Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battisti, Nicole
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/97127
Resumo: Em meio a ambientes mutantes, diferentes relações existem entre a organização e seus atores próximos (clientes, fornecedores, parceiros, distribuidores, concorrentes, etc.). Normalmente esses atores são externos à organização e podem, em função das suas decisões, interferir na atividade ou rumo da empresa. Por esse motivo o monitoramento do ambiente deve ser feito pelos gestores, a fim de evitar que a organização seja impactada negativamente pelas mudanças e para que possa, ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades que elas proporcionam. O objetivo do presente trabalho é propor a implantação do método de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) em uma empresa do varejo do contexto de surf e skatewear. O método IEAc visa apoiar os gestores, tendo como foco o auxílio nas decisões de impacto estratégico, baseadas na exploração, captação e atribuição interna de sentido coletivo para as informações provenientes de ambientes externos. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa com caráter exploratório e a observação participante foi utilizada pelo fato de o pesquisador ser membro da empresa. Os resultados obtidos foram subdivididos de acordo com o método proposto (L.E.SCAnning®) e mostraram a importância das informações do ambiente para uma tomada de decisão mais eficiente, além de apontar para uma continuação do estudo pela empresa, no que diz respeito à concorrência de multimarcas com lojas de marca própria. Além disso, os resultados demonstram dificuldades e facilitadores na aplicação do método.
id UFRGS-2_343b45d93435c4b72b5f8560f543cf33
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97127
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Battisti, NicoleJanissek-Muniz, Raquel2014-07-02T02:06:55Z2013http://hdl.handle.net/10183/97127000918508Em meio a ambientes mutantes, diferentes relações existem entre a organização e seus atores próximos (clientes, fornecedores, parceiros, distribuidores, concorrentes, etc.). Normalmente esses atores são externos à organização e podem, em função das suas decisões, interferir na atividade ou rumo da empresa. Por esse motivo o monitoramento do ambiente deve ser feito pelos gestores, a fim de evitar que a organização seja impactada negativamente pelas mudanças e para que possa, ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades que elas proporcionam. O objetivo do presente trabalho é propor a implantação do método de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) em uma empresa do varejo do contexto de surf e skatewear. O método IEAc visa apoiar os gestores, tendo como foco o auxílio nas decisões de impacto estratégico, baseadas na exploração, captação e atribuição interna de sentido coletivo para as informações provenientes de ambientes externos. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa com caráter exploratório e a observação participante foi utilizada pelo fato de o pesquisador ser membro da empresa. Os resultados obtidos foram subdivididos de acordo com o método proposto (L.E.SCAnning®) e mostraram a importância das informações do ambiente para uma tomada de decisão mais eficiente, além de apontar para uma continuação do estudo pela empresa, no que diz respeito à concorrência de multimarcas com lojas de marca própria. Além disso, os resultados demonstram dificuldades e facilitadores na aplicação do método.Among changing environments, different relationships exist between the organization and its stakeholders nearby (customers, suppliers, partners, distributors, competitors, etc.). Typically, these people are external to the organization and may, depending on their decisions, interfere on the activity or course of business. Therefore, the environmental monitoring should be done by managers, in order to prevent the organization from being adversely impacted by the changes and, at the same time, avail with the opportunities it provides. The objective of the present work is to propose the implementation of the method of Anticipative Strategic Intelligence and Collective in a retail company in the surf and skatewear context. This method aims to support managers, focusing in assist decisions of strategic impact, based in the exploration, acquisition and internal attribution of collective sense for information from external environments. The research was conducted qualitatively with an exploratory view and the participant observation was used because the researcher is a member of the company. The obtained results were subdivided according to the proposed method (L.E.SCAnning®) and indicated the information’s importance of the environment for decision making process more efficient, beyond pointing to a continuation of the study by the company, with regard to competition between multibrand and stores with its own brand. Furthermore, the results demonstrate difficulties and facilitating the implementation of the method.application/pdfporInteligência estratégicaPlanejamento estratégicoVarejoMonitoramento do ambienteInformationAnticipative strategic intelligence and collectiveL.E.SCAnning ®Environmental monitoringRetailAplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wearinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918508.pdf000918508.pdfTexto completoapplication/pdf1788156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97127/1/000918508.pdf6c8937844b59bff1fe558e96794ada06MD51TEXT000918508.pdf.txt000918508.pdf.txtExtracted Texttext/plain165712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97127/2/000918508.pdf.txtb0f63f214c5765f7f3ce2eb82da1627bMD52THUMBNAIL000918508.pdf.jpg000918508.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97127/3/000918508.pdf.jpg7499baddc37aea318aa86bf9afb543baMD5310183/971272018-10-18 09:21:09.373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97127Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:21:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wear
title Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wear
spellingShingle Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wear
Battisti, Nicole
Inteligência estratégica
Planejamento estratégico
Varejo
Monitoramento do ambiente
Information
Anticipative strategic intelligence and collective
L.E.SCAnning ®
Environmental monitoring
Retail
title_short Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wear
title_full Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wear
title_fullStr Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wear
title_full_unstemmed Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wear
title_sort Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva no varejo de surf e skate wear
author Battisti, Nicole
author_facet Battisti, Nicole
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Battisti, Nicole
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Janissek-Muniz, Raquel
contributor_str_mv Janissek-Muniz, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência estratégica
Planejamento estratégico
Varejo
Monitoramento do ambiente
topic Inteligência estratégica
Planejamento estratégico
Varejo
Monitoramento do ambiente
Information
Anticipative strategic intelligence and collective
L.E.SCAnning ®
Environmental monitoring
Retail
dc.subject.eng.fl_str_mv Information
Anticipative strategic intelligence and collective
L.E.SCAnning ®
Environmental monitoring
Retail
description Em meio a ambientes mutantes, diferentes relações existem entre a organização e seus atores próximos (clientes, fornecedores, parceiros, distribuidores, concorrentes, etc.). Normalmente esses atores são externos à organização e podem, em função das suas decisões, interferir na atividade ou rumo da empresa. Por esse motivo o monitoramento do ambiente deve ser feito pelos gestores, a fim de evitar que a organização seja impactada negativamente pelas mudanças e para que possa, ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades que elas proporcionam. O objetivo do presente trabalho é propor a implantação do método de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) em uma empresa do varejo do contexto de surf e skatewear. O método IEAc visa apoiar os gestores, tendo como foco o auxílio nas decisões de impacto estratégico, baseadas na exploração, captação e atribuição interna de sentido coletivo para as informações provenientes de ambientes externos. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa com caráter exploratório e a observação participante foi utilizada pelo fato de o pesquisador ser membro da empresa. Os resultados obtidos foram subdivididos de acordo com o método proposto (L.E.SCAnning®) e mostraram a importância das informações do ambiente para uma tomada de decisão mais eficiente, além de apontar para uma continuação do estudo pela empresa, no que diz respeito à concorrência de multimarcas com lojas de marca própria. Além disso, os resultados demonstram dificuldades e facilitadores na aplicação do método.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-02T02:06:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/97127
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000918508
url http://hdl.handle.net/10183/97127
identifier_str_mv 000918508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97127/1/000918508.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97127/2/000918508.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97127/3/000918508.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c8937844b59bff1fe558e96794ada06
b0f63f214c5765f7f3ce2eb82da1627b
7499baddc37aea318aa86bf9afb543ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224467963183104