Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mossmann, João Batista
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni, Barbosa, Débora Nice Ferrari, Cardoso, Caroline de Oliveira, Fonseca, Rochele Paz, Cerqueira, Bernardo Benites de, Colling, Ana Paula Cervi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173931
Resumo: O presente artigo apresenta o Exergame "As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço", focado na estimulação do desenvolvimento cognitivo infantil no contexto das funções executivas, mais especificamente do controle inibitório, para as crianças do Ensino Fundamental I. O artigo também aborda o processo de avaliação prévia do jogo desenvolvido, antes de sua utilização no ambiente escolar. O processo de avaliação foi realizado em etapas distintas, por meio da combinação de duas técnicas: uma etapa foi julgada por especialistas em neuropsicologia e outra conduzida com um usuário de mesma idade das crianças que participarão da intervenção futura. Assim, este estudo avaliou e promoveu ajustes no Exergame, orientado pelos dados obtidos durante o período de validação.
id UFRGS-2_3308013a3e8a87dd00d8929990d1681d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173931
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mossmann, João BatistaReategui, Eliseo BerniBarbosa, Débora Nice FerrariCardoso, Caroline de OliveiraFonseca, Rochele PazCerqueira, Bernardo Benites deColling, Ana Paula Cervi2018-03-27T02:31:34Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/173931001061291O presente artigo apresenta o Exergame "As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço", focado na estimulação do desenvolvimento cognitivo infantil no contexto das funções executivas, mais especificamente do controle inibitório, para as crianças do Ensino Fundamental I. O artigo também aborda o processo de avaliação prévia do jogo desenvolvido, antes de sua utilização no ambiente escolar. O processo de avaliação foi realizado em etapas distintas, por meio da combinação de duas técnicas: uma etapa foi julgada por especialistas em neuropsicologia e outra conduzida com um usuário de mesma idade das crianças que participarão da intervenção futura. Assim, este estudo avaliou e promoveu ajustes no Exergame, orientado pelos dados obtidos durante o período de validação.This article presents an Exergame called “The Incredible Adventures of Apollo and Rosetta in the Space (As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço)”, a game that stimulates child cognitive development, more specifically the inhibitory control related to executive functions, aimed for children in elementary school. Moreover, the paper presents the process of previous evaluation of the developed game, before it’s used in the school environment. The evaluation process was fulfilled in different stages, using two techniques: a judgement by specialists in neuropsychology and a user test conducted with one child with the same age as the children who will participate in the future intervention. Therefore, after analyzing the data obtained during the validation period, evaluations and adjustments were promoted in the Exergame.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 10 f.Objeto de aprendizagemInformática na educaçãoExergame, learning objectsInformatics in educationExecutive functionsPlayabilityCombinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061291.pdf001061291.pdfTexto completoapplication/pdf1595010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/1/001061291.pdf6f2bce7076dfa213ebfb880f73958c64MD51TEXT001061291.pdf.txt001061291.pdf.txtExtracted Texttext/plain34669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/2/001061291.pdf.txt449212e65a4f123f71c6fd4d952b7c12MD52THUMBNAIL001061291.pdf.jpg001061291.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/3/001061291.pdf.jpgfe6a2b78c723f4a03864ee90ebf335bfMD5310183/1739312018-10-16 09:34:12.238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173931Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:34:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas
title Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas
spellingShingle Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas
Mossmann, João Batista
Objeto de aprendizagem
Informática na educação
Exergame, learning objects
Informatics in education
Executive functions
Playability
title_short Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas
title_full Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas
title_fullStr Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas
title_full_unstemmed Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas
title_sort Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas
author Mossmann, João Batista
author_facet Mossmann, João Batista
Reategui, Eliseo Berni
Barbosa, Débora Nice Ferrari
Cardoso, Caroline de Oliveira
Fonseca, Rochele Paz
Cerqueira, Bernardo Benites de
Colling, Ana Paula Cervi
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
Barbosa, Débora Nice Ferrari
Cardoso, Caroline de Oliveira
Fonseca, Rochele Paz
Cerqueira, Bernardo Benites de
Colling, Ana Paula Cervi
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mossmann, João Batista
Reategui, Eliseo Berni
Barbosa, Débora Nice Ferrari
Cardoso, Caroline de Oliveira
Fonseca, Rochele Paz
Cerqueira, Bernardo Benites de
Colling, Ana Paula Cervi
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto de aprendizagem
Informática na educação
topic Objeto de aprendizagem
Informática na educação
Exergame, learning objects
Informatics in education
Executive functions
Playability
dc.subject.eng.fl_str_mv Exergame, learning objects
Informatics in education
Executive functions
Playability
description O presente artigo apresenta o Exergame "As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço", focado na estimulação do desenvolvimento cognitivo infantil no contexto das funções executivas, mais especificamente do controle inibitório, para as crianças do Ensino Fundamental I. O artigo também aborda o processo de avaliação prévia do jogo desenvolvido, antes de sua utilização no ambiente escolar. O processo de avaliação foi realizado em etapas distintas, por meio da combinação de duas técnicas: uma etapa foi julgada por especialistas em neuropsicologia e outra conduzida com um usuário de mesma idade das crianças que participarão da intervenção futura. Assim, este estudo avaliou e promoveu ajustes no Exergame, orientado pelos dados obtidos durante o período de validação.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-27T02:31:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173931
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061291
identifier_str_mv 1679-1916
001061291
url http://hdl.handle.net/10183/173931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/1/001061291.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/2/001061291.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/3/001061291.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f2bce7076dfa213ebfb880f73958c64
449212e65a4f123f71c6fd4d952b7c12
fe6a2b78c723f4a03864ee90ebf335bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447657877864448