A publicidade no universo dos videogames : Mario Bros - um fenômeno de vendas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115976 |
Resumo: | Com a inclusão de novas tecnologias, os jogos eletrônicos tornaram-se ferramentas de uso amplo e irrestrito, transformando-se em um dos maiores fenômenos mundiais da última década. O objeto deste estudo é um personagem de videogame criado por Shigeru Miyamoto: Mario, um encanador italiano que teve sua primeira aparição vinte sete anos atrás em um jogo de fliperama chamado Donkey Kong. O problema abordado nesse trabalho é sobre como Mario transformou-se no mais famoso personagem de videogame de todos os tempos - segundo o Guinness World Records Games 2008 - e tem vendido centenas de milhares de cópias, fazendo da série Mario uma das franquias mais bem vendidas de todos os tempos. Apresentando fatos da história dos videogames para basear a evolução de Mario e mostrar resenhas de jogos, filmes e anúncios, esta investigação busca as causas do sucesso de Mario através da publicidade e ferramentas de marketing adotadas pela Nintendo. O que você quer comprar? Pijamas? Canecas? Camisetas? Bonecos? Sorvetes? Quaisquer souvenires? Mario tem seu nome ou rosto reproduzido em quase todos os tipos de produtos. Mario é dinheiro! Desde 1981 Mario tem estado em mais de uma centena de jogos de vários gêneros (corrida, RPG, luta, quebra-cabeças, jogos de esportes, etc). Há séries de televisão, filmes (incluindo a primeira adaptação de um videogame para o cinema), revistas e livros sobre Mario. Todos esses elementos contribuíram para fazer Mario transformar-se em um reconhecido ícone internacional dos videogames quase como um sinônimo da Nintendo, que vem tendo lucros milionários aumentando a participação nessa indústria bilionária que representa o futuro do entretenimento. |
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