A ética da informação nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil : uma análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Vinícius Cerva de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189753
Resumo: Busca responder o seguinte problema: como está caracterizada a área da Ética da Informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil? Para tanto, elabora objetivos específicos: aprender sobre a Ética da Informação através dos seus tópicos de interesse; identificar quais projetos de pesquisa, artigos e disciplinas dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil podem estar abordando a área da Ética da Informação, e categorizar o material identificado. Desenvolve, a fim de atingir estes objetivos, uma pesquisa básica, quantitativa e descritiva, sob a técnica de Análise de Conteúdo, com a qual se vale de elaboração de índice e indicadores (ensino, pesquisa e produção), cuja variável é a frequência de ocorrência dos tópicos de interesse da Ética da Informação nas disciplinas, projetos de pesquisa e artigos dos Programas da área científica já mencionada. Infere que há uma disparidade significativa com relação ao tópico da ética profissional do bibliotecário entre os indicadores de pesquisa e produção; que o tópico de plágio, ocorrido em disciplina, artigo e projeto, é um assunto muito pertinente atualmente; que o papel da docente Isa Maria Freire nos assuntos que relacionam Ética da Informação com a Web é um destaque, e que Maria Nélida González Gómez, por mais que tenha sido vista sua participação só num projeto de pesquisa, ainda assim contribuiu com a criação de um livro em 2017 sobre Ética da Informação. Conclui que é interessante um trabalho acadêmico sobre Ética da Informação mais aprofundado, tomando, talvez, uma amostra de todos os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação brasileiros e, assim, não se limitando a analisar disciplinas, projetos e artigos, como também livros e capítulos de livros, por exemplo. Conclui, ainda, questionando a necessidade de haver uma igualdade/”simetria” entre quantidade de projetos e artigos sobre um determinado assunto, bem como, por fim, destaca a importância da área da Ética da Informação em função da existência de desafios ético-informacionais propostos por tópicos como plágio e fake news.
id UFRGS-2_32774d3ead886da63f6554747adf297b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189753
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moraes, Vinícius Cerva deMedeiros, Jackson da Silva2019-03-29T04:11:06Z2018http://hdl.handle.net/10183/189753001087787Busca responder o seguinte problema: como está caracterizada a área da Ética da Informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil? Para tanto, elabora objetivos específicos: aprender sobre a Ética da Informação através dos seus tópicos de interesse; identificar quais projetos de pesquisa, artigos e disciplinas dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil podem estar abordando a área da Ética da Informação, e categorizar o material identificado. Desenvolve, a fim de atingir estes objetivos, uma pesquisa básica, quantitativa e descritiva, sob a técnica de Análise de Conteúdo, com a qual se vale de elaboração de índice e indicadores (ensino, pesquisa e produção), cuja variável é a frequência de ocorrência dos tópicos de interesse da Ética da Informação nas disciplinas, projetos de pesquisa e artigos dos Programas da área científica já mencionada. Infere que há uma disparidade significativa com relação ao tópico da ética profissional do bibliotecário entre os indicadores de pesquisa e produção; que o tópico de plágio, ocorrido em disciplina, artigo e projeto, é um assunto muito pertinente atualmente; que o papel da docente Isa Maria Freire nos assuntos que relacionam Ética da Informação com a Web é um destaque, e que Maria Nélida González Gómez, por mais que tenha sido vista sua participação só num projeto de pesquisa, ainda assim contribuiu com a criação de um livro em 2017 sobre Ética da Informação. Conclui que é interessante um trabalho acadêmico sobre Ética da Informação mais aprofundado, tomando, talvez, uma amostra de todos os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação brasileiros e, assim, não se limitando a analisar disciplinas, projetos e artigos, como também livros e capítulos de livros, por exemplo. Conclui, ainda, questionando a necessidade de haver uma igualdade/”simetria” entre quantidade de projetos e artigos sobre um determinado assunto, bem como, por fim, destaca a importância da área da Ética da Informação em função da existência de desafios ético-informacionais propostos por tópicos como plágio e fake news.It tries to answer the following problem: how is it characterized the area of Information Ethics in the Post-Graduation Programs of Information Science of Brazil? To achieve this, it elaborates these specified objectives: to learn about Information Ethics through its topics of interest; to idenfity which research projects, articles and disciplines in the Post-Graduation Programs of Information Science of Brazil might be dealing with the area of Information Ethics, and to categorize the identified material. It develops, in order to meet these goals, a basic, quantitative and descriptive research, using the technique of Content Analysis, by whom it is created an index and indicators (teaching, research and production), whose variable is the frequency that topics of interest of Information Ethics appear in the disciplines, research projects and articles of the Programs of the mentioned scientific area. It infers that it is occurring a significative disparity regarding the topic of the ethics of the librarian between the indicadors of research and production; that the topic of plagiarism, occurring in discipline, article and reserch project, is a very pertinent subject nowadays; that the role of Professor