Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94793 |
Resumo: | Neste artigo sustentamos que a dualidade onda-partícula deve ser o conceito central na introdução da física quântica no ensino médio. Do ponto de vista teórico-metodológico, propomos que a “porta de entrada” para o mundo quântico seja a óptica ondulatória, tendo-se como recurso didático principal um software livre do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado de Interferômetro de Mach-Zehnder. |
id |
UFRGS-2_345b9f009068e22f6a19d0d01fb8e59a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94793 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ostermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de HolandaPrado, Sandra DeniseRicci, Trieste dos Santos Freire2014-04-26T01:53:13Z20091579-1513http://hdl.handle.net/10183/94793000727370Neste artigo sustentamos que a dualidade onda-partícula deve ser o conceito central na introdução da física quântica no ensino médio. Do ponto de vista teórico-metodológico, propomos que a “porta de entrada” para o mundo quântico seja a óptica ondulatória, tendo-se como recurso didático principal um software livre do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado de Interferômetro de Mach-Zehnder.In this work we defend the wave-particle duality as the central concept in the introduction of Quantum Physics at high school classes. From the methodological and theoretical viewpoint, we present the ondulatory optics as a main door to the quantum world. The main didactical resource in this approach is a free software which simulates quantum interference phenomena in an apparatus called Mach-Zehnder Interferometer.application/pdfspaRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 3 (2009), p. 1094-1116Ensino de físicaFísica quânticaDualidade onda-partículaInterferômetros de Mach-ZehnderFormação de professoresMach-Zehnder interferometerQuantum physicsQuantum interferenceEpistemological interpretationsFundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-ZehnderFundamentals of quantum physics in the light of a virtual Mach- Zehnder interferometer Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727370.pdf000727370.pdfTexto completoapplication/pdf432059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/1/000727370.pdfedc80eb50fbd89da1bdbd53317a26961MD51TEXT000727370.pdf.txt000727370.pdf.txtExtracted Texttext/plain62155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/2/000727370.pdf.txt6ee511cf959b055707dccc98ecef4a0eMD52THUMBNAIL000727370.pdf.jpg000727370.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/3/000727370.pdf.jpga3fcf34ee85367bd7ed831ae8081e63dMD5310183/947932023-07-20 03:37:02.210437oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94793Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-07-20T06:37:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Fundamentals of quantum physics in the light of a virtual Mach- Zehnder interferometer |
title |
Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
spellingShingle |
Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder Ostermann, Fernanda Ensino de física Física quântica Dualidade onda-partícula Interferômetros de Mach-Zehnder Formação de professores Mach-Zehnder interferometer Quantum physics Quantum interference Epistemological interpretations |
title_short |
Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
title_full |
Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
title_fullStr |
Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
title_full_unstemmed |
Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
title_sort |
Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder |
author |
Ostermann, Fernanda |
author_facet |
Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda Prado, Sandra Denise Ricci, Trieste dos Santos Freire |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda Prado, Sandra Denise Ricci, Trieste dos Santos Freire |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda Prado, Sandra Denise Ricci, Trieste dos Santos Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Física quântica Dualidade onda-partícula Interferômetros de Mach-Zehnder Formação de professores |
topic |
Ensino de física Física quântica Dualidade onda-partícula Interferômetros de Mach-Zehnder Formação de professores Mach-Zehnder interferometer Quantum physics Quantum interference Epistemological interpretations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mach-Zehnder interferometer Quantum physics Quantum interference Epistemological interpretations |
description |
Neste artigo sustentamos que a dualidade onda-partícula deve ser o conceito central na introdução da física quântica no ensino médio. Do ponto de vista teórico-metodológico, propomos que a “porta de entrada” para o mundo quântico seja a óptica ondulatória, tendo-se como recurso didático principal um software livre do tipo “bancada virtual”, que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado de Interferômetro de Mach-Zehnder. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-26T01:53:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/94793 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1579-1513 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000727370 |
identifier_str_mv |
1579-1513 000727370 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/94793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 3 (2009), p. 1094-1116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/1/000727370.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/2/000727370.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94793/3/000727370.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
edc80eb50fbd89da1bdbd53317a26961 6ee511cf959b055707dccc98ecef4a0e a3fcf34ee85367bd7ed831ae8081e63d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724917808889856 |