Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18830 |
Resumo: | Existem estudos e obras falando da importância da dança na educação, mas ainda são poucas as pesquisas enfocando projetos e experiências que estão sendo bem sucedidos no seu contexto. Assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e descrever possíveis transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam de um projeto de dança desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola. Este trabalho de pesquisa é de caráter descritivo e interpretativo, tendo o questionário como instrumento central de coleta de informação. Os sujeitos desta pesquisa foram a direção, coordenadora pedagógica da escola, coordenadora do projeto cidade-escola, professora do grupo e autora do projeto, alunos participantes do grupo de danças e professores que tinham alunos no grupo de dança. Os questionários respondidos foram divididos em dois grupos para análise: grupos dos professores (incluindo direção e coordenação) e grupo dos alunos. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos alunos emergiram as seguintes categorias de análise: a) motivos, b) o que aprende, c) relação com a sala de aula, d) consequências para a escola. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos professores emergiram as seguintes categorias de análise: a) identificação de mudanças; b) tipos de mudanças; c) conseqüências para o aluno; d) conseqüências para a aula; e) conseqüências para a turma; f) conseqüências para a escola. Inferimos que projetos como este deveriam ser considerados pelas autoridades educacionais como alternativas eficazes nos processos de escolarização de crianças e jovens, talvez mesmo como um dos componentes contra a evasão escolar, pois a participação em projetos desta natureza fortalece o vínculo entre o estudante e a comunidade escolar. |
id |
UFRGS-2_3251758d9bbdf9a3376cbc603d45ebe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18830 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meira, Marcos de AbreuDantas, Monica Fagundes2010-03-24T04:15:54Z2009http://hdl.handle.net/10183/18830000732944Existem estudos e obras falando da importância da dança na educação, mas ainda são poucas as pesquisas enfocando projetos e experiências que estão sendo bem sucedidos no seu contexto. Assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e descrever possíveis transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam de um projeto de dança desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola. Este trabalho de pesquisa é de caráter descritivo e interpretativo, tendo o questionário como instrumento central de coleta de informação. Os sujeitos desta pesquisa foram a direção, coordenadora pedagógica da escola, coordenadora do projeto cidade-escola, professora do grupo e autora do projeto, alunos participantes do grupo de danças e professores que tinham alunos no grupo de dança. Os questionários respondidos foram divididos em dois grupos para análise: grupos dos professores (incluindo direção e coordenação) e grupo dos alunos. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos alunos emergiram as seguintes categorias de análise: a) motivos, b) o que aprende, c) relação com a sala de aula, d) consequências para a escola. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos professores emergiram as seguintes categorias de análise: a) identificação de mudanças; b) tipos de mudanças; c) conseqüências para o aluno; d) conseqüências para a aula; e) conseqüências para a turma; f) conseqüências para a escola. Inferimos que projetos como este deveriam ser considerados pelas autoridades educacionais como alternativas eficazes nos processos de escolarização de crianças e jovens, talvez mesmo como um dos componentes contra a evasão escolar, pois a participação em projetos desta natureza fortalece o vínculo entre o estudante e a comunidade escolar.application/pdfporDançaEnsino e aprendizagemTransformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000732944.pdf000732944.pdfTexto completoapplication/pdf367386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/1/000732944.pdf9add830bf0783b9abbc5502d45d0e8c2MD51TEXT000732944.pdf.txt000732944.pdf.txtExtracted Texttext/plain43960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/2/000732944.pdf.txtb1920a3796f8a6c70dae1808d8bb3d57MD52THUMBNAIL000732944.pdf.jpg000732944.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/3/000732944.pdf.jpg61a7aa383efabebf573aaa5d42085d1cMD5310183/188302018-10-10 08:16:12.06oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18830Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:16:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola |
title |
Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola |
spellingShingle |
Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola Meira, Marcos de Abreu Dança Ensino e aprendizagem |
title_short |
Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola |
title_full |
Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola |
title_fullStr |
Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola |
title_full_unstemmed |
Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola |
title_sort |
Transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam do Projeto de Dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola |
author |
Meira, Marcos de Abreu |
author_facet |
Meira, Marcos de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Marcos de Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Monica Fagundes |
contributor_str_mv |
Dantas, Monica Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Ensino e aprendizagem |
topic |
Dança Ensino e aprendizagem |
description |
Existem estudos e obras falando da importância da dança na educação, mas ainda são poucas as pesquisas enfocando projetos e experiências que estão sendo bem sucedidos no seu contexto. Assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e descrever possíveis transformações na vida escolar de crianças e adolescentes que participam de um projeto de dança desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola. Este trabalho de pesquisa é de caráter descritivo e interpretativo, tendo o questionário como instrumento central de coleta de informação. Os sujeitos desta pesquisa foram a direção, coordenadora pedagógica da escola, coordenadora do projeto cidade-escola, professora do grupo e autora do projeto, alunos participantes do grupo de danças e professores que tinham alunos no grupo de dança. Os questionários respondidos foram divididos em dois grupos para análise: grupos dos professores (incluindo direção e coordenação) e grupo dos alunos. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos alunos emergiram as seguintes categorias de análise: a) motivos, b) o que aprende, c) relação com a sala de aula, d) consequências para a escola. Da análise das informações referentes aos questionários aplicados aos professores emergiram as seguintes categorias de análise: a) identificação de mudanças; b) tipos de mudanças; c) conseqüências para o aluno; d) conseqüências para a aula; e) conseqüências para a turma; f) conseqüências para a escola. Inferimos que projetos como este deveriam ser considerados pelas autoridades educacionais como alternativas eficazes nos processos de escolarização de crianças e jovens, talvez mesmo como um dos componentes contra a evasão escolar, pois a participação em projetos desta natureza fortalece o vínculo entre o estudante e a comunidade escolar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-03-24T04:15:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18830 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000732944 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18830 |
identifier_str_mv |
000732944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/1/000732944.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/2/000732944.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18830/3/000732944.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9add830bf0783b9abbc5502d45d0e8c2 b1920a3796f8a6c70dae1808d8bb3d57 61a7aa383efabebf573aaa5d42085d1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447035292155904 |