Diplomacia pública estadunidense através de intercâmbios educacionais : impacto dos programas jovens embaixadores e student leaders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Luísa Saraiva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140597
Resumo: Essa pesquisa tem como tema a conexão existente entre os conceitos de soft power, diplomacia pública e diplomacia cultural e programas de intercâmbio educacionais. O objetivo desse trabalho é avaliar como dois programas de intercâmbio financiados pelo governo estadunidense - o programa Jovens Embaixadores e o programa Study in the U.S. Institutes for Student Leaders-, servem à diplomacia pública dos Estados Unidos e contribuem para a geração de soft power. Utilizando um survey aplicado aos alumni desses dois programas são analisados dados quantitativos e qualitativos a respeito do impacto gerado por esses programas nas percepções dos indivíduos a respeito dos Estados Unidos e do Brasil. Os resultados de programas de intercâmbio desse gênero tendem a alterar o comportamento e a percepção dos jovens em relação aos Estados Unidos (país anfitrião), ocasionando em repercussões na imagem internacional do país, e servindo, assim, para a sua diplomacia pública.
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