Análise da demanda de consultoria de pacientes internados à equipe de estomatologia do hospital de clínicas de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250228 |
Resumo: | Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo realizar o levantamento e a descrição das demandas de consultorias solicitadas à equipe de Estomatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), realizadas no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2018. Metodologia: Esta pesquisa se trata de um estudo transversal descritivo, em que um levantamento censitário foi elaborado a partir da coleta e análise de informações a respeito de consultorias à Estomatologia. Todas as informações foram obtidas no banco de dados do Software De Gestão Hospitalar (AGHUse®), utilizado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), transferidas e analisadas em uma planilha de dados no Microsoft Excel 2010 ® e posteriormente, enviadas ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) para elaboração da estatística descritiva. Resultados: Durante o período de dez anos, um total de 4433 consultorias foram solicitadas, destas 4136 (93,3%) foram atendidas sendo a maioria delas solicitadas no biênio de 2013 (14,1%) e 2014 (12,3%). Houve prevalência do gênero masculino (62,8%), com média de idade no momento da internação de 34,8 anos (DP± 22,3). A maioria dos indivíduos atendidos pela equipe residiam em munícipios da região metropolitana de Porto Alegre (41,4%) e tinham o Sistema Único de Saúde (SUS) como convênio de internação (88,6%). O principal motivo das solicitações foi a presença de lesões em boca (63,5%) e a Hematologia (37,3%) foi a equipe mais solicitante. As demandas foram acompanhadas em média por 2,5 dias e realizadas, majoritariamente, em pacientes com mucosite bucal (43,5) que necessitaram de tratamento com fotobiomodulação (44,8%). Conclusão: Apresentamos de maneira quantitativa o perfil do paciente e da sua demanda por cuidado à equipe de Estomatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Além do conhecimento a respeito do serviço ofertado foi possível demostrar a proporção e qualidade do trabalho executado, exemplificando a importância de ações de promoção e manutenção de saúde bucal em meio hospitalar. |
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Zigmundo, Gisele Correa de OliveiraMartins, Manoela DominguesMartins, Marco Antonio TrevizaniNeves, Matheus2022-10-25T04:53:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/250228001150043Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo realizar o levantamento e a descrição das demandas de consultorias solicitadas à equipe de Estomatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), realizadas no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2018. Metodologia: Esta pesquisa se trata de um estudo transversal descritivo, em que um levantamento censitário foi elaborado a partir da coleta e análise de informações a respeito de consultorias à Estomatologia. Todas as informações foram obtidas no banco de dados do Software De Gestão Hospitalar (AGHUse®), utilizado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), transferidas e analisadas em uma planilha de dados no Microsoft Excel 2010 ® e posteriormente, enviadas ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) para elaboração da estatística descritiva. Resultados: Durante o período de dez anos, um total de 4433 consultorias foram solicitadas, destas 4136 (93,3%) foram atendidas sendo a maioria delas solicitadas no biênio de 2013 (14,1%) e 2014 (12,3%). Houve prevalência do gênero masculino (62,8%), com média de idade no momento da internação de 34,8 anos (DP± 22,3). A maioria dos indivíduos atendidos pela equipe residiam em munícipios da região metropolitana de Porto Alegre (41,4%) e tinham o Sistema Único de Saúde (SUS) como convênio de internação (88,6%). O principal motivo das solicitações foi a presença de lesões em boca (63,5%) e a Hematologia (37,3%) foi a equipe mais solicitante. As demandas foram acompanhadas em média por 2,5 dias e realizadas, majoritariamente, em pacientes com mucosite bucal (43,5) que necessitaram de tratamento com fotobiomodulação (44,8%). Conclusão: Apresentamos de maneira quantitativa o perfil do paciente e da sua demanda por cuidado à equipe de Estomatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Além do conhecimento a respeito do serviço ofertado foi possível demostrar a proporção e qualidade do trabalho executado, exemplificando a importância de ações de promoção e manutenção de saúde bucal em meio hospitalar.Objective: This study aims to analyze and describe the demands of appointments requested for the Stomatology team of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), conducted from January 2008 to December 2018. Methodology: This research is a descriptive cross-sectional study, in which a census survey was elaborated from the collection and analysis of information about stomatology appointments. All information was obtained from the hospital management software database (AGHUse®), used by the Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), transferred and analyzed in a data sheet in Microsoft Excel 2010 ® and later sent to Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) for the elaboration of descriptive statistics. Results: During the ten-year period, a total of 4433 appointments were requested, 4136 (93.3%) attended and majority being requested in 2013 (14.1%) and 2014 (12.3%). There was a male prevalence (62.8%), with an average age at hospitalization of 34.8 years (SD ± 22.3). Most of the individuals assisted by the team lived in counties of the metropolitan region of Porto Alegre (41.4%) and had the Unified Health System (SUS) as their hospitalization insurance (88.6%). The main reason for the requests was the presence of oral lesions (63.5%) and the Hematology (37.3%) was the team which originated most of the requests. The demands were followed for an average of 2.5 days, and most of them were carried out in patients with oral mucositis (43.5) requiring treatment with photobiomodulation (44.8%). Conclusion: We present quantitatively the patient's profile and demand for care to the Stomatology team of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre. In addition to knowledge about the service offered, it was possible to demonstrate the proportion and quality of work performed, exemplifying the importance of actions to promote and maintain oral health in hospitals.application/pdfporMedicina bucalEpidemiologiaServiços hospitalaresMucositeOncologiaBucal medicineEpidemiologyHospital services, mucositisMedical OncologyAnálise da demanda de consultoria de pacientes internados à equipe de estomatologia do hospital de clínicas de Porto AlegreAnalysis of the demand for consulting from inpatients to the stomatology team at the hospital of clinics in Porto Alegre info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Residência integrada em saúde bucalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150043.pdf.txt001150043.pdf.txtExtracted Texttext/plain52216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250228/2/001150043.pdf.txtc50af55054b5b361234b5a75a8c5a976MD52ORIGINAL001150043.pdfTexto completoapplication/pdf1176314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250228/1/001150043.pdff85b334acab0fec8333f0d0948fc2d50MD5110183/2502282023-08-23 03:28:49.744438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250228Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-08-23T06:28:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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