Diplomacia pública estadunidense através de intercâmbios educacionais : impacto dos programas jovens embaixadores e student leaders
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140597 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como tema a conexão existente entre os conceitos de soft power, diplomacia pública e diplomacia cultural e programas de intercâmbio educacionais. O objetivo desse trabalho é avaliar como dois programas de intercâmbio financiados pelo governo estadunidense - o programa Jovens Embaixadores e o programa Study in the U.S. Institutes for Student Leaders-, servem à diplomacia pública dos Estados Unidos e contribuem para a geração de soft power. Utilizando um survey aplicado aos alumni desses dois programas são analisados dados quantitativos e qualitativos a respeito do impacto gerado por esses programas nas percepções dos indivíduos a respeito dos Estados Unidos e do Brasil. Os resultados de programas de intercâmbio desse gênero tendem a alterar o comportamento e a percepção dos jovens em relação aos Estados Unidos (país anfitrião), ocasionando em repercussões na imagem internacional do país, e servindo, assim, para a sua diplomacia pública. |
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Bento, Luísa SaraivaRanincheski, Sonia Maria2016-05-10T02:07:04Z2015http://hdl.handle.net/10183/140597000988976Essa pesquisa tem como tema a conexão existente entre os conceitos de soft power, diplomacia pública e diplomacia cultural e programas de intercâmbio educacionais. O objetivo desse trabalho é avaliar como dois programas de intercâmbio financiados pelo governo estadunidense - o programa Jovens Embaixadores e o programa Study in the U.S. Institutes for Student Leaders-, servem à diplomacia pública dos Estados Unidos e contribuem para a geração de soft power. Utilizando um survey aplicado aos alumni desses dois programas são analisados dados quantitativos e qualitativos a respeito do impacto gerado por esses programas nas percepções dos indivíduos a respeito dos Estados Unidos e do Brasil. Os resultados de programas de intercâmbio desse gênero tendem a alterar o comportamento e a percepção dos jovens em relação aos Estados Unidos (país anfitrião), ocasionando em repercussões na imagem internacional do país, e servindo, assim, para a sua diplomacia pública.This research theme is the connection between the concepts of soft power, public diplomacy and cultural diplomacy and educational exchange programs. The aim of this study is to evaluate how two programs funded by the US government, the Young Ambassadors program and Study in the US Institutes for Student Leaders program serve the U.S. public diplomacy and contribute to the generation of soft power. Using a survey applied to alumni of these two programs are analyzed quantitative and qualitative data on the impact generated by these programs in the perceptions of individuals about the United States and Brazil. The results of this kind of exchange programs tend to change the behavior and perceptions of young people toward the United States (host country), resulting in an impact on the international image of the country and thus serving its public diplomacy.application/pdfporRelações internacionaisDiplomaciaDiplomacia culturalEstados UnidosUnited StatesExchange programsPublic diplomacySoft powerSurveyDiplomacia pública estadunidense através de intercâmbios educacionais : impacto dos programas jovens embaixadores e student leadersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Relações Internacionaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988976.pdf000988976.pdfTexto completoapplication/pdf688642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140597/1/000988976.pdf542998d8ef3ea58956f9343f21df422aMD51TEXT000988976.pdf.txt000988976.pdf.txtExtracted Texttext/plain143634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140597/2/000988976.pdf.txt15de25cc0409c3f6a19d8b5f2d97b607MD52THUMBNAIL000988976.pdf.jpg000988976.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140597/3/000988976.pdf.jpg203e378e14b14d617dbf14555b5dbd0cMD5310183/1405972022-11-09 05:45:02.771767oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140597Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-09T07:45:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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