Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204341 |
Resumo: | Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade. |
id |
UFRGS-2_3319c24744e260c92aa0330cce404818 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204341 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Magalhaes, Nara Maria EmanuelliRodrigues, Cláudia Medianeira Cruz2020-01-16T04:08:38Z20191414-4077http://hdl.handle.net/10183/204341001105107Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.In this article, the context of the national evaluation is addressed, beginning with the great expansion of Brazilian higher education institutions, which demanded an extension and improvement of the evaluation processes. Afterwards approaches the successive evaluation programs proposed by the higher education regulatory agencies and the intense debate that they have generated with different social actors involved, culminating in the proposal of the Law on the National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES). As a result of the process, the case of UFRGS is discussed, to demonstrate the necessary adaptations in a University, in which the evaluation went through several phases, from initial resistance, to adhesion and consolidation. We analyze the consequences of the external evaluation requirements and the context of the internal evaluation to the UFRGS, verifying the repercussions and own characteristics that the institutional evaluation in this University assumed.application/pdfporAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 24, n. 2 (jul./out. 2019), p. 475-492Avaliação externaSistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorExternal evaluationEvaluation programsProgramas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGSPrograms of external evaluation in Brazilian higher education, repercussions until the SINAES and consequences in the context UFRGS info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105107.pdf.txt001105107.pdf.txtExtracted Texttext/plain47358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204341/2/001105107.pdf.txtef76076aff18e08c844aa966bb8cf610MD52ORIGINAL001105107.pdfTexto completoapplication/pdf532140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204341/1/001105107.pdffd86a5a08891495ec4437dabf1a68327MD5110183/2043412021-05-07 04:40:05.79814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:40:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Programs of external evaluation in Brazilian higher education, repercussions until the SINAES and consequences in the context UFRGS |
title |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
spellingShingle |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS Magalhaes, Nara Maria Emanuelli Avaliação externa Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior External evaluation Evaluation programs |
title_short |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
title_full |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
title_fullStr |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
title_full_unstemmed |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
title_sort |
Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS |
author |
Magalhaes, Nara Maria Emanuelli |
author_facet |
Magalhaes, Nara Maria Emanuelli Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhaes, Nara Maria Emanuelli Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação externa Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior |
topic |
Avaliação externa Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior External evaluation Evaluation programs |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
External evaluation Evaluation programs |
description |
Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-16T04:08:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204341 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-4077 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001105107 |
identifier_str_mv |
1414-4077 001105107 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 24, n. 2 (jul./out. 2019), p. 475-492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204341/2/001105107.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204341/1/001105107.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef76076aff18e08c844aa966bb8cf610 fd86a5a08891495ec4437dabf1a68327 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447703387111424 |