A circulação do mito na sociedade através da comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Tais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257232
Resumo: O objetivo principal deste artigo é discutir a circulação do mito na sociedade através dos processos comunicacionais, refletindo-se sobre sua dinamização adaptativa aos diversos estratos de consciência social. Para tanto, recorre-se à Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand, em especial à sua proposta de tópica sociocultural, que define três diferentes níveis de circulação mítica na sociedade: o inconsciente antropológico, a consciência social e a superconsciência normatizadora. Adota-se a definição do imaginário como resultante de uma negociação entre coerções historicamente localizadas e pulsões de origem biopsíquica. Conclui-se que a circulação social do mito é fortemente impulsionada pela comunicação e que ele, a partir dela, exerce sua força regulatória sobre as coletividades.
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spelling Martins, Ana Tais2023-04-19T03:26:46Z20230104-9933http://hdl.handle.net/10183/257232001166257O objetivo principal deste artigo é discutir a circulação do mito na sociedade através dos processos comunicacionais, refletindo-se sobre sua dinamização adaptativa aos diversos estratos de consciência social. Para tanto, recorre-se à Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand, em especial à sua proposta de tópica sociocultural, que define três diferentes níveis de circulação mítica na sociedade: o inconsciente antropológico, a consciência social e a superconsciência normatizadora. Adota-se a definição do imaginário como resultante de uma negociação entre coerções historicamente localizadas e pulsões de origem biopsíquica. Conclui-se que a circulação social do mito é fortemente impulsionada pela comunicação e que ele, a partir dela, exerce sua força regulatória sobre as coletividades.The main objective of this article is to discuss the circulation of the myth in society through communicational processes, reflecting on its adaptive dynamism to the different strata of social consciousness. To do so, we resort to Gilbert Durand’s General Theory of the Imaginary, especially his proposal for a “sociocultural topic”, which defines three different levels of mythical circulation in society: the anthropological unconscious, social consciousness and normative super consciousness. The definition of the imaginary is adopted as the result of a negotiation between historically located coercions and drives of bio-psychic origin. It is concluded that the social circulation of the myth is strongly driven by communication and from it today exerts its regulatory force over collectivities.application/pdfporLogos: comunicação & universidade. Rio de Janeiro. Vol. 29, n. 1 (2023), p. 152-166.MitoComunicaçãoCommunicationMythSociocultural topicA circulação do mito na sociedade através da comunicaçãoThe circulation of the myth in society through communication info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166257.pdf.txt001166257.pdf.txtExtracted Texttext/plain39524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257232/2/001166257.pdf.txt3070353e673a9b6b18c0643eb1e1d556MD52ORIGINAL001166257.pdfTexto completoapplication/pdf278579http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257232/1/001166257.pdf66f6d292adbc9c1e60149a1a8af9be5fMD5110183/2572322023-09-20 03:33:57.21089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257232Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-20T06:33:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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