Laboratório de informática educativa : a caminhada em Sapucaia do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95745 |
Resumo: | Este trabalho descreve a caminhada do município de Sapucaia do Sul na implantação dos Laboratórios de Informática Educativa em suas escolas no ano de 1998, bem como as capacitações que foram oferecidas aos professores da rede municipal. Através de um instrumento de pesquisa enviado aos professores laboratoristas do município buscou-se avaliar a situação atual dos laboratórios, das capacitações dos professores atuantes nesses espaços e a avaliação que estes profissionais fazem do seu trabalho cotidiano. Também é mostrado o desafio de quebrar a resistência que muitos educadores têm em utilizar as novas tecnologias em suas aulas bem como a utilização do Laboratório de Informática Educativa. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que atualmente os Laboratórios são considerados excelentes, atendem às necessidades da comunidade escolar e possuem professores plenamente capacitados. |
id |
UFRGS-2_317aca12838c43ddebd360c3421b286b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95745 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Denise Jordão Oliveira deRodrigues, Alessandra Pereira2014-05-30T02:05:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/95745000913658Este trabalho descreve a caminhada do município de Sapucaia do Sul na implantação dos Laboratórios de Informática Educativa em suas escolas no ano de 1998, bem como as capacitações que foram oferecidas aos professores da rede municipal. Através de um instrumento de pesquisa enviado aos professores laboratoristas do município buscou-se avaliar a situação atual dos laboratórios, das capacitações dos professores atuantes nesses espaços e a avaliação que estes profissionais fazem do seu trabalho cotidiano. Também é mostrado o desafio de quebrar a resistência que muitos educadores têm em utilizar as novas tecnologias em suas aulas bem como a utilização do Laboratório de Informática Educativa. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que atualmente os Laboratórios são considerados excelentes, atendem às necessidades da comunidade escolar e possuem professores plenamente capacitados.application/pdfporLaboratório de informáticaEducação continuadaSapucaia do Sul (RS)Laboratório de informática educativa : a caminhada em Sapucaia do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913658.pdf000913658.pdfTexto completoapplication/pdf1291976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95745/1/000913658.pdf13b1cc4a09bf333e6cf7f80dd00d25aaMD51TEXT000913658.pdf.txt000913658.pdf.txtExtracted Texttext/plain52404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95745/2/000913658.pdf.txte97e185e2b4222a9e785b03ec693fdf6MD52THUMBNAIL000913658.pdf.jpg000913658.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95745/3/000913658.pdf.jpg9b596bff0c8f87808aea52479a0819feMD5310183/957452018-10-15 07:50:55.482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95745Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:50:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laboratório de informática educativa : a caminhada em Sapucaia do Sul |
title |
Laboratório de informática educativa : a caminhada em Sapucaia do Sul |
spellingShingle |
Laboratório de informática educativa : a caminhada em Sapucaia do Sul Lima, Denise Jordão Oliveira de Laboratório de informática Educação continuada Sapucaia do Sul (RS) |
title_short |
Laboratório de informática educativa : a caminhada em Sapucaia do Sul |
title_full |
Laboratório de informática educativa : a caminhada em Sapucaia do Sul |
title_fullStr |
Laboratório de informática educativa : a caminhada em Sapucaia do Sul |
title_full_unstemmed |
Laboratório de informática educativa : a caminhada em Sapucaia do Sul |
title_sort |
Laboratório de informática educativa : a caminhada em Sapucaia do Sul |
author |
Lima, Denise Jordão Oliveira de |
author_facet |
Lima, Denise Jordão Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Denise Jordão Oliveira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Alessandra Pereira |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Alessandra Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório de informática Educação continuada Sapucaia do Sul (RS) |
topic |
Laboratório de informática Educação continuada Sapucaia do Sul (RS) |
description |
Este trabalho descreve a caminhada do município de Sapucaia do Sul na implantação dos Laboratórios de Informática Educativa em suas escolas no ano de 1998, bem como as capacitações que foram oferecidas aos professores da rede municipal. Através de um instrumento de pesquisa enviado aos professores laboratoristas do município buscou-se avaliar a situação atual dos laboratórios, das capacitações dos professores atuantes nesses espaços e a avaliação que estes profissionais fazem do seu trabalho cotidiano. Também é mostrado o desafio de quebrar a resistência que muitos educadores têm em utilizar as novas tecnologias em suas aulas bem como a utilização do Laboratório de Informática Educativa. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que atualmente os Laboratórios são considerados excelentes, atendem às necessidades da comunidade escolar e possuem professores plenamente capacitados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T02:05:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95745 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913658 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95745 |
identifier_str_mv |
000913658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95745/1/000913658.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95745/2/000913658.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95745/3/000913658.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13b1cc4a09bf333e6cf7f80dd00d25aa e97e185e2b4222a9e785b03ec693fdf6 9b596bff0c8f87808aea52479a0819fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465209622528 |