Isa Maria Freire in the subjects that relate Information Ethics and the Web deserves an emphasis, and that Maria Nélida González Gómez, even though her participation was seen only in a research project, nevertheless contributed with the creation of a book in 2017 about Information Ethics. It concludes that it is interesting a deeper academic work about Information Ethics, maybe gathering a sample of all the brazilian Post-Graduation Programs of Information Science and, this way, not being limited in analyzing disciplines, projects and articles, but also books and book chapters, for instance. It still concludes questioning the necessity of having an equality/”symmetry” between the quantity of projects and articles about a certain subject, as well as, finally, highlighting the relevance of the area of Information Ethics based on the existence of ethical-informational challenges presented by topics like plagiarism and fake news.application/pdfporÉticaPós-Graduação : BrasilInformation EthicsPost-Graduation of Information Science of BrazilA ética da informação nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil : uma análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087787.pdf.txt001087787.pdf.txtExtracted Texttext/plain167289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189753/2/001087787.pdf.txt1f22fdaae465e60e5a7914904cdc3dedMD52ORIGINAL001087787.pdfTexto completoapplication/pdf947092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189753/1/001087787.pdfcfb58495decafc22fd3d63cc8bdb430dMD5110183/1897532019-03-30 04:23:06.292341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189753Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-30T07:23:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ética da informação nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil : uma análise
title A ética da informação nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil : uma análise
spellingShingle A ética da informação nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil : uma análise
Moraes, Vinícius Cerva de
Ética
Pós-Graduação : Brasil
Information Ethics
Post-Graduation of Information Science of Brazil
title_short A ética da informação nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil : uma análise
title_full A ética da informação nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil : uma análise
title_fullStr A ética da informação nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil : uma análise
title_full_unstemmed A ética da informação nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil : uma análise
title_sort A ética da informação nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil : uma análise
author Moraes, Vinícius Cerva de
author_facet Moraes, Vinícius Cerva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Vinícius Cerva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Jackson da Silva
contributor_str_mv Medeiros, Jackson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Pós-Graduação : Brasil
topic Ética
Pós-Graduação : Brasil
Information Ethics
Post-Graduation of Information Science of Brazil
dc.subject.eng.fl_str_mv Information Ethics
Post-Graduation of Information Science of Brazil
description Busca responder o seguinte problema: como está caracterizada a área da Ética da Informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil? Para tanto, elabora objetivos específicos: aprender sobre a Ética da Informação através dos seus tópicos de interesse; identificar quais projetos de pesquisa, artigos e disciplinas dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil podem estar abordando a área da Ética da Informação, e categorizar o material identificado. Desenvolve, a fim de atingir estes objetivos, uma pesquisa básica, quantitativa e descritiva, sob a técnica de Análise de Conteúdo, com a qual se vale de elaboração de índice e indicadores (ensino, pesquisa e produção), cuja variável é a frequência de ocorrência dos tópicos de interesse da Ética da Informação nas disciplinas, projetos de pesquisa e artigos dos Programas da área científica já mencionada. Infere que há uma disparidade significativa com relação ao tópico da ética profissional do bibliotecário entre os indicadores de pesquisa e produção; que o tópico de plágio, ocorrido em disciplina, artigo e projeto, é um assunto muito pertinente atualmente; que o papel da docente Isa Maria Freire nos assuntos que relacionam Ética da Informação com a Web é um destaque, e que Maria Nélida González Gómez, por mais que tenha sido vista sua participação só num projeto de pesquisa, ainda assim contribuiu com a criação de um livro em 2017 sobre Ética da Informação. Conclui que é interessante um trabalho acadêmico sobre Ética da Informação mais aprofundado, tomando, talvez, uma amostra de todos os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação brasileiros e, assim, não se limitando a analisar disciplinas, projetos e artigos, como também livros e capítulos de livros, por exemplo. Conclui, ainda, questionando a necessidade de haver uma igualdade/”simetria” entre quantidade de projetos e artigos sobre um determinado assunto, bem como, por fim, destaca a importância da área da Ética da Informação em função da existência de desafios ético-informacionais propostos por tópicos como plágio e fake news.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-29T04:11:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189753
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001087787
url http://hdl.handle.net/10183/189753
identifier_str_mv 001087787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189753/2/001087787.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189753/1/001087787.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f22fdaae465e60e5a7914904cdc3ded
cfb58495decafc22fd3d63cc8bdb430d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447237148278784