Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196257 |
Resumo: | Esta pesquisa trata dos dilemas da educação inclusiva em relação às questões de dupla necessidade educacional em Altas Habilidades/Asperger. O objetivo deste artigo é questionar a possibilidade de desenvolver um trabalho coeso com crianças que possuem dupla necessidade educacional, a fim de que ela tenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Situações como: identificação dessas crianças, a questão do diagnóstico, como os autores/as e suas teorias podem contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de crianças com esta necessidade e quais as abordagens possíveis a serem utilizadas em relação ao ritmo de aprendizagem e currículo, também serão abordadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de tipo exploratória, descritiva e interpretativa. Para discutir a existência da dupla necessidade especial em pessoas que apresentam Altas Habilidades e Asperger, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 02 (duas) especialistas no tema: Sheila Torma Rodrigues e Marli Deuner. Constatou-se que existem ao menos alguns tópicos comuns em relação às crianças com Altas Habilidades e Asperger, relativos à interação social, linguagem, questão de vocabulário sofisticado, memória fotográfica, inflexibilidade mental e assincronismo. Acredita-se que este assunto apesar de polêmico mereça ser alvo de estudos mais profundos. |
id |
UFRGS-2_325ea128a3ecc0aebd330a0159404f55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196257 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Sheila DebastianiHernandez, Aline Reis Calvo2019-06-26T02:34:31Z20191984-3178http://hdl.handle.net/10183/196257001094147Esta pesquisa trata dos dilemas da educação inclusiva em relação às questões de dupla necessidade educacional em Altas Habilidades/Asperger. O objetivo deste artigo é questionar a possibilidade de desenvolver um trabalho coeso com crianças que possuem dupla necessidade educacional, a fim de que ela tenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Situações como: identificação dessas crianças, a questão do diagnóstico, como os autores/as e suas teorias podem contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de crianças com esta necessidade e quais as abordagens possíveis a serem utilizadas em relação ao ritmo de aprendizagem e currículo, também serão abordadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de tipo exploratória, descritiva e interpretativa. Para discutir a existência da dupla necessidade especial em pessoas que apresentam Altas Habilidades e Asperger, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 02 (duas) especialistas no tema: Sheila Torma Rodrigues e Marli Deuner. Constatou-se que existem ao menos alguns tópicos comuns em relação às crianças com Altas Habilidades e Asperger, relativos à interação social, linguagem, questão de vocabulário sofisticado, memória fotográfica, inflexibilidade mental e assincronismo. Acredita-se que este assunto apesar de polêmico mereça ser alvo de estudos mais profundos.This work deals with the dilemmas of inclusive education on the issues of dual educational need in High Skill/Asperger. The purpose of this article is to question the possibility of developing cohesive work with children who have a dual educational need in order to succeed in the teaching and learning process. Situations such as: identification of these children, the question of diagnosis, how the authors and their theories can contribute to the teaching and learning process of children with this need and what possible approaches to be used in relation to the learning pace and will also be addressed. A survey was conducted with a qualitative, exploratory, descriptive and interpretive approach. To discuss the existence of dual special need for people who are highly talented and have Asperger, semi-structured interviews were conducted with 02 (two) experts on the subject: Sheila Torma Rodrigues and Marli Deuner. From this, it was found that there are at least some common threads in relation to children who are highly talented and with Asperger relating to social interaction, language, matter of sophisticated vocabulary, photographic memory, mental inflexibility and asynchrony. It is believed that this matter, although polemical, desserves to be the target of further study.application/pdfporRevista Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis : Centro de Artes UDESC, 2019. Vol. 15, n. 1 (2019), p. 195-216Inclusão escolarSíndrome de AspergerEducationDual educational needHigh abilitiesAspergerDilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Aspergerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094147.pdf.txt001094147.pdf.txtExtracted Texttext/plain49250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196257/2/001094147.pdf.txt28e826f63c47a2713dd86eb4929b93d0MD52ORIGINAL001094147.pdfTexto completoapplication/pdf483043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196257/1/001094147.pdff507217fb79e4e3eda3ac17f803cc4afMD5110183/1962572020-10-04 03:53:38.892765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196257Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-04T06:53:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger |
title |
Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger |
spellingShingle |
Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger Ramos, Sheila Debastiani Inclusão escolar Síndrome de Asperger Education Dual educational need High abilities Asperger |
title_short |
Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger |
title_full |
Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger |
title_fullStr |
Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger |
title_full_unstemmed |
Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger |
title_sort |
Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger |
author |
Ramos, Sheila Debastiani |
author_facet |
Ramos, Sheila Debastiani Hernandez, Aline Reis Calvo |
author_role |
author |
author2 |
Hernandez, Aline Reis Calvo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Sheila Debastiani Hernandez, Aline Reis Calvo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Síndrome de Asperger |
topic |
Inclusão escolar Síndrome de Asperger Education Dual educational need High abilities Asperger |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Dual educational need High abilities Asperger |
description |
Esta pesquisa trata dos dilemas da educação inclusiva em relação às questões de dupla necessidade educacional em Altas Habilidades/Asperger. O objetivo deste artigo é questionar a possibilidade de desenvolver um trabalho coeso com crianças que possuem dupla necessidade educacional, a fim de que ela tenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Situações como: identificação dessas crianças, a questão do diagnóstico, como os autores/as e suas teorias podem contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de crianças com esta necessidade e quais as abordagens possíveis a serem utilizadas em relação ao ritmo de aprendizagem e currículo, também serão abordadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de tipo exploratória, descritiva e interpretativa. Para discutir a existência da dupla necessidade especial em pessoas que apresentam Altas Habilidades e Asperger, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 02 (duas) especialistas no tema: Sheila Torma Rodrigues e Marli Deuner. Constatou-se que existem ao menos alguns tópicos comuns em relação às crianças com Altas Habilidades e Asperger, relativos à interação social, linguagem, questão de vocabulário sofisticado, memória fotográfica, inflexibilidade mental e assincronismo. Acredita-se que este assunto apesar de polêmico mereça ser alvo de estudos mais profundos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-26T02:34:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196257 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-3178 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094147 |
identifier_str_mv |
1984-3178 001094147 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis : Centro de Artes UDESC, 2019. Vol. 15, n. 1 (2019), p. 195-216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196257/2/001094147.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196257/1/001094147.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28e826f63c47a2713dd86eb4929b93d0 f507217fb79e4e3eda3ac17f803cc4af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447689487187968 |