A voz over como instrumento narrativo: narração, repetição e estilo em Berlin Alexanderplatz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hack, Arthur Wolff
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/111778
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar a voz over em Berlin Alexanderplatz, filme alemão de 1980 dirigido por Rainer Werner Fassbinder e baseado no livro homônimo de Alfred Döblin. A partir da observação de que essa voz não narra objetivamente o que se passa na história, pretende-se caracterizar como esse artifício se transforma em um instrumento narrativo do filme. Assim, este trabalho está divido em três partes. Na primeira, são feitas contextualizações do Cinema Novo Alemão, movimento dentro do qual filme e diretor se inserem, da obra de Fassbinder e do próprio filme. Esses três eixos trazem discussões tanto sobre o modo de trabalho de Fassbinder, a recepção de Berlin Alexanderplatz e como o movimento a que ambos pertenciam moldou possíveis escolhas estéticas do filme. A segunda parte traz uma abordagem teórica acerca tanto da narrativa como da voz no cinema. Pretende-se aqui mostrar como esses dois temas dialogam entre si e como a voz pode servir como formadora da narrativa cinematográfica. Além disso, essa parte trouxe também questões específicas da voz over no cinema, com o intuito de problematizar seus usos e sua história Por fim, foi analisada a voz over em Berlin Alexanderplatz à luz das discussões realizadas nas primeiras duas partes da monografia. Dividiu-se a análise em quatro categorias, cada uma representativa de um uso dessa técnica na obra. As categorias foram escolhidas tanto por serem recorrentes na narrativa como por se relacionarem entre si. Chegou-se assim a categorias que tratam a voz over como presença etérea, como forma de marcar repetições, como elemento intrusivo e como elemento de estilo narrativo.
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