Educação física é uma só! Formação unificada já! a campanha do movimento estudantil de educação física na ESEF/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneghel, Marina El Hajjar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87750
Resumo: Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ! demonstrou ser uma das principais campanhas tocadas pelo Movimento Estudantil de Educação Física (MEEF). Após aprovação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) os cursos do país passaram por reestruturações curriculares e grande parte dividiu o curso em licenciatura e bacharelado, acreditando que era um ordenamento do Conselho Nacional de Educação (CNE). A partir das contradições vivenciadas pelos estudantes que tiveram seu curso fragmentado, o Diretório Acadêmico de Educação Física (DAEFI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) buscou, a partir da campanha do MEEF, travar uma luta pela unificação dos cursos. O presente trabalho objetiva analisar a atuação do MEEF/DAEFI-UFRGS na problemática da formação em EF – principalmente a divisão curricular em licenciatura e bacharelado – e seus desdobramentos nas disputas político-pedagógicas. Este estudo de caráter qualitativo e orientado pelo materialismo histórico dialético, utiliza o estudo de caso como sua opção metodológica. Os principais instrumentos de coleta de dados foram: 1. A revisão da produção acadêmica – para compreendermos se houve publicação sobre a temática nas universidades onde essa campanha foi mais expressiva; 2. A análise de documentos – através de materiais disponíveis virtualmente, jornais, panfletos, deliberações de plenária final, revistas, cartazes, reuniões, deliberações de semanas acadêmicas e seminários, para caracterizarmos os agentes imediatos, MEEF/CONFEF/CBCE/MNCR; 3. E um grupo focal com integrantes do DAEFI. Situamos a sociedade capitalista e a conjuntura política dando foco nas políticas neoliberais, a partir da década de 1990, e como as mesmas vão se desdobrar em políticas para educação superior. Qual o perfil de trabalhador busca-se formar e como a implementação das atuais DCN para Educação Física se situam nesse contexto. Procuramos resgatar o histórico e os embates em torno da aprovação das DCN e caracterizamos os principais agentes imediatos desse processo. Fizemos um resgate histórico e análise do processo da reestruturação curricular da ESEF/UFRGS. Como considerações à modo de conclusão afirmamos que o MEEF/ExNEEF e MNCR foram os principais agentes em defesa da unificação do curso. O CBCE proporcionou espaços de debates, mas há pouco posicionamentos da assembleia dos associados, sendo um espaço em disputa. E o CONFEF/CREF é o principal agente imediato que defende a divisão curricular. Na ESEF a atuação do DAEFI foi fundamental para o processo de reestruturação curricular, mas os embates internos não permitiram que o curso unificasse, estando ainda fragmentado através de ênfases do bacharelado. Compreendemos que as disputas pelas DCN estão no contexto geral de reestruturação produtiva, por isso é necessário que essa luta específica esteja vinculada a lutas gerais da sociedade.
id UFRGS-2_318164c49bcb2e80eab7bb6d49903e33
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87750
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meneghel, Marina El HajjarFonseca, Laura SouzaBrauner, Mario Roberto Generosi2014-02-26T01:51:39Z2013http://hdl.handle.net/10183/87750000911807Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ! demonstrou ser uma das principais campanhas tocadas pelo Movimento Estudantil de Educação Física (MEEF). Após aprovação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) os cursos do país passaram por reestruturações curriculares e grande parte dividiu o curso em licenciatura e bacharelado, acreditando que era um ordenamento do Conselho Nacional de Educação (CNE). A partir das contradições vivenciadas pelos estudantes que tiveram seu curso fragmentado, o Diretório Acadêmico de Educação Física (DAEFI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) buscou, a partir da campanha do MEEF, travar uma luta pela unificação dos cursos. O presente trabalho objetiva analisar a atuação do MEEF/DAEFI-UFRGS na problemática da formação em EF – principalmente a divisão curricular em licenciatura e bacharelado – e seus desdobramentos nas disputas político-pedagógicas. Este estudo de caráter qualitativo e orientado pelo materialismo histórico dialético, utiliza o estudo de caso como sua opção metodológica. Os principais instrumentos de coleta de dados foram: 1. A revisão da produção acadêmica – para compreendermos se houve publicação sobre a temática nas universidades onde essa campanha foi mais expressiva; 2. A análise de documentos – através de materiais disponíveis virtualmente, jornais, panfletos, deliberações de plenária final, revistas, cartazes, reuniões, deliberações de semanas acadêmicas e seminários, para caracterizarmos os agentes imediatos, MEEF/CONFEF/CBCE/MNCR; 3. E um grupo focal com integrantes do DAEFI. Situamos a sociedade capitalista e a conjuntura política dando foco nas políticas neoliberais, a partir da década de 1990, e como as mesmas vão se desdobrar em políticas para educação superior. Qual o perfil de trabalhador busca-se formar e como a implementação das atuais DCN para Educação Física se situam nesse contexto. Procuramos resgatar o histórico e os embates em torno da aprovação das DCN e caracterizamos os principais agentes imediatos desse processo. Fizemos um resgate histórico e análise do processo da reestruturação curricular da ESEF/UFRGS. Como considerações à modo de conclusão afirmamos que o MEEF/ExNEEF e MNCR foram os principais agentes em defesa da unificação do curso. O CBCE proporcionou espaços de debates, mas há pouco posicionamentos da assembleia dos associados, sendo um espaço em disputa. E o CONFEF/CREF é o principal agente imediato que defende a divisão curricular. Na ESEF a atuação do DAEFI foi fundamental para o processo de reestruturação curricular, mas os embates internos não permitiram que o curso unificasse, estando ainda fragmentado através de ênfases do bacharelado. Compreendemos que as disputas pelas DCN estão no contexto geral de reestruturação produtiva, por isso é necessário que essa luta específica esteja vinculada a lutas gerais da sociedade.application/pdfporEducação físicaMovimento estudantilCurrículoEducação física é uma só! Formação unificada já! a campanha do movimento estudantil de educação física na ESEF/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911807.pdf000911807.pdfTexto completoapplication/pdf931537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87750/1/000911807.pdf768b1353cf60449f11d5aabb8edb0309MD51TEXT000911807.pdf.txt000911807.pdf.txtExtracted Texttext/plain252380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87750/2/000911807.pdf.txta197fea6f197a86330e5682107c878c7MD52THUMBNAIL000911807.pdf.jpg000911807.