O permanente & o efêmero : o conceito de patrimônio nas perspectivas do ocidente e do oriente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Luciana Oliveira de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/40080
Resumo: O trabalho demonstra que o conceito de patrimônio é culturalmente construído e historicamente determinado, alterando-se conforme as mudanças dos contextos onde está inserido. Apresenta a trajetória do conceito de patrimônio através do estudo das Cartas Patrimoniais da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), documentos de referência para a definição de políticas de preservação e elaboração de leis de proteção do patrimônio. Estabelece uma comparação entre as concepções de patrimônio segundo as visões ocidental e oriental: uma que prioriza principalmente a preservação dos bens materiais e outra que busca preservar o “saber fazer”, respectivamente. Traça um paralelo entre o conceito de “trabalho de luto” das práticas de preservação e o conceito budista de impermanência ou transitoriedade de todos os fenômenos. Apresenta o conceito de arte ocidental para uma melhor compreensão da chamada “arte budista”, uma prática de devoção que é ressignificada quando apropriada pelos museus de arte do Ocidente. Verifica as diferenças entre as concepções de patrimônio e de preservação de acordo com as visões ocidental e oriental, a partir do estudo da arte budista presente nos acervos dos museus de arte ocidentais. Estuda como algumas instituições museológicas se apropriam de objetos das tradições religiosas budistas dentro de um conceito ocidental de arte, submetendo-os a práticas de preservação baseadas na permanência material e na autenticidade. Conclui que as estratégias ocidentais precisam ser repensadas na medida em que, priorizando a materialidade e a autenticidade, nos apegamos a algo que por natureza é impermanente. Assim, recursos de todos os tipos são investidos para manter algo que não pode escapar a irreversibilidade do tempo.
id UFRGS-2_33fb1b7bfe2f5785f1c340cf9b56991b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40080
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brito, Luciana Oliveira deOliveira, Lizete Dias de2012-05-03T01:26:25Z2011http://hdl.handle.net/10183/40080000827136O trabalho demonstra que o conceito de patrimônio é culturalmente construído e historicamente determinado, alterando-se conforme as mudanças dos contextos onde está inserido. Apresenta a trajetória do conceito de patrimônio através do estudo das Cartas Patrimoniais da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), documentos de referência para a definição de políticas de preservação e elaboração de leis de proteção do patrimônio. Estabelece uma comparação entre as concepções de patrimônio segundo as visões ocidental e oriental: uma que prioriza principalmente a preservação dos bens materiais e outra que busca preservar o “saber fazer”, respectivamente. Traça um paralelo entre o conceito de “trabalho de luto” das práticas de preservação e o conceito budista de impermanência ou transitoriedade de todos os fenômenos. Apresenta o conceito de arte ocidental para uma melhor compreensão da chamada “arte budista”, uma prática de devoção que é ressignificada quando apropriada pelos museus de arte do Ocidente. Verifica as diferenças entre as concepções de patrimônio e de preservação de acordo com as visões ocidental e oriental, a partir do estudo da arte budista presente nos acervos dos museus de arte ocidentais. Estuda como algumas instituições museológicas se apropriam de objetos das tradições religiosas budistas dentro de um conceito ocidental de arte, submetendo-os a práticas de preservação baseadas na permanência material e na autenticidade. Conclui que as estratégias ocidentais precisam ser repensadas na medida em que, priorizando a materialidade e a autenticidade, nos apegamos a algo que por natureza é impermanente. Assim, recursos de todos os tipos são investidos para manter algo que não pode escapar a irreversibilidade do tempo.The article demonstrates that the concept of heritage is culturally constructed and historically determined. changing according to changes in contexts where it is inserted. It presents the trajectory of the concept of heritage through the study of Charters adopted by the UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) and ICOMOS (International Council on Monuments and Sites), reference documents for policy development preservation and development of heritage protection laws. It establishes a comparison between the concepts of heritage according to Western and Eastern views: one that focuses mainly the preservation of material and one that seeks to preserve the "savoir faire", respectively. It draws a parallel between the concept of "work of mourning" of conservation practices and the Buddhist concept of impermanence or transience of all phenomena. It introduces the concept of Western art to a better understanding of the so-called "Buddhist art," a practice of devotion that is re-signified when it is appropriated by art museums in the West. It checks the differences between the conceptions of heritage and preservation according to East and West, from the present study of Buddhist art in the collections of art museums. It studies how some institutions take ownership of