Autoritarismo e escolaridade : o caso brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Pedro Barreto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259204
Resumo: O presente trabalho de conclusão de licenciatura tem como objetivo analisar a relação entre escolaridade e o autoritarismo do brasileiro. A hipótese a ser testada é de que, quanto maior a escolaridade do brasileiro, menor o seu autoritarismo. Para tal, esta pesquisa fez uma discussão teórica e histórica sobre o conceito de autoritarismo, a personalidade autoritária no Brasil, a relação entre educação e autoritarismo, a relação entre educação e autoritarismo no Brasil, além de análises estatísticas inferenciais utilizando dados da WVS 7 no Brasil para verificar a relação entre escolaridade, idade, classe social e autoritarismo nos brasileiros. O resultado das análises sugere que, de fato, quanto maior a escolaridade do brasileiro, menor a sua propensão ao autoritarismo, enquanto o mesmo não ocorre com a idade e a classe do brasileiro. Para que se possa estabelecer uma relação de causalidade entre escolaridade e autoritarismo no Brasil com mais confiança, recomenda-se a realização de estudos adicionais que analisem a relação entre um número maior de variáveis independentes e o autoritarismo como variável dependente, assim como a realização de pesquisas qualitativas sobre o assunto.
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