Fatores relacionados à aptidão cardiorrespiratória de escolares
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235443 |
Resumo: | Objetivo geral: Descrever e analisar os efeitos das variáveis: nível de atividade física, prática esportiva, sexo e maturação sobre a variabilidade na condição cardiovascular, considerando como covariantes as variáveis somáticas e as idades dos escolares. Objetivo específico: Identificar as variáveis que apresentaram diferenças estatísticas em relação ao desempenho do teste de resistência aeróbia, considerando as covariáveis incluídas no modelo, idade, massa corporal, IMC, RCQ, RCE e porcentagem de gordura corporal. Materiais e métodos: A amostra foi composta por 173 alunos (99 meninos e 74 meninas) de uma escola privada da cidade de Porto Alegre. Foram avaliados o IMC, a RCE, o RCQ, o percentual de gordura, o PVC, o nível de atividade física, a prática de escola esportiva e a aptidão cardiorrespiratória. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e inferencial ANOVA Fatorial, com tratamento Post-hoc o teste de Bonferroni, considerando um alfa de 0,05. Resultados: Meninos têm melhor aptidão cardiorrespiratória que meninas; escolares com o nível de atividade física maior tem melhor aptidão cardiorrespiratória assim como aqueles que praticam escola esportiva no contra turno da escola. Conclusão: O sexo, o nível de atividade física e a prática de escola esportiva exercem influência no condicionamento cardiorrespiratório. |
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Aimi, Gabriel AlvesDuarte Júnior, Miguel Angelo dos SantosMarques, Priscila AntunesHein, Alexandre PatzCunha, Giovani dos SantosCardoso, Marcelo Francisco da SilvaVoser, Rogerio da Cunha2022-02-23T04:40:10Z20211981-9900http://hdl.handle.net/10183/235443001137167Objetivo geral: Descrever e analisar os efeitos das variáveis: nível de atividade física, prática esportiva, sexo e maturação sobre a variabilidade na condição cardiovascular, considerando como covariantes as variáveis somáticas e as idades dos escolares. Objetivo específico: Identificar as variáveis que apresentaram diferenças estatísticas em relação ao desempenho do teste de resistência aeróbia, considerando as covariáveis incluídas no modelo, idade, massa corporal, IMC, RCQ, RCE e porcentagem de gordura corporal. Materiais e métodos: A amostra foi composta por 173 alunos (99 meninos e 74 meninas) de uma escola privada da cidade de Porto Alegre. Foram avaliados o IMC, a RCE, o RCQ, o percentual de gordura, o PVC, o nível de atividade física, a prática de escola esportiva e a aptidão cardiorrespiratória. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e inferencial ANOVA Fatorial, com tratamento Post-hoc o teste de Bonferroni, considerando um alfa de 0,05. Resultados: Meninos têm melhor aptidão cardiorrespiratória que meninas; escolares com o nível de atividade física maior tem melhor aptidão cardiorrespiratória assim como aqueles que praticam escola esportiva no contra turno da escola. Conclusão: O sexo, o nível de atividade física e a prática de escola esportiva exercem influência no condicionamento cardiorrespiratório.General objective: To describe and analyze the effects of the variables: physical activity level, sports practice, gender and maturation on the variability in the cardiovascular condition, considering somatic variables and the ages of the students. Specific objective: To identify the variables that presented statistical differences regarding the performance of the aerobic resistance test, considering the covariates included in the model, age, body mass, BMI, WHR, WHtR and body fat percentage. Materials and methods: The sample consisted of 173 students (99 boys and 74 girls) from a private school in the city of Porto Alegre. BMI, WHtR, WHR, fat percentage, CVP, physical activity level, sports school practice and cardiorespiratory fitness were evaluated. For data analysis we used descriptive and inferential statistics ANOVA Factorial, with Post-hoc treatment Bonferroni test, considering an alpha of 0.05. Results: Boys have better cardiorespiratory fitness than girls; students with the highest level of physical activity have better cardiorespiratory fitness as well as those who practice school sports on the counter shift. Conclusion: Gender, physical activity level and sports school practice influence cardiorespiratory conditioning.application/pdfporRevista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 14, no. 91 (maio/jun. 2020), p. 501-513Aptidão cardiorrespiratóriaAtividade físicaCriançasCardiorespiratory fitnessPhysical activityChildrenFatores relacionados à aptidão cardiorrespiratória de escolaresFactors related to school cardiorrespiratory fitness info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137167.pdf.txt001137167.pdf.txtExtracted Texttext/plain43515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235443/2/001137167.pdf.txt0bb5298d43bd6e49541307813e12123fMD52ORIGINAL001137167.pdfTexto completoapplication/pdf315563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235443/1/001137167.pdf084cbb18b83cc366824ce6c9b59c829aMD5110183/2354432022-03-26 05:09:47.117898oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235443Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:09:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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