objects of Buddhist religious traditions within a Western concept of art, submitting them to conservation practices based on material permanence and authenticity. It concludes that Western strategies need to be rethought in so far as prioritizing the materiality and authenticity, we cling to something that is impermanent by nature. Thus, all kinds of resources are invested to maintain something that can’t escape to the irreversibility of time.application/pdfporPatrimônioArte budistaCartas patrimoniaisHeritageHeritage chartersImpermanenceBuddhist artO permanente & o efêmero : o conceito de patrimônio nas perspectivas do ocidente e do orienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000827136.pdf.txt000827136.pdf.txtExtracted Texttext/plain144761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40080/2/000827136.pdf.txt2a6516e86b9975bdf7b71f9b24034764MD52ORIGINAL000827136.pdf000827136.pdfTexto completoapplication/pdf2390096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40080/1/000827136.pdf3f5cb34b6a48c35c135613975678ebe8MD51THUMBNAIL000827136.pdf.jpg000827136.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40080/3/000827136.pdf.jpgac7a919d0548d94e6ef394d076ea2d30MD5310183/400802018-10-10 08:21:41.193oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40080Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:21:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O permanente & o efêmero : o conceito de patrimônio nas perspectivas do ocidente e do oriente
title O permanente & o efêmero : o conceito de patrimônio nas perspectivas do ocidente e do oriente
spellingShingle O permanente & o efêmero : o conceito de patrimônio nas perspectivas do ocidente e do oriente
Brito, Luciana Oliveira de
Patrimônio
Arte budista
Cartas patrimoniais
Heritage
Heritage charters
Impermanence
Buddhist art
title_short O permanente & o efêmero : o conceito de patrimônio nas perspectivas do ocidente e do oriente
title_full O permanente & o efêmero : o conceito de patrimônio nas perspectivas do ocidente e do oriente
title_fullStr O permanente & o efêmero : o conceito de patrimônio nas perspectivas do ocidente e do oriente
title_full_unstemmed O permanente & o efêmero : o conceito de patrimônio nas perspectivas do ocidente e do oriente
title_sort O permanente & o efêmero : o conceito de patrimônio nas perspectivas do ocidente e do oriente
author Brito, Luciana Oliveira de
author_facet Brito, Luciana Oliveira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Luciana Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Lizete Dias de
contributor_str_mv Oliveira, Lizete Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio
Arte budista
Cartas patrimoniais
topic Patrimônio
Arte budista
Cartas patrimoniais
Heritage
Heritage charters
Impermanence
Buddhist art
dc.subject.eng.fl_str_mv Heritage
Heritage charters
Impermanence
Buddhist art
description O trabalho demonstra que o conceito de patrimônio é culturalmente construído e historicamente determinado, alterando-se conforme as mudanças dos contextos onde está inserido. Apresenta a trajetória do conceito de patrimônio através do estudo das Cartas Patrimoniais da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), documentos de referência para a definição de políticas de preservação e elaboração de leis de proteção do patrimônio. Estabelece uma comparação entre as concepções de patrimônio segundo as visões ocidental e oriental: uma que prioriza principalmente a preservação dos bens materiais e outra que busca preservar o “saber fazer”, respectivamente. Traça um paralelo entre o conceito de “trabalho de luto” das práticas de preservação e o conceito budista de impermanência ou transitoriedade de todos os fenômenos. Apresenta o conceito de arte ocidental para uma melhor compreensão da chamada “arte budista”, uma prática de devoção que é ressignificada quando apropriada pelos museus de arte do Ocidente. Verifica as diferenças entre as concepções de patrimônio e de preservação de acordo com as visões ocidental e oriental, a partir do estudo da arte budista presente nos acervos dos museus de arte ocidentais. Estuda como algumas instituições museológicas se apropriam de objetos das tradições religiosas budistas dentro de um conceito ocidental de arte, submetendo-os a práticas de preservação baseadas na permanência material e na autenticidade. Conclui que as estratégias ocidentais precisam ser repensadas na medida em que, priorizando a materialidade e a autenticidade, nos apegamos a algo que por natureza é impermanente. Assim, recursos de todos os tipos são investidos para manter algo que não pode escapar a irreversibilidade do tempo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-03T01:26:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/40080
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000827136
url http://hdl.handle.net/10183/40080
identifier_str_mv 000827136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40080/2/000827136.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40080/1/000827136.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40080/3/000827136.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a6516e86b9975bdf7b71f9b24034764
3f5cb34b6a48c35c135613975678ebe8
ac7a919d0548d94e6ef394d076ea2d30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224427766022144