A construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas : fundamentos teórico-metodológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267868 |
Resumo: | Com o diferencial de explorar a prática da metodologia de estados do conhecimento enquanto estratégia na produção de conhecimento, a obra Estado do Conhecimento: Teoria e Prática nos apresenta uma síntese teórico-metodo-lógica de operacionalização desta abordagem frente aos estudos acadêmicos, considerando seu caráter exploratório-investigativo e inventariante-descritivo. A obra mostra-se como um guia para a produção de estudos e pesquisas não apenas para a reflexão e síntese sobre a produção científica, mas também a sua contribuição para a presença do novo. |
id |
UFRGS-2_34658e07786150ba756caceb9f576ad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267868 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila2023-12-01T03:25:06Z20232179-8435http://hdl.handle.net/10183/267868001189191Com o diferencial de explorar a prática da metodologia de estados do conhecimento enquanto estratégia na produção de conhecimento, a obra Estado do Conhecimento: Teoria e Prática nos apresenta uma síntese teórico-metodo-lógica de operacionalização desta abordagem frente aos estudos acadêmicos, considerando seu caráter exploratório-investigativo e inventariante-descritivo. A obra mostra-se como um guia para a produção de estudos e pesquisas não apenas para a reflexão e síntese sobre a produção científica, mas também a sua contribuição para a presença do novo.With the differential of exploring the practice of the methodology of states of knowledge as a strategy in the production of knowledge, the work State of Knowledge: Theory and Practice presents us with a theoretical-methodological synthesis of operationalization of this approach in the face of academic studies, considering its exploratory-investigative and inventory-descriptive. The work is shown as a guide for the production of studies and research, not only for reflection and synthesis on scientific production, but also its contribution to the presence of the new.application/pdfporEducação por escrito. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 1 (jan./dez. 2023), e-44007, p. 1-6Estado do conhecimentoMetodologia de pesquisaState of knowledgeResearch methodologyQualitative researchA construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas : fundamentos teórico-metodológicosThe construction of knowledge states in the context of qualitative research : heoretical-methodological foundationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189191.pdf.txt001189191.pdf.txtExtracted Texttext/plain23811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267868/2/001189191.pdf.txt8cabf46140abcfcf94315a1a04a617d6MD52ORIGINAL001189191.pdfTexto completoapplication/pdf207808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267868/1/001189191.pdfbd7b7ea5625443f4603411cc3c236365MD5110183/2678682024-05-23 06:43:19.27943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-23T09:43:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas : fundamentos teórico-metodológicos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The construction of knowledge states in the context of qualitative research : heoretical-methodological foundations |
title |
A construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas : fundamentos teórico-metodológicos |
spellingShingle |
A construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas : fundamentos teórico-metodológicos Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila Estado do conhecimento Metodologia de pesquisa State of knowledge Research methodology Qualitative research |
title_short |
A construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas : fundamentos teórico-metodológicos |
title_full |
A construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas : fundamentos teórico-metodológicos |
title_fullStr |
A construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas : fundamentos teórico-metodológicos |
title_full_unstemmed |
A construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas : fundamentos teórico-metodológicos |
title_sort |
A construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas : fundamentos teórico-metodológicos |
author |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila |
author_facet |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado do conhecimento Metodologia de pesquisa |
topic |
Estado do conhecimento Metodologia de pesquisa State of knowledge Research methodology Qualitative research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
State of knowledge Research methodology Qualitative research |
description |
Com o diferencial de explorar a prática da metodologia de estados do conhecimento enquanto estratégia na produção de conhecimento, a obra Estado do Conhecimento: Teoria e Prática nos apresenta uma síntese teórico-metodo-lógica de operacionalização desta abordagem frente aos estudos acadêmicos, considerando seu caráter exploratório-investigativo e inventariante-descritivo. A obra mostra-se como um guia para a produção de estudos e pesquisas não apenas para a reflexão e síntese sobre a produção científica, mas também a sua contribuição para a presença do novo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-01T03:25:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267868 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2179-8435 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189191 |
identifier_str_mv |
2179-8435 001189191 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação por escrito. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 1 (jan./dez. 2023), e-44007, p. 1-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267868/2/001189191.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267868/1/001189191.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8cabf46140abcfcf94315a1a04a617d6 bd7b7ea5625443f4603411cc3c236365 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225106280677376 |