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87750/3/000911807.pdf.jpgd06be091bb2d500f169cca90856de600MD5310183/877502018-10-18 08:08:23.675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87750Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:08:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física é uma só! Formação unificada já! a campanha do movimento estudantil de educação física na ESEF/UFRGS
title Educação física é uma só! Formação unificada já! a campanha do movimento estudantil de educação física na ESEF/UFRGS
spellingShingle Educação física é uma só! Formação unificada já! a campanha do movimento estudantil de educação física na ESEF/UFRGS
Meneghel, Marina El Hajjar
Educação física
Movimento estudantil
Currículo
title_short Educação física é uma só! Formação unificada já! a campanha do movimento estudantil de educação física na ESEF/UFRGS
title_full Educação física é uma só! Formação unificada já! a campanha do movimento estudantil de educação física na ESEF/UFRGS
title_fullStr Educação física é uma só! Formação unificada já! a campanha do movimento estudantil de educação física na ESEF/UFRGS
title_full_unstemmed Educação física é uma só! Formação unificada já! a campanha do movimento estudantil de educação física na ESEF/UFRGS
title_sort Educação física é uma só! Formação unificada já! a campanha do movimento estudantil de educação física na ESEF/UFRGS
author Meneghel, Marina El Hajjar
author_facet Meneghel, Marina El Hajjar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneghel, Marina El Hajjar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
Brauner, Mario Roberto Generosi
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
Brauner, Mario Roberto Generosi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Movimento estudantil
Currículo
topic Educação física
Movimento estudantil
Currículo
description Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ! demonstrou ser uma das principais campanhas tocadas pelo Movimento Estudantil de Educação Física (MEEF). Após aprovação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) os cursos do país passaram por reestruturações curriculares e grande parte dividiu o curso em licenciatura e bacharelado, acreditando que era um ordenamento do Conselho Nacional de Educação (CNE). A partir das contradições vivenciadas pelos estudantes que tiveram seu curso fragmentado, o Diretório Acadêmico de Educação Física (DAEFI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) buscou, a partir da campanha do MEEF, travar uma luta pela unificação dos cursos. O presente trabalho objetiva analisar a atuação do MEEF/DAEFI-UFRGS na problemática da formação em EF – principalmente a divisão curricular em licenciatura e bacharelado – e seus desdobramentos nas disputas político-pedagógicas. Este estudo de caráter qualitativo e orientado pelo materialismo histórico dialético, utiliza o estudo de caso como sua opção metodológica. Os principais instrumentos de coleta de dados foram: 1. A revisão da produção acadêmica – para compreendermos se houve publicação sobre a temática nas universidades onde essa campanha foi mais expressiva; 2. A análise de documentos – através de materiais disponíveis virtualmente, jornais, panfletos, deliberações de plenária final, revistas, cartazes, reuniões, deliberações de semanas acadêmicas e seminários, para caracterizarmos os agentes imediatos, MEEF/CONFEF/CBCE/MNCR; 3. E um grupo focal com integrantes do DAEFI. Situamos a sociedade capitalista e a conjuntura política dando foco nas políticas neoliberais, a partir da década de 1990, e como as mesmas vão se desdobrar em políticas para educação superior. Qual o perfil de trabalhador busca-se formar e como a implementação das atuais DCN para Educação Física se situam nesse contexto. Procuramos resgatar o histórico e os embates em torno da aprovação das DCN e caracterizamos os principais agentes imediatos desse processo. Fizemos um resgate histórico e análise do processo da reestruturação curricular da ESEF/UFRGS. Como considerações à modo de conclusão afirmamos que o MEEF/ExNEEF e MNCR foram os principais agentes em defesa da unificação do curso. O CBCE proporcionou espaços de debates, mas há pouco posicionamentos da assembleia dos associados, sendo um espaço em disputa. E o CONFEF/CREF é o principal agente imediato que defende a divisão curricular. Na ESEF a atuação do DAEFI foi fundamental para o processo de reestruturação curricular, mas os embates internos não permitiram que o curso unificasse, estando ainda fragmentado através de ênfases do bacharelado. Compreendemos que as disputas pelas DCN estão no contexto geral de reestruturação produtiva, por isso é necessário que essa luta específica esteja vinculada a lutas gerais da sociedade.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-26T01:51:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87750
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911807
url http://hdl.handle.net/10183/87750
identifier_str_mv 000911807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87750/1/000911807.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87750/2/000911807.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87750/3/000911807.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 768b1353cf60449f11d5aabb8edb0309
a197fea6f197a86330e5682107c878c7
d06be091bb2d500f169cca90856de600
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460118786048