Avaliação de déficit cognitivo em portadoras assintomáticas do vírus da imunodeficiência humana
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Data de Publicação: | 1993 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238187 |
Resumo: | Dezesseis portadoras assintomáticas do HIV e 26 controles soronegativos foram submetidos a uma testagem com a versão computadorizada do Wisconsin Card Sorting Test (WCST). O objetivo era medir as diferenças de déficits cognitivos nesses grupos. O estudo demonstrou diferença estatí~tica entre os grupos apenas nos individuos com grau de instrução universitário, medida pelo número de erros perseverativos. Esses resultados, se confirmados com amostras maiores, podem sugerir que os déficits cognitivos em mulheres HIV -positivas assintomáticas (ao menos com relação aos indivíduos com grau de escolarídade primário e secundário) não resultam, necessariamente, em grandes prejuízos na memória operacional e na flexibilidade do pensamento, nem em alterações comportamentais associadas a esses déficits. |
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Belmonte-de-Abreu, Paulo SilvaPádua, Analuiza Camozzato deSchestatsky, GustavoFialho, Marcelo B.Naud, Paulo Sergio VieroAndreoli, Tania2022-05-04T04:45:57Z19930102-7646http://hdl.handle.net/10183/238187000338100Dezesseis portadoras assintomáticas do HIV e 26 controles soronegativos foram submetidos a uma testagem com a versão computadorizada do Wisconsin Card Sorting Test (WCST). O objetivo era medir as diferenças de déficits cognitivos nesses grupos. O estudo demonstrou diferença estatí~tica entre os grupos apenas nos individuos com grau de instrução universitário, medida pelo número de erros perseverativos. Esses resultados, se confirmados com amostras maiores, podem sugerir que os déficits cognitivos em mulheres HIV -positivas assintomáticas (ao menos com relação aos indivíduos com grau de escolarídade primário e secundário) não resultam, necessariamente, em grandes prejuízos na memória operacional e na flexibilidade do pensamento, nem em alterações comportamentais associadas a esses déficits.Sixteen healthy HIV-infected females and 26 soronegative controls were tested with the computerized version of Wisconsin Card Sorting Test (WCST). The objective was to measure the diJferences of cognitive deficits among these groups. The study revealed statistic diJference between the groups only for individuais with university educational level, measured by the number of perseverative errors. These results, if further confirmed in larger samples, may suggest that cognitive deficits of healthy HIV-positive females (at least regarding individuais with primary and secondary schoollevels) does not result, necessarily, neither in considerable impairment of working memory and mind flexibility nor in behavior disturbances related to these deficits.application/pdfporRevista da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação Psiquiátrica da América Latina. Vol. 15, n. 4 (1993), p. 135-138.Testes neuropsicológicosSoropositividade para HIVEscolaridadeEstudos de casos e controlesMulheresCognitive deficitHealthy HIV-infected individuaisAIDSWisconsin Card Sorting TestAvaliação de déficit cognitivo em portadoras assintomáticas do vírus da imunodeficiência humanaCognitive deficit evaluation of healthy HIV-infected females info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000338100.pdf.txt000338100.pdf.txtExtracted Texttext/plain17253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238187/2/000338100.pdf.txtac5c05e43c1e84ecce6f2a48a556229aMD52ORIGINAL000338100.pdfTexto completoapplication/pdf2688865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238187/1/000338100.pdf68d52295bb148d19d55c42c322381d45MD5110183/2381872022-05-05 04:45:21.927616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238187Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-05T07:45:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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