Autoritarismo e escolaridade : o caso brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259204 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de licenciatura tem como objetivo analisar a relação entre escolaridade e o autoritarismo do brasileiro. A hipótese a ser testada é de que, quanto maior a escolaridade do brasileiro, menor o seu autoritarismo. Para tal, esta pesquisa fez uma discussão teórica e histórica sobre o conceito de autoritarismo, a personalidade autoritária no Brasil, a relação entre educação e autoritarismo, a relação entre educação e autoritarismo no Brasil, além de análises estatísticas inferenciais utilizando dados da WVS 7 no Brasil para verificar a relação entre escolaridade, idade, classe social e autoritarismo nos brasileiros. O resultado das análises sugere que, de fato, quanto maior a escolaridade do brasileiro, menor a sua propensão ao autoritarismo, enquanto o mesmo não ocorre com a idade e a classe do brasileiro. Para que se possa estabelecer uma relação de causalidade entre escolaridade e autoritarismo no Brasil com mais confiança, recomenda-se a realização de estudos adicionais que analisem a relação entre um número maior de variáveis independentes e o autoritarismo como variável dependente, assim como a realização de pesquisas qualitativas sobre o assunto. |
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Munhoz, Pedro BarretoMorais, Jennifer Azambuja de2023-06-20T03:30:06Z2023http://hdl.handle.net/10183/259204001171133O presente trabalho de conclusão de licenciatura tem como objetivo analisar a relação entre escolaridade e o autoritarismo do brasileiro. A hipótese a ser testada é de que, quanto maior a escolaridade do brasileiro, menor o seu autoritarismo. Para tal, esta pesquisa fez uma discussão teórica e histórica sobre o conceito de autoritarismo, a personalidade autoritária no Brasil, a relação entre educação e autoritarismo, a relação entre educação e autoritarismo no Brasil, além de análises estatísticas inferenciais utilizando dados da WVS 7 no Brasil para verificar a relação entre escolaridade, idade, classe social e autoritarismo nos brasileiros. O resultado das análises sugere que, de fato, quanto maior a escolaridade do brasileiro, menor a sua propensão ao autoritarismo, enquanto o mesmo não ocorre com a idade e a classe do brasileiro. Para que se possa estabelecer uma relação de causalidade entre escolaridade e autoritarismo no Brasil com mais confiança, recomenda-se a realização de estudos adicionais que analisem a relação entre um número maior de variáveis independentes e o autoritarismo como variável dependente, assim como a realização de pesquisas qualitativas sobre o assunto.The objective of this work of conclusion for a Social Science licentiate degree is to analyze the relationship between the level of education and authoritarianism in the Brazilian population. The hypothesis to be tested is that, the greater de level of education of the average Brazilian, the smaller is his authoritarianism. In order to do so, this research made a theoretical and historical discussion about the concept of authoritarianism, the authoritarian personality in Brazil, the relationship between education and authoritarianism, the relationship between education and authoritarianism in Brazil, as well as inferential statistical analysis using the data from the 7th Wave of the World Values Survey in Brazil, in order to analyze the relationship between the level of education, age, social class and authoritarianism among Brazilians. The findings of the analysis suggest that, indeed, the greater the level of education of Brazilians, the smaller tend to be their authoritarianism, while the same does not occur with age and social class. In order to establish a relation of causality between the level of education and authoritarianism among Brazilians with more confidence it is recommended that additional studies be performed that analyze the relationship between a greater number of independent variables and authoritarianism as a dependent variable, as well as the implementation of qualitative researches on the subject.application/pdfporEscolaridadeAutoritarismo : BrasilTeoria críticaLevel of educationAuthoritarianismBrazilCritical theoryAutoritarismo e escolaridade : o caso brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171133.pdf.txt001171133.pdf.txtExtracted Texttext/plain123195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259204/2/001171133.pdf.txt88bc3d11192dc0df8454872be646ebebMD52ORIGINAL001171133.pdfTexto completoapplication/pdf383204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259204/1/001171133.pdf85661b2286a68723c90c947be04e6909MD5110183/2592042023-06-21 03:33:18.080844oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259204Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-21T06:33:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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