo uso da História da Geometria como conhecimento mediador e inspirador. Foram realizadas pesquisas a obras que tratam da História da Geometria, dando destaque ao Teorema de Pitágoras, ao Teorema de Euler, à teoria dos quadrados dentados e ao cálculo de áreas. Também é comentada uma experiência envolvendo cálculo de áreas que, durante o processo de desenvolvimento, apresenta aspectos dos quadrados dentados. A partir do estudo realizado, foram produzidas propostas de ensino direcionadas à definição de área, ao ensino do Teorema de Pitágoras, ao conceito de poliedro convexo e a uma possível interpretação da raiz quadrada do número dois. As propostas, após sua produção, foram submetidas à análise competente de dois professores com experiência no ensino da matemática e também na disciplina da História da Matemática na universidade, disciplina essa geralmente oferecida a cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Foram realizadas entrevistas a esses professores buscando resgatar e valorizar suas experiências no campo do ensino de geometria, assim como suas opiniões a respeito das propostas produzidas neste Trabalho de conclusão. A análise das entrevistas gerou interessantes aprimoramentos nas propostas, o que levou a interessantes considerações.
id UFRGS-2_30f5642946bef68a3e7889655d556f1d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54736
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mansan, GiovaneCarrasco, Lucia Helena Marques2012-08-30T01:37:17Z2012http://hdl.handle.net/10183/54736000856471Neste trabalho busca-se desenvolver processos de contextualização de alguns conteúdos de geometria trabalhados no ensino básico, fazendo uso da História da Geometria como conhecimento mediador e inspirador. Foram realizadas pesquisas a obras que tratam da História da Geometria, dando destaque ao Teorema de Pitágoras, ao Teorema de Euler, à teoria dos quadrados dentados e ao cálculo de áreas. Também é comentada uma experiência envolvendo cálculo de áreas que, durante o processo de desenvolvimento, apresenta aspectos dos quadrados dentados. A partir do estudo realizado, foram produzidas propostas de ensino direcionadas à definição de área, ao ensino do Teorema de Pitágoras, ao conceito de poliedro convexo e a uma possível interpretação da raiz quadrada do número dois. As propostas, após sua produção, foram submetidas à análise competente de dois professores com experiência no ensino da matemática e também na disciplina da História da Matemática na universidade, disciplina essa geralmente oferecida a cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Foram realizadas entrevistas a esses professores buscando resgatar e valorizar suas experiências no campo do ensino de geometria, assim como suas opiniões a respeito das propostas produzidas neste Trabalho de conclusão. A análise das entrevistas gerou interessantes aprimoramentos nas propostas, o que levou a interessantes considerações.This work seeks to develop processes of contextualization of some contents of geometry that are worked in basic education, making use of the History of Geometry as knowledge mediator and inspiring. Surveys were performed in works dealing with the History of Geometry, highlighting the Pythagorean Theorem, the Euler theorem, to the theory of dentate square and the calculation of areas. It is also commented an experiment involving calculation of the area which, during the development process, has aspects of square indentations. From the study, were produced proposals of teaching directed to area definition, the teaching of the Pythagorean Theorem, the concept of a convex polyhedron and a possible interpretation of the square root of two. The proposals, after its production, were submitted to two competent teachers with experience in teaching mathematics and also in the discipline of History of Mathematics at the University, discipline that usually offered in Licentiate courses and Bachelor of Mathematics. Interviews were conducted with these teachers seeking to rescue and to value their experience in teaching geometry, as well as his views on the proposals produced in this work of conclusion. The analysis of interviews generated interesting improvements in the proposals, which led to interesting considerations.application/pdfporHistória da matemáticaEnsino da geometriaHistória da geometriaTeorema de PitágorasPoliedrosHistory of mathematicsHistory of geometryTeaching geometryPythagoreanTheoremConcept of areaConcept of polyhedroEuler theoremPerspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000856471.pdf000856471.pdfTexto completoapplication/pdf754019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54736/1/000856471.pdf7f54594e8dbdd7bb4b780d2f5f30ca78MD51TEXT000856471.pdf.txt000856471.pdf.txtExtracted Texttext/plain91049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54736/2/000856471.pdf.txt40cad3c3ae4d0a1f490ba498cbce61dcMD52THUMBNAIL000856471.pdf.jpg000856471.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54736/3/000856471.pdf.jpg5ab8cd82de83482abbcb43f2e3684756MD5310183/547362018-10-16 09:01:28.008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:01:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensino
title Perspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensino
spellingShingle Perspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensino
Mansan, Giovane
História da matemática
Ensino da geometria
História da geometria
Teorema de Pitágoras
Poliedros
History of mathematics
History of geometry
Teaching geometry
PythagoreanTheorem
Concept of area
Concept of polyhedro
Euler theorem
title_short Perspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensino
title_full Perspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensino
title_fullStr Perspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensino
title_full_unstemmed Perspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensino
title_sort Perspectivas históricas de alguns tópicos de geometria : avaliando alternativas de ensino
author Mansan, Giovane
author_facet Mansan, Giovane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mansan, Giovane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Ensino da geometria
História da geometria
Teorema de Pitágoras
Poliedros
topic História da matemática
Ensino da geometria
História da geometria
Teorema de Pitágoras
Poliedros
History of mathematics
History of geometry
Teaching geometry
PythagoreanTheorem
Concept of area
Concept of polyhedro
Euler theorem
dc.subject.eng.fl_str_mv History of mathematics
History of geometry
Teaching geometry
PythagoreanTheorem
Concept of area
Concept of polyhedro
Euler theorem
description Neste trabalho busca-se desenvolver processos de contextualização de alguns conteúdos de geometria trabalhados no ensino básico, fazendo uso da História da Geometria como conhecimento mediador e inspirador. Foram realizadas pesquisas a obras que tratam da História da Geometria, dando destaque ao Teorema de Pitágoras, ao Teorema de Euler, à teoria dos quadrados dentados e ao cálculo de áreas. Também é comentada uma experiência envolvendo cálculo de áreas que, durante o processo de desenvolvimento, apresenta aspectos dos quadrados dentados. A partir do estudo realizado, foram produzidas propostas de ensino direcionadas à definição de área, ao ensino do Teorema de Pitágoras, ao conceito de poliedro convexo e a uma possível interpretação da raiz quadrada do número dois. As propostas, após sua produção, foram submetidas à análise competente de dois professores com experiência no ensino da matemática e também na disciplina da História da Matemática na universidade, disciplina essa geralmente oferecida a cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Foram realizadas entrevistas a esses professores buscando resgatar e valorizar suas experiências no campo do ensino de geometria, assim como suas opiniões a respeito das propostas produzidas neste Trabalho de conclusão. A análise das entrevistas gerou interessantes aprimoramentos nas propostas, o que levou a interessantes considerações.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-30T01:37:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54736
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000856471
url http://hdl.handle.net/10183/54736
identifier_str_mv 000856471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54736/1/000856471.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54736/2/000856471.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54736/3/000856471.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f54594e8dbdd7bb4b780d2f5f30ca78
40cad3c3ae4d0a1f490ba498cbce61dc
5ab8cd82de83482abbcb43f2e3684756
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447091536723968