Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Marcos de Abreu
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18830
Resumo: Existem estudos e obras falando da importância da dança na educação, mas ainda são poucas as pesquisas enfocando projetos e experiências que estão sendo bem sucedidos no seu contexto. Assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e descrever possíveis transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam de um projeto de dança desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola. Este trabalho de pesquisa é de caráter descritivo e interpretativo, tendo o questionário como instrumento central de coleta de informação. Os sujeitos desta pesquisa foram a direção, coordenadora pedagógica da escola, coordenadora do projeto cidade-escola, professora do grupo e autora do projeto, alunos participantes do grupo de danças e professores que tinham alunos no grupo de dança. Os questionários respondidos foram divididos em dois grupos para análise: grupos dos professores (incluindo direção e coordenação) e grupo dos alunos. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos alunos emergiram as seguintes categorias de análise: a) motivos, b) o que aprende, c) relação com a sala de aula, d) consequências para a escola. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos professores emergiram as seguintes categorias de análise: a) identificação de mudanças; b) tipos de mudanças; c) conseqüências para o aluno; d) conseqüências para a aula; e) conseqüências para a turma; f) conseqüências para a escola. Inferimos que projetos como este deveriam ser considerados pelas autoridades educacionais como alternativas eficazes nos processos de escolarização de crianças e jovens, talvez mesmo como um dos componentes contra a evasão escolar, pois a participação em projetos desta natureza fortalece o vínculo entre o estudante e a comunidade escolar.
id UFRGS-2_3251758d9bbdf9a3376cbc603d45ebe2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18830
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meira, Marcos de AbreuDantas, Monica Fagundes2010-03-24T04:15:54Z2009http://hdl.handle.net/10183/18830000732944Existem estudos e obras falando da importância da dança na educação, mas ainda são poucas as pesquisas enfocando projetos e experiências que estão sendo bem sucedidos no seu contexto. Assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e descrever possíveis transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam de um projeto de dança desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola. Este trabalho de pesquisa é de caráter descritivo e interpretativo, tendo o questionário como instrumento central de coleta de informação. Os sujeitos desta pesquisa foram a direção, coordenadora pedagógica da escola, coordenadora do projeto cidade-escola, professora do grupo e autora do projeto, alunos participantes do grupo de danças e professores que tinham alunos no grupo de dança. Os questionários respondidos foram divididos em dois grupos para análise: grupos dos professores (incluindo direção e coordenação) e grupo dos alunos. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos alunos emergiram as seguintes categorias de análise: a) motivos, b) o que aprende, c) relação com a sala de aula, d) consequências para a escola. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos professores emergiram as seguintes categorias de análise: a) identificação de mudanças; b) tipos de mudanças; c) conseqüências para o aluno; d) conseqüências para a aula; e) conseqüências para a turma; f) conseqüências para a escola. Inferimos que projetos como este deveriam ser considerados pelas autoridades educacionais como alternativas eficazes nos processos de escolarização de crianças e jovens, talvez mesmo como um dos componentes contra a evasão escolar, pois a participação em projetos desta natureza fortalece o vínculo entre o estudante e a comunidade escolar.application/pdfporDançaEnsino e aprendizagemTransformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000732944.pdf000732944.pdfTexto completoapplication/pdf367386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/1/000732944.pdf9add830bf0783b9abbc5502d45d0e8c2MD51TEXT000732944.pdf.txt000732944.pdf.txtExtracted Texttext/plain43960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/2/000732944.pdf.txtb1920a3796f8a6c70dae1808d8bb3d57MD52THUMBNAIL000732944.pdf.jpg000732944.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/3/000732944.pdf.jpg61a7aa383efabebf573aaa5d42085d1cMD5310183/188302018-10-10 08:16:12.06oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18830Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:16:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
title Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
spellingShingle Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
Meira, Marcos de Abreu
Dança
Ensino e aprendizagem
title_short Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
title_full Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
title_fullStr Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
title_full_unstemmed Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
title_sort Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
author Meira, Marcos de Abreu
author_facet Meira, Marcos de Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Marcos de Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Monica Fagundes
contributor_str_mv Dantas, Monica Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Ensino e aprendizagem
topic Dança
Ensino e aprendizagem
description Existem estudos e obras falando da importância da dança na educação, mas ainda são poucas as pesquisas enfocando projetos e experiências que estão sendo bem sucedidos no seu contexto. Assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e descrever possíveis transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam de um projeto de dança desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola. Este trabalho de pesquisa é de caráter descritivo e interpretativo, tendo o questionário como instrumento central de coleta de informação. Os sujeitos desta pesquisa foram a direção, coordenadora pedagógica da escola, coordenadora do projeto cidade-escola, professora do grupo e autora do projeto, alunos participantes do grupo de danças e professores que tinham alunos no grupo de dança. Os questionários respondidos foram divididos em dois grupos para análise: grupos dos professores (incluindo direção e coordenação) e grupo dos alunos. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos alunos emergiram as seguintes categorias de análise: a) motivos, b) o que aprende, c) relação com a sala de aula, d) consequências para a escola. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos professores emergiram as seguintes categorias de análise: a) identificação de mudanças; b) tipos de mudanças; c) conseqüências para o aluno; d) conseqüências para a aula; e) conseqüências para a turma; f) conseqüências para a escola. Inferimos que projetos como este deveriam ser considerados pelas autoridades educacionais como alternativas eficazes nos processos de escolarização de crianças e jovens, talvez mesmo como um dos componentes contra a evasão escolar, pois a participação em projetos desta natureza fortalece o vínculo entre o estudante e a comunidade escolar.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-24T04:15:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18830
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000732944
url http://hdl.handle.net/10183/18830
identifier_str_mv 000732944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/1/000732944.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/2/000732944.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/3/000732944.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9add830bf0783b9abbc5502d45d0e8c2
b1920a3796f8a6c70dae1808d8bb3d57
61a7aa383efabebf573aaa5d42085d1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447035292155904