A religação dos saberes e a ação estratégica : o pensamento complexo na prática docente
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210450 |
Resumo: | Como é ser professor na contemporaneidade? Quais caminhos podem ser tomados na formação docente frente às expectativas da sociedade da informação? Existe no presente uma racionalidade pedagógica, ou não? Através desses e de outros ques-tionamentos, o artigo tem como objetivo encetar uma reflexão acerca do ensino enquanto uma emancipação docente e discente alicerçada na oportunidade à criati-vidade e que trabalhe pela incerteza. Para isso, é elencado o Pensamento Complexo e seus princípios, presentes na obra de Edgar Morin, no âmbito de uma conexão com a instituição escola. Argumentamos que um conhecimento provisório e unido pela totalidade da cultura, da biologia e da sociedade constitui uma possibilidade para o professor ressignificar sua prática e dar sentido ao seu conhecimento. Representa, de forma semelhante, um ideal de planejamento didático como artefato estraté-gico, consciente das aleatoriedades do espaço social e aberto às aventuras do acaso e da imprevisibilidade histórica. Nesse sentido, a obra de Edgar Morin contempla não uma inovadora educação, mas outro olhar sobre os processos pedagógicos, que começam a serem pensados pela ótica da compreensão humana, da religação de saberes e do restabelecimento da ética e da solidariedade, em meio à globalização. |
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Castrogiovanni, Antonio CarlosBatista, Bruno Nunes2020-06-20T03:41:01Z20161984-2880http://hdl.handle.net/10183/210450001001146Como é ser professor na contemporaneidade? Quais caminhos podem ser tomados na formação docente frente às expectativas da sociedade da informação? Existe no presente uma racionalidade pedagógica, ou não? Através desses e de outros ques-tionamentos, o artigo tem como objetivo encetar uma reflexão acerca do ensino enquanto uma emancipação docente e discente alicerçada na oportunidade à criati-vidade e que trabalhe pela incerteza. Para isso, é elencado o Pensamento Complexo e seus princípios, presentes na obra de Edgar Morin, no âmbito de uma conexão com a instituição escola. Argumentamos que um conhecimento provisório e unido pela totalidade da cultura, da biologia e da sociedade constitui uma possibilidade para o professor ressignificar sua prática e dar sentido ao seu conhecimento. Representa, de forma semelhante, um ideal de planejamento didático como artefato estraté-gico, consciente das aleatoriedades do espaço social e aberto às aventuras do acaso e da imprevisibilidade histórica. Nesse sentido, a obra de Edgar Morin contempla não uma inovadora educação, mas outro olhar sobre os processos pedagógicos, que começam a serem pensados pela ótica da compreensão humana, da religação de saberes e do restabelecimento da ética e da solidariedade, em meio à globalização.What does it mean to be a teacher nowadays? Which ways can be taken in teacher training considering the information society? Is there a pedagogical rea-soning nowadays? These and other questions are useful to bring out a reflection on teaching as a teacher and student emancipation process grounded on creativity and working through uncertainty. To achieve this goal we rely on the theoretical support of The Complexity Theory of Edgar Morin by bringing together complex thinking principles and the school institution. We defend a kind of knowledge that is provisional and bound by the totality of culture, biology and society. Such knowledge may be the foundation under which teachers can reframe their practice and make their knowledge meaningful. It also represents an ideal of educational planning as a strategic device aware of the social space randomness and open to adventures of chance and historical unpredictability. In this sense, Edgar Morin’s work embraces not an innovative education but another view on pedagogical processes thought through the lens of human understanding, the knowledge and the restoration of ethics and solidarity in a globalization age.application/pdfporCompetência : revista da educação superior do Senac-RS. Vol. 9, n. 1 (jan./jul. 2016), p. 11-28Formação docenteConhecimentoComplex ThinkingKnowledge of KnowledgeTeacher TrainingA religação dos saberes e a ação estratégica : o pensamento complexo na prática docenteReconnection of knowledges and strategic action : complex thinking in teaching practiceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001001146.pdf.txt001001146.pdf.txtExtracted Texttext/plain46477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210450/2/001001146.pdf.txteda66913112a35c1ea8fd0aa2e48da0cMD52ORIGINAL001001146.pdfTexto completoapplication/pdf1154922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210450/1/001001146.pdf47fd934e7b524da88cbf0819c6a68e5aMD5110183/2104502021-03-09 04:31:44.17833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210450Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:31:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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