Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173931 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o Exergame "As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço", focado na estimulação do desenvolvimento cognitivo infantil no contexto das funções executivas, mais especificamente do controle inibitório, para as crianças do Ensino Fundamental I. O artigo também aborda o processo de avaliação prévia do jogo desenvolvido, antes de sua utilização no ambiente escolar. O processo de avaliação foi realizado em etapas distintas, por meio da combinação de duas técnicas: uma etapa foi julgada por especialistas em neuropsicologia e outra conduzida com um usuário de mesma idade das crianças que participarão da intervenção futura. Assim, este estudo avaliou e promoveu ajustes no Exergame, orientado pelos dados obtidos durante o período de validação. |
id |
UFRGS-2_3308013a3e8a87dd00d8929990d1681d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173931 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mossmann, João BatistaReategui, Eliseo BerniBarbosa, Débora Nice FerrariCardoso, Caroline de OliveiraFonseca, Rochele PazCerqueira, Bernardo Benites deColling, Ana Paula Cervi2018-03-27T02:31:34Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/173931001061291O presente artigo apresenta o Exergame "As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço", focado na estimulação do desenvolvimento cognitivo infantil no contexto das funções executivas, mais especificamente do controle inibitório, para as crianças do Ensino Fundamental I. O artigo também aborda o processo de avaliação prévia do jogo desenvolvido, antes de sua utilização no ambiente escolar. O processo de avaliação foi realizado em etapas distintas, por meio da combinação de duas técnicas: uma etapa foi julgada por especialistas em neuropsicologia e outra conduzida com um usuário de mesma idade das crianças que participarão da intervenção futura. Assim, este estudo avaliou e promoveu ajustes no Exergame, orientado pelos dados obtidos durante o período de validação.This article presents an Exergame called “The Incredible Adventures of Apollo and Rosetta in the Space (As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço)”, a game that stimulates child cognitive development, more specifically the inhibitory control related to executive functions, aimed for children in elementary school. Moreover, the paper presents the process of previous evaluation of the developed game, before it’s used in the school environment. The evaluation process was fulfilled in different stages, using two techniques: a judgement by specialists in neuropsychology and a user test conducted with one child with the same age as the children who will participate in the future intervention. Therefore, after analyzing the data obtained during the validation period, evaluations and adjustments were promoted in the Exergame.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 10 f.Objeto de aprendizagemInformática na educaçãoExergame, learning objectsInformatics in educationExecutive functionsPlayabilityCombinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061291.pdf001061291.pdfTexto completoapplication/pdf1595010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/1/001061291.pdf6f2bce7076dfa213ebfb880f73958c64MD51TEXT001061291.pdf.txt001061291.pdf.txtExtracted Texttext/plain34669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/2/001061291.pdf.txt449212e65a4f123f71c6fd4d952b7c12MD52THUMBNAIL001061291.pdf.jpg001061291.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/3/001061291.pdf.jpgfe6a2b78c723f4a03864ee90ebf335bfMD5310183/1739312018-10-16 09:34:12.238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173931Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:34:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas |
title |
Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas |
spellingShingle |
Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas Mossmann, João Batista Objeto de aprendizagem Informática na educação Exergame, learning objects Informatics in education Executive functions Playability |
title_short |
Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas |
title_full |
Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas |
title_fullStr |
Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas |
title_full_unstemmed |
Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas |
title_sort |
Combinando técnicas de teste com usuário e julgamento de especialistas na avaliação de um exergame para estimulação das funções executivas |
author |
Mossmann, João Batista |
author_facet |
Mossmann, João Batista Reategui, Eliseo Berni Barbosa, Débora Nice Ferrari Cardoso, Caroline de Oliveira Fonseca, Rochele Paz Cerqueira, Bernardo Benites de Colling, Ana Paula Cervi |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni Barbosa, Débora Nice Ferrari Cardoso, Caroline de Oliveira Fonseca, Rochele Paz Cerqueira, Bernardo Benites de Colling, Ana Paula Cervi |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mossmann, João Batista Reategui, Eliseo Berni Barbosa, Débora Nice Ferrari Cardoso, Caroline de Oliveira Fonseca, Rochele Paz Cerqueira, Bernardo Benites de Colling, Ana Paula Cervi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objeto de aprendizagem Informática na educação |
topic |
Objeto de aprendizagem Informática na educação Exergame, learning objects Informatics in education Executive functions Playability |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Exergame, learning objects Informatics in education Executive functions Playability |
description |
O presente artigo apresenta o Exergame "As Incríveis Aventuras de Apollo e Rosetta no Espaço", focado na estimulação do desenvolvimento cognitivo infantil no contexto das funções executivas, mais especificamente do controle inibitório, para as crianças do Ensino Fundamental I. O artigo também aborda o processo de avaliação prévia do jogo desenvolvido, antes de sua utilização no ambiente escolar. O processo de avaliação foi realizado em etapas distintas, por meio da combinação de duas técnicas: uma etapa foi julgada por especialistas em neuropsicologia e outra conduzida com um usuário de mesma idade das crianças que participarão da intervenção futura. Assim, este estudo avaliou e promoveu ajustes no Exergame, orientado pelos dados obtidos durante o período de validação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-27T02:31:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173931 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061291 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001061291 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/1/001061291.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/2/001061291.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173931/3/001061291.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f2bce7076dfa213ebfb880f73958c64 449212e65a4f123f71c6fd4d952b7c12 fe6a2b78c723f4a03864ee90ebf335bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447657877864448 |