Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhaes, Nara Maria Emanuelli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204341
Resumo: Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.
id UFRGS-2_3319c24744e260c92aa0330cce404818
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204341
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Magalhaes, Nara Maria EmanuelliRodrigues, Cláudia Medianeira Cruz2020-01-16T04:08:38Z20191414-4077http://hdl.handle.net/10183/204341001105107Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.In this article, the context of the national evaluation is addressed, beginning with the great expansion of Brazilian higher education institutions, which demanded an extension and improvement of the evaluation processes. Afterwards approaches the successive evaluation programs proposed by the higher education regulatory agencies and the intense debate that they have generated with different social actors involved, culminating in the proposal of the Law on the National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES). As a result of the process, the case of UFRGS is discussed, to demonstrate the necessary adaptations in a University, in which the evaluation went through several phases, from initial resistance, to adhesion and consolidation. We analyze the consequences of the external evaluation requirements and the context of the internal evaluation to the UFRGS, verifying the repercussions and own characteristics that the institutional evaluation in this University assumed.application/pdfporAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 24, n. 2 (jul./out. 2019), p. 475-492Avaliação externaSistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorExternal evaluationEvaluation programsProgramas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGSPrograms of external evaluation in Brazilian higher education, repercussions until the SINAES and consequences in the context UFRGS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105107.pdf.txt001105107.pdf.txtExtracted Texttext/plain47358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204341/2/001105107.pdf.txtef76076aff18e08c844aa966bb8cf610MD52ORIGINAL001105107.pdfTexto completoapplication/pdf532140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204341/1/001105107.pdffd86a5a08891495ec4437dabf1a68327MD5110183/2043412021-05-07 04:40:05.79814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:40:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Programs of external evaluation in Brazilian higher education, repercussions until the SINAES and consequences in the context UFRGS
title Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
spellingShingle Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
Magalhaes, Nara Maria Emanuelli
Avaliação externa
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
External evaluation
Evaluation programs
title_short Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
title_full Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
title_fullStr Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
title_full_unstemmed Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
title_sort Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
author Magalhaes, Nara Maria Emanuelli
author_facet Magalhaes, Nara Maria Emanuelli
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
author_role author
author2 Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhaes, Nara Maria Emanuelli
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
topic Avaliação externa
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
External evaluation
Evaluation programs
dc.subject.eng.fl_str_mv External evaluation
Evaluation programs
description Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-16T04:08:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204341
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-4077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105107
identifier_str_mv 1414-4077
001105107
url http://hdl.handle.net/10183/204341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Avaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 24, n. 2 (jul./out. 2019), p. 475-492
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204341/2/001105107.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204341/1/001105107.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef76076aff18e08c844aa966bb8cf610
fd86a5a08891495ec4437dabf1a68327
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447703387111424