Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostermann, Fernanda
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda, Prado, Sandra Denise, Ricci, Trieste dos Santos Freire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94793
Resumo: Neste artigo sustentamos que a dualidade onda-partícula deve ser o conceito central na introdução da física quântica no ensino médio. Do ponto de vista teórico-metodológico, propomos que a “porta de entrada” para o mundo quântico seja a óptica ondulatória, tendo-se como recurso didático principal um software livre do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado de Interferômetro de Mach-Zehnder.
id UFRGS-2_345b9f009068e22f6a19d0d01fb8e59a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94793
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ostermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de HolandaPrado, Sandra DeniseRicci, Trieste dos Santos Freire2014-04-26T01:53:13Z20091579-1513http://hdl.handle.net/10183/94793000727370Neste artigo sustentamos que a dualidade onda-partícula deve ser o conceito central na introdução da física quântica no ensino médio. Do ponto de vista teórico-metodológico, propomos que a “porta de entrada” para o mundo quântico seja a óptica ondulatória, tendo-se como recurso didático principal um software livre do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado de Interferômetro de Mach-Zehnder.In this work we defend the wave-particle duality as the central concept in the introduction of Quantum Physics at high school classes. From the methodological and theoretical viewpoint, we present the ondulatory optics as a main door to the quantum world. The main didactical resource in this approach is a free software which simulates quantum interference phenomena in an apparatus called Mach-Zehnder Interferometer.application/pdfspaRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 3 (2009), p. 1094-1116Ensino de físicaFísica quânticaDualidade onda-partículaInterferômetros de Mach-ZehnderFormação de professoresMach-Zehnder interferometerQuantum physicsQuantum interferenceEpistemological interpretationsFundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-ZehnderFundamentals of quantum physics in the light of a virtual Mach- Zehnder interferometer Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727370.pdf000727370.pdfTexto completoapplication/pdf432059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/1/000727370.pdfedc80eb50fbd89da1bdbd53317a26961MD51TEXT000727370.pdf.txt000727370.pdf.txtExtracted Texttext/plain62155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/2/000727370.pdf.txt6ee511cf959b055707dccc98ecef4a0eMD52THUMBNAIL000727370.pdf.jpg000727370.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/3/000727370.pdf.jpga3fcf34ee85367bd7ed831ae8081e63dMD5310183/947932023-07-20 03:37:02.210437oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94793Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-07-20T06:37:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Fundamentals of quantum physics in the light of a virtual Mach- Zehnder interferometer
title Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
spellingShingle Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Ostermann, Fernanda
Ensino de física
Física quântica
Dualidade onda-partícula
Interferômetros de Mach-Zehnder
Formação de professores
Mach-Zehnder interferometer
Quantum physics
Quantum interference
Epistemological interpretations
title_short Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_full Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_fullStr Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_full_unstemmed Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
title_sort Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
author Ostermann, Fernanda
author_facet Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Prado, Sandra Denise
Ricci, Trieste dos Santos Freire
author_role author
author2 Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Prado, Sandra Denise
Ricci, Trieste dos Santos Freire
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Prado, Sandra Denise
Ricci, Trieste dos Santos Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Física quântica
Dualidade onda-partícula
Interferômetros de Mach-Zehnder
Formação de professores
topic Ensino de física
Física quântica
Dualidade onda-partícula
Interferômetros de Mach-Zehnder
Formação de professores
Mach-Zehnder interferometer
Quantum physics
Quantum interference
Epistemological interpretations
dc.subject.eng.fl_str_mv Mach-Zehnder interferometer
Quantum physics
Quantum interference
Epistemological interpretations
description Neste artigo sustentamos que a dualidade onda-partícula deve ser o conceito central na introdução da física quântica no ensino médio. Do ponto de vista teórico-metodológico, propomos que a “porta de entrada” para o mundo quântico seja a óptica ondulatória, tendo-se como recurso didático principal um software livre do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado de Interferômetro de Mach-Zehnder.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-26T01:53:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94793
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1579-1513
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000727370
identifier_str_mv 1579-1513
000727370
url http://hdl.handle.net/10183/94793
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 3 (2009), p. 1094-1116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/1/000727370.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/2/000727370.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/3/000727370.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv edc80eb50fbd89da1bdbd53317a26961
6ee511cf959b055707dccc98ecef4a0e
a3fcf34ee85367bd7ed831ae8081e63d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724917808889856