Concepções de boa postura dos participantes da escola postural da ESEF/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Adriane
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Souza, Jorge Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19479
Resumo: Neste artigo apresentamos e discutimos concepções de boa postura engendradas na dissertação de Mestrado "A Corporeidade na Escola Postural". As reflexões são realizadas a partir de entrevista semi-estruturada realizada com dez participantes inscritos no programa de extensão Escola Postural oferecido à comunidade na EsEF/UFRGS em 1997. A análise das entrevistas possibilitou-nos compreender que a concepção de boa postura dos participantes é bastante semelhante à difundida na literatura a partir do século XIX, a qual prioriza o alinhamento e posicionamento dos segmentos corporais, a força e tensão muscular e o controle e disciplina corporal. Concepções mais atuais relacionadas à percepção corporal são pouco citadas pelos entrevistados.
id UFRGS-2_32c426afbfb24d92705161da12cc7a9e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19479
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, AdrianeSouza, Jorge Luiz de2010-04-16T09:10:11Z20020104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/19479000317607Neste artigo apresentamos e discutimos concepções de boa postura engendradas na dissertação de Mestrado "A Corporeidade na Escola Postural". As reflexões são realizadas a partir de entrevista semi-estruturada realizada com dez participantes inscritos no programa de extensão Escola Postural oferecido à comunidade na EsEF/UFRGS em 1997. A análise das entrevistas possibilitou-nos compreender que a concepção de boa postura dos participantes é bastante semelhante à difundida na literatura a partir do século XIX, a qual prioriza o alinhamento e posicionamento dos segmentos corporais, a força e tensão muscular e o controle e disciplina corporal. Concepções mais atuais relacionadas à percepção corporal são pouco citadas pelos entrevistados.In thisarticle, we present and discuss conceptions of good posture engendered in the master thesis titled "Corpority in Back School". The reflections are done based on a semistructured interview applied to ten participants inscribed in theextensionprogram Back School offered to the general community at ESEF/ UFRGS, in 1997. The analysis of the interviews allowed us to comprehend that the participants' conception of good posture is very similar to that disseminated in literature from XIX century on, which gives priority to the alignment and position of body segments, to muscular strength and strain, and to body control and discipline. More recent conceptions related to body perception are littlemen tioned by the subjects in terviewed.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 8, n.1 (2002), p. 9-20Postura corporalBodyposition, SchoolSchoolConcepções de boa postura dos participantes da escola postural da ESEF/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000317607.pdf000317607.pdfTexto completoapplication/pdf187178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19479/1/000317607.pdfc5de8fde7be64db320df85f6c3d532e2MD51TEXT000317607.pdf.txt000317607.pdf.txtExtracted Texttext/plain40746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19479/2/000317607.pdf.txtf8f071e13c47e4ae3f35bf54480f46d6MD52THUMBNAIL000317607.pdf.jpg000317607.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19479/3/000317607.pdf.jpga66a5683acdd65369f95afa79e0815deMD5310183/194792018-10-11 09:03:28.713oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:03:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de boa postura dos participantes da escola postural da ESEF/UFRGS
title Concepções de boa postura dos participantes da escola postural da ESEF/UFRGS
spellingShingle Concepções de boa postura dos participantes da escola postural da ESEF/UFRGS
Vieira, Adriane
Postura corporal
Bodyposition, School
School
title_short Concepções de boa postura dos participantes da escola postural da ESEF/UFRGS
title_full Concepções de boa postura dos participantes da escola postural da ESEF/UFRGS
title_fullStr Concepções de boa postura dos participantes da escola postural da ESEF/UFRGS
title_full_unstemmed Concepções de boa postura dos participantes da escola postural da ESEF/UFRGS
title_sort Concepções de boa postura dos participantes da escola postural da ESEF/UFRGS
author Vieira, Adriane
author_facet Vieira, Adriane
Souza, Jorge Luiz de
author_role author
author2 Souza, Jorge Luiz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Adriane
Souza, Jorge Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Postura corporal
topic Postura corporal
Bodyposition, School
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Bodyposition, School
School
description Neste artigo apresentamos e discutimos concepções de boa postura engendradas na dissertação de Mestrado "A Corporeidade na Escola Postural". As reflexões são realizadas a partir de entrevista semi-estruturada realizada com dez participantes inscritos no programa de extensão Escola Postural oferecido à comunidade na EsEF/UFRGS em 1997. A análise das entrevistas possibilitou-nos compreender que a concepção de boa postura dos participantes é bastante semelhante à difundida na literatura a partir do século XIX, a qual prioriza o alinhamento e posicionamento dos segmentos corporais, a força e tensão muscular e o controle e disciplina corporal. Concepções mais atuais relacionadas à percepção corporal são pouco citadas pelos entrevistados.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19479
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000317607
identifier_str_mv 0104-754X
000317607
url http://hdl.handle.net/10183/19479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. Vol. 8, n.1 (2002), p. 9-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19479/1/000317607.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19479/2/000317607.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19479/3/000317607.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5de8fde7be64db320df85f6c3d532e2
f8f071e13c47e4ae3f35bf54480f46d6
a66a5683acdd65369f95afa79e0815de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487079469973504