Adesão de acadêmicos de Odontologia à utilização de equipamentos de proteção individual e procedimentos para controle de infecção cruzada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crespo, Gabriela Umpierre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200803
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar a adesão dos alunos quanto à utilização de equipamentos de proteção individual e utilização de barreiras de proteção para controle de infecção cruzada, em Clínica Odontológica de graduação e determinar o efeito de vídeo educativo nesse processo. Foi realizado um estudo observacional longitudinal prospectivo, em que 21 alunos foram avaliados inicialmente, sete dias após envio de uma mídia audiovisual educativa em plataforma Moodle, sete dias após apresentação da mídia de forma presencial e em três meses o mesmo procedimento foi repetido. Os dados foram coletados em formulários e então tabulados em planilha de dados. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. Os acadêmicos se protegem de forma satisfatória (100% dos alunos utilizam gorro, máscara, jaleco e sapato fechado), mas alguns variaram quanto ao uso de óculos de proteção (38,1% a 95,2%), e esse comportamento se manteve em todas as avaliações. Entretanto, utilizam com pouca frequência todos os itens de proteção do paciente variando os índices de 0% a 14,3% nas avaliações. Em relação ao equipamento odontológico, os acadêmicos passaram a proteger mais partes do equipamento após assistirem ao vídeo, na avaliação inicial a maioria dos alunos protegiam com mais frequencia a mesa clínica e o encosto da cabeça, e após intervenção (E1+E2) o aspirador, refletor, braço da cadeira e seringa tríplice foram protegidos pela maioria dos participantes. A estratégia de educação com mídia audiovisual impactou positivamente, já que os resultados foram significativos imediatamente após a apresentação do vídeo, porém, esses resultados não se mantiveram ao longo do tempo, corroborando a necessidade de uma educação permanente em biossegurança dentro dos centros acadêmicos.
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