Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Sheila Debastiani
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hernandez, Aline Reis Calvo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196257
Resumo: Esta pesquisa trata dos dilemas da educação inclusiva em relação às questões de dupla necessidade educacional em Altas Habilidades/Asperger. O objetivo deste artigo é questionar a possibilidade de desenvolver um trabalho coeso com crianças que possuem dupla necessidade educacional, a fim de que ela tenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Situações como: identificação dessas crianças, a questão do diagnóstico, como os autores/as e suas teorias podem contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de crianças com esta necessidade e quais as abordagens possíveis a serem utilizadas em relação ao ritmo de aprendizagem e currículo, também serão abordadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de tipo exploratória, descritiva e interpretativa. Para discutir a existência da dupla necessidade especial em pessoas que apresentam Altas Habilidades e Asperger, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 02 (duas) especialistas no tema: Sheila Torma Rodrigues e Marli Deuner. Constatou-se que existem ao menos alguns tópicos comuns em relação às crianças com Altas Habilidades e Asperger, relativos à interação social, linguagem, questão de vocabulário sofisticado, memória fotográfica, inflexibilidade mental e assincronismo. Acredita-se que este assunto apesar de polêmico mereça ser alvo de estudos mais profundos.
id UFRGS-2_325ea128a3ecc0aebd330a0159404f55
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196257
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Sheila DebastianiHernandez, Aline Reis Calvo2019-06-26T02:34:31Z20191984-3178http://hdl.handle.net/10183/196257001094147Esta pesquisa trata dos dilemas da educação inclusiva em relação às questões de dupla necessidade educacional em Altas Habilidades/Asperger. O objetivo deste artigo é questionar a possibilidade de desenvolver um trabalho coeso com crianças que possuem dupla necessidade educacional, a fim de que ela tenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Situações como: identificação dessas crianças, a questão do diagnóstico, como os autores/as e suas teorias podem contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de crianças com esta necessidade e quais as abordagens possíveis a serem utilizadas em relação ao ritmo de aprendizagem e currículo, também serão abordadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de tipo exploratória, descritiva e interpretativa. Para discutir a existência da dupla necessidade especial em pessoas que apresentam Altas Habilidades e Asperger, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 02 (duas) especialistas no tema: Sheila Torma Rodrigues e Marli Deuner. Constatou-se que existem ao menos alguns tópicos comuns em relação às crianças com Altas Habilidades e Asperger, relativos à interação social, linguagem, questão de vocabulário sofisticado, memória fotográfica, inflexibilidade mental e assincronismo. Acredita-se que este assunto apesar de polêmico mereça ser alvo de estudos mais profundos.This work deals with the dilemmas of inclusive education on the issues of dual educational need in High Skill/Asperger. The purpose of this article is to question the possibility of developing cohesive work with children who have a dual educational need in order to succeed in the teaching and learning process. Situations such as: identification of these children, the question of diagnosis, how the authors and their theories can contribute to the teaching and learning process of children with this need and what possible approaches to be used in relation to the learning pace and will also be addressed. A survey was conducted with a qualitative, exploratory, descriptive and interpretive approach. To discuss the existence of dual special need for people who are highly talented and have Asperger, semi-structured interviews were conducted with 02 (two) experts on the subject: Sheila Torma Rodrigues and Marli Deuner. From this, it was found that there are at least some common threads in relation to children who are highly talented and with Asperger relating to social interaction, language, matter of sophisticated vocabulary, photographic memory, mental inflexibility and asynchrony. It is believed that this matter, although polemical, desserves to be the target of further study.application/pdfporRevista Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis : Centro de Artes UDESC, 2019. Vol. 15, n. 1 (2019), p. 195-216Inclusão escolarSíndrome de AspergerEducationDual educational needHigh abilitiesAspergerDilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Aspergerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094147.pdf.txt001094147.pdf.txtExtracted Texttext/plain49250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196257/2/001094147.pdf.txt28e826f63c47a2713dd86eb4929b93d0MD52ORIGINAL001094147.pdfTexto completoapplication/pdf483043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196257/1/001094147.pdff507217fb79e4e3eda3ac17f803cc4afMD5110183/1962572020-10-04 03:53:38.892765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196257Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-04T06:53:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger
title Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger
spellingShingle Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger
Ramos, Sheila Debastiani
Inclusão escolar
Síndrome de Asperger
Education
Dual educational need
High abilities
Asperger
title_short Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger
title_full Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger
title_fullStr Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger
title_full_unstemmed Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger
title_sort Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger
author Ramos, Sheila Debastiani
author_facet Ramos, Sheila Debastiani
Hernandez, Aline Reis Calvo
author_role author
author2 Hernandez, Aline Reis Calvo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Sheila Debastiani
Hernandez, Aline Reis Calvo
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Síndrome de Asperger
topic Inclusão escolar
Síndrome de Asperger
Education
Dual educational need
High abilities
Asperger
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Dual educational need
High abilities
Asperger
description Esta pesquisa trata dos dilemas da educação inclusiva em relação às questões de dupla necessidade educacional em Altas Habilidades/Asperger. O objetivo deste artigo é questionar a possibilidade de desenvolver um trabalho coeso com crianças que possuem dupla necessidade educacional, a fim de que ela tenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Situações como: identificação dessas crianças, a questão do diagnóstico, como os autores/as e suas teorias podem contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de crianças com esta necessidade e quais as abordagens possíveis a serem utilizadas em relação ao ritmo de aprendizagem e currículo, também serão abordadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de tipo exploratória, descritiva e interpretativa. Para discutir a existência da dupla necessidade especial em pessoas que apresentam Altas Habilidades e Asperger, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 02 (duas) especialistas no tema: Sheila Torma Rodrigues e Marli Deuner. Constatou-se que existem ao menos alguns tópicos comuns em relação às crianças com Altas Habilidades e Asperger, relativos à interação social, linguagem, questão de vocabulário sofisticado, memória fotográfica, inflexibilidade mental e assincronismo. Acredita-se que este assunto apesar de polêmico mereça ser alvo de estudos mais profundos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-26T02:34:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196257
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-3178
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094147
identifier_str_mv 1984-3178
001094147
url http://hdl.handle.net/10183/196257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis : Centro de Artes UDESC, 2019. Vol. 15, n. 1 (2019), p. 195-216
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196257/2/001094147.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196257/1/001094147.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28e826f63c47a2713dd86eb4929b93d0
f507217fb79e4e3eda3ac17f803cc4af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447689487187968