Perambular : modo operativo em torno do barro e de Deleuze
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219997 |
Resumo: | Elaborado no prazer da experiência da escrita, em confidências com imagens e trechos referentes a produção do autor-artista-professor, este artigo propõe questionamentos referentes ao posicionamento do artista frente a obras participativas e se mostra um apaixonado pela utilização da metodologia cartográfica como agenciadora de processos criativos e reflexivos em arte, como forma de potencializar liberdades e coletivos de forças. Perambula em torno do pensamento de Deleuze e da experiência-afetação de outros corpos. De uma comunidade de 70 pessoas em Portugal, como em 30 anos de confronto, devir e desejo em torno do corpo cerâmico que o impregna e pensa. |
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Camargo, Carlos Augusto Nunes2021-04-15T04:23:49Z20171517-7858http://hdl.handle.net/10183/219997001058665Elaborado no prazer da experiência da escrita, em confidências com imagens e trechos referentes a produção do autor-artista-professor, este artigo propõe questionamentos referentes ao posicionamento do artista frente a obras participativas e se mostra um apaixonado pela utilização da metodologia cartográfica como agenciadora de processos criativos e reflexivos em arte, como forma de potencializar liberdades e coletivos de forças. Perambula em torno do pensamento de Deleuze e da experiência-afetação de outros corpos. De uma comunidade de 70 pessoas em Portugal, como em 30 anos de confronto, devir e desejo em torno do corpo cerâmico que o impregna e pensa.This article proposes questions about the artist in relation to community based art it evidences the cartographic as a methodology for accompanying creative and relexive collective processes in art, as a way to enhance freedoms and collective forces. It is based on Deleuze’s thought about wandering and the experience-affectation of other bodies. Elaborated since the pleasure of being author-artist-teacher who writes experiences, this study is a case focused on a Portuguese community of 70 people. To deal with it, the work was based on my experience with ceramic art, more than 30 years of work that involves confrontation, becoming and desire around clay, memories and impregnations.application/pdfporRevista Farol. Espírito Santo. N. 18 (2017), p. 101-110Deleuze, Gilles, 1925-1995Artes plásticasProcessos de criaçãoCartografia : ArteCommunity based artWanderingCreative processCartographyPerambular : modo operativo em torno do barro e de DeleuzeWandering : operative way around clay and Deleuzeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001058665.pdf.txt001058665.pdf.txtExtracted Texttext/plain25852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219997/2/001058665.pdf.txta5cf3bb2548f84d57236e5f26c3961dfMD52ORIGINAL001058665.pdfTexto completoapplication/pdf1168825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219997/1/001058665.pdffa4ed26ad84339eba70fc5b75a6fd4edMD5110183/2199972021-08-18 04:51:21.948361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219997Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:51:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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