Avaliação ecológica momentânea da regulação emocional em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : uma revisão de escopo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/280337 |
Resumo: | A desregulação emocional é um fator prevalente em indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Com o objetivo de desenvolver intervenções assertivas, diferentes ferramentas são utilizadas para acessar esse processo em amostras com o transtorno. Nesta revisão de escopo, analisamos como a avaliação ecológica momentânea(Ecological Momentary Assessment - EMA) é utilizada para essa mensuração. A recomendação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols (PRISMA extension for Scoping Reviews) foi utilizada para revisar estudos resgatados de duas diferentes bases de dados. Foram aplicados critérios de elegibilidade e extraídas informações sobre como a EMA era aplicada para acessar a regulação emocional no TDAH. Os resultados indicaram que 58,33% dos estudos foram realizados com crianças, tendo o uso majoritário do método observacional. Também foi verificado que em 50% dos estudos a EMA foi aplicada por assistentes digitais pessoais e, em todos eles, aplicada por contingente de sinal. Constatou-se que a característica de frequência e tempo de duração da avaliação mais utilizada é de 3 vezes ao dia por 28 dias. Além disso, 75% dos estudos analisados realizaram treinamento para aplicação do protocolo e todos eles registraram mais de 80% de aderência da amostra à avaliação. Mais de 58% das pesquisas utilizaram a EMA para acessar apenas comportamentos relacionados à regulação emocional. Discutem-se achados importantes que vão de encontro ao que propõe a literatura, como a eficácia do protocolo para mensurar os processos regulatórios no TDAH. Contudo, são debatidas limitações de pesquisa, como a baixa exploração desse campo. |
id |
UFRGS-2_31237bffd2880e87cd5c487342022b60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280337 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, César Augusto Marques dosBandeira, Denise RuschelMarasca, Aline Riboli2024-10-22T06:56:31Z2023http://hdl.handle.net/10183/280337001170316A desregulação emocional é um fator prevalente em indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Com o objetivo de desenvolver intervenções assertivas, diferentes ferramentas são utilizadas para acessar esse processo em amostras com o transtorno. Nesta revisão de escopo, analisamos como a avaliação ecológica momentânea(Ecological Momentary Assessment - EMA) é utilizada para essa mensuração. A recomendação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols (PRISMA extension for Scoping Reviews) foi utilizada para revisar estudos resgatados de duas diferentes bases de dados. Foram aplicados critérios de elegibilidade e extraídas informações sobre como a EMA era aplicada para acessar a regulação emocional no TDAH. Os resultados indicaram que 58,33% dos estudos foram realizados com crianças, tendo o uso majoritário do método observacional. Também foi verificado que em 50% dos estudos a EMA foi aplicada por assistentes digitais pessoais e, em todos eles, aplicada por contingente de sinal. Constatou-se que a característica de frequência e tempo de duração da avaliação mais utilizada é de 3 vezes ao dia por 28 dias. Além disso, 75% dos estudos analisados realizaram treinamento para aplicação do protocolo e todos eles registraram mais de 80% de aderência da amostra à avaliação. Mais de 58% das pesquisas utilizaram a EMA para acessar apenas comportamentos relacionados à regulação emocional. Discutem-se achados importantes que vão de encontro ao que propõe a literatura, como a eficácia do protocolo para mensurar os processos regulatórios no TDAH. Contudo, são debatidas limitações de pesquisa, como a baixa exploração desse campo.Emotional dysregulation is a prevalent factor in individuals with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). In order to develop assertive interventions, different tools are used to access this process in samples with this disorder. In this scoping review, we analyze how the Ecological Momentary Assessment (EMA) is used for this measurement. The recommendation Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols (PRISMA extension for Scoping Reviews) was used to review studies retrieved from two different databases. Eligibility criteria were applied and information was extracted on how the EMA was applied to assess emotional regulation in ADHD. The results indicated that 58.33% of the studies were carried out with children with the majority use of the observational method. It was also verified that in 50% of the studies the EMA was applied by personal digital assistants and, in all of them, applied by signal contingent. It was found that the most used characteristic of frequency and duration of the evaluation is 3 times a day for 28 days. In addition, 75% of the analyzed studies carried out training for the application of the protocol and all of them registered more than 80% of adherence of the sample to the evaluation. More than 58% of the studies used the EMA to assess only behaviors related to emotional regulation. Important findings are discussed that confirm what the literature had already proposed, such as the effectiveness of the protocol to measure the regulatory processes in ADHD. However, research limitations are debated, such as the low exploration of this field.application/pdfporRegulação emocionalTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeAvaliação ecológica momentâneaAvaliação psicológicaRevisão de escopoEcological momentary assessmentEmotional regulationEmotional dysregulationAttention Deficit/Hyperactivity