Uso de imagens de satélite como recurso didático no estudo do lugar : um olhar ao bairro Vila Nova II, município de Bento Gonçalves, RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199984 |
Resumo: | A pesquisa intitulada Uso de imagens de satélite como recurso didático no estudo do lugar - um olhar ao bairro Vila Nova II, município de Bento Gonçalves, RS, aborda o uso de tecnologias oriundas do sensoriamento remoto como recursos didáticos para o estudo da categoria geográfica lugar. Desta forma o estudo possui como objetivo geral aplicar e avaliar uma sequência didática para o estudo da categoria geográfica lugar por meio do uso de imagens de satélite no intuito de contribuir para o ensino da Geografia e melhor compreender o lugar de vivência dos alunos. As atividades são distribuídas em cinco fases – sequência didática - e englobam a utilização de questionário, mapa mental, imagens de satélites e produção de material audiovisual. Desta forma, o estudo se propõe, por meio de técnicas qualitativas e quantitativas, fazer uso de instrumentos que propiciem a compreensão do espaço do bairro Vila Nova II. A inserção das tecnologias é fundamental para o êxito da sequência didática, o uso da ferramenta Google Earth mostrou-se de grande importância na compreensão dos elementos do lugar. O acréscimo no percentual de acertos referentes aos conhecimentos de sensoriamento remoto obtidos do primeiro para o segundo questionário, além da constatação da evolução dos mapas mentais são alguns dos aspectos também evidenciados, além do uso da visão vertical em detrimento da horizontal. A sequência didática se mostrou eficaz na compreensão do conceito lugar, os diferentes instrumentos utilizados fornecem os subsídios necessários para a compreensão do espaço na qual o aluno está inserido, e como o mesmo o percebe. |
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Buffon, Eliege CassieleBeiler, Adriana2019-10-03T03:45:47Z2019http://hdl.handle.net/10183/199984001102712A pesquisa intitulada Uso de imagens de satélite como recurso didático no estudo do lugar - um olhar ao bairro Vila Nova II, município de Bento Gonçalves, RS, aborda o uso de tecnologias oriundas do sensoriamento remoto como recursos didáticos para o estudo da categoria geográfica lugar. Desta forma o estudo possui como objetivo geral aplicar e avaliar uma sequência didática para o estudo da categoria geográfica lugar por meio do uso de imagens de satélite no intuito de contribuir para o ensino da Geografia e melhor compreender o lugar de vivência dos alunos. As atividades são distribuídas em cinco fases – sequência didática - e englobam a utilização de questionário, mapa mental, imagens de satélites e produção de material audiovisual. Desta forma, o estudo se propõe, por meio de técnicas qualitativas e quantitativas, fazer uso de instrumentos que propiciem a compreensão do espaço do bairro Vila Nova II. A inserção das tecnologias é fundamental para o êxito da sequência didática, o uso da ferramenta Google Earth mostrou-se de grande importância na compreensão dos elementos do lugar. O acréscimo no percentual de acertos referentes aos conhecimentos de sensoriamento remoto obtidos do primeiro para o segundo questionário, além da constatação da evolução dos mapas mentais são alguns dos aspectos também evidenciados, além do uso da visão vertical em detrimento da horizontal. A sequência didática se mostrou eficaz na compreensão do conceito lugar, os diferentes instrumentos utilizados fornecem os subsídios necessários para a compreensão do espaço na qual o aluno está inserido, e como o mesmo o percebe.The research entitled Use of satellite images as a didactic resource in the study of the place - a look at the Vila Nova II neighborhood, in the municipality of Bento Gonçalves, RS, addresses the use of technologies from remote sensing as didactic resources for the study of the geographical category. In this way the study has as general objective to apply and evaluate a didactic sequence to the study of the geographical category place through the use of satellite images in order to contribute to the teaching of Geography and better understand the place of experience of the students. The activities are distributed in five phases - didactic sequence - and include the use of questionnaire, mental map, satellite images and production of audiovisual material. In this way, the study proposes, through qualitative and quantitative techniques, to make use of instruments that facilitate understanding of the Vila Nova II neighborhood. The insertion of the technologies is fundamental for the success of the didactic sequence, the use of the tool Google Earth was of great importance in the understanding of the elements of the place, besides. The increase in the percentage of hits related to the remote sensing knowledge obtained from the first to the second questionnaire, besides the verification of the evolution of the mental maps are some of the aspects also evidenced, besides the use of the vertical vision in detriment of the horizontal. The didactic sequence was effective in understanding the concept of place, the different instruments used provide the necessary subsidies to understand the space in which the student is inserted, and how he perceives it.application/pdfporLugarSequência didáticaSatellite imagePlaceRemote sensingUso de imagens de satélite como recurso didático no estudo do lugar : um olhar ao bairro Vila Nova II, município de Bento Gonçalves, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102712.pdf.txt001102712.pdf.txtExtracted Texttext/plain105917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199984/2/001102712.pdf.txt9218c051d11910da0f80a127a9eb6296MD52ORIGINAL001102712.pdfTexto completoapplication/pdf1602129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199984/1/001102712.pdfce7642116d794279914c33dabb3241d8MD5110183/1999842019-10-04 03:48:29.384586oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:48:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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