DisorderADHDScoping reviewAvaliação ecológica momentânea da regulação emocional em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : uma revisão de escopoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2023Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170316.pdf.txt001170316.pdf.txtExtracted Texttext/plain53694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280337/2/001170316.pdf.txta9b40fd05ba614f9f25434f7b0a404c2MD52ORIGINAL001170316.pdfTexto completoapplication/pdf244323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280337/1/001170316.pdfb558e2ca73c38e4ae21cea58345d44eeMD5110183/2803372024-10-23 06:49:25.274072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280337Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-23T09:49:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação ecológica momentânea da regulação emocional em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : uma revisão de escopo |
title |
Avaliação ecológica momentânea da regulação emocional em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : uma revisão de escopo |
spellingShingle |
Avaliação ecológica momentânea da regulação emocional em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : uma revisão de escopo Santos, César Augusto Marques dos Regulação emocional Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Avaliação ecológica momentânea Avaliação psicológica Revisão de escopo Ecological momentary assessment Emotional regulation Emotional dysregulation Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD Scoping review |
title_short |
Avaliação ecológica momentânea da regulação emocional em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : uma revisão de escopo |
title_full |
Avaliação ecológica momentânea da regulação emocional em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : uma revisão de escopo |
title_fullStr |
Avaliação ecológica momentânea da regulação emocional em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : uma revisão de escopo |
title_full_unstemmed |
Avaliação ecológica momentânea da regulação emocional em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : uma revisão de escopo |
title_sort |
Avaliação ecológica momentânea da regulação emocional em indivíduos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : uma revisão de escopo |
author |
Santos, César Augusto Marques dos |
author_facet |
Santos, César Augusto Marques dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, César Augusto Marques dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bandeira, Denise Ruschel |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Marasca, Aline Riboli |
contributor_str_mv |
Bandeira, Denise Ruschel Marasca, Aline Riboli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regulação emocional Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Avaliação ecológica momentânea Avaliação psicológica Revisão de escopo |
topic |
Regulação emocional Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Avaliação ecológica momentânea Avaliação psicológica Revisão de escopo Ecological momentary assessment Emotional regulation Emotional dysregulation Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD Scoping review |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ecological momentary assessment Emotional regulation Emotional dysregulation Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD Scoping review |
description |
A desregulação emocional é um fator prevalente em indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Com o objetivo de desenvolver intervenções assertivas, diferentes ferramentas são utilizadas para acessar esse processo em amostras com o transtorno. Nesta revisão de escopo, analisamos como a avaliação ecológica momentânea(Ecological Momentary Assessment - EMA) é utilizada para essa mensuração. A recomendação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols (PRISMA extension for Scoping Reviews) foi utilizada para revisar estudos resgatados de duas diferentes bases de dados. Foram aplicados critérios de elegibilidade e extraídas informações sobre como a EMA era aplicada para acessar a regulação emocional no TDAH. Os resultados indicaram que 58,33% dos estudos foram realizados com crianças, tendo o uso majoritário do método observacional. Também foi verificado que em 50% dos estudos a EMA foi aplicada por assistentes digitais pessoais e, em todos eles, aplicada por contingente de sinal. Constatou-se que a característica de frequência e tempo de duração da avaliação mais utilizada é de 3 vezes ao dia por 28 dias. Além disso, 75% dos estudos analisados realizaram treinamento para aplicação do protocolo e todos eles registraram mais de 80% de aderência da amostra à avaliação. Mais de 58% das pesquisas utilizaram a EMA para acessar apenas comportamentos relacionados à regulação emocional. Discutem-se achados importantes que vão de encontro ao que propõe a literatura, como a eficácia do protocolo para mensurar os processos regulatórios no TDAH. Contudo, são debatidas limitações de pesquisa, como a baixa exploração desse campo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-22T06:56:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/280337 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001170316 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/280337 |
identifier_str_mv |
001170316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280337/2/001170316.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280337/1/001170316.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9b40fd05ba614f9f25434f7b0a404c2 b558e2ca73c38e4ae21cea58345d44ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447374950039552 |