Geração procedural de mapas em jogos de estratégia em tempo real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ossanai, Enrico Ferrari
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254493
Resumo: A geração procedural de conteúdo (PCG, do inglês Procedural Content Generation) é uma técnica bastante utilizada para a criação algorítmica de diversos conteúdos de jogo. Este trabalho analisa, a partir da revisão de literatura, a viabilidade de PCG em jogos de Estratégia em Tempo Real (RTS, do inglês Real-Time Strategy). Para isso, foram estabelecidas métricas de qualidade obtidas através de replays do jogo RTS StarCraft 2 e a partir de um algoritmo genético, foi possível gerar novos mapas para um jogo RTS.
id UFRGS-2_349e63104d13f0bf5da904fc8f657b6e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254493
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ossanai, Enrico FerrariTavares, Anderson Rocha2023-02-08T05:03:35Z2022http://hdl.handle.net/10183/254493001161324A geração procedural de conteúdo (PCG, do inglês Procedural Content Generation) é uma técnica bastante utilizada para a criação algorítmica de diversos conteúdos de jogo. Este trabalho analisa, a partir da revisão de literatura, a viabilidade de PCG em jogos de Estratégia em Tempo Real (RTS, do inglês Real-Time Strategy). Para isso, foram estabelecidas métricas de qualidade obtidas através de replays do jogo RTS StarCraft 2 e a partir de um algoritmo genético, foi possível gerar novos mapas para um jogo RTS.Procedural Content Generation (PCG) is a well-known data creation technique. This method uses a genetic algorithm to generate game content. This work analyses, through literature review, the viability of using PCG in Real-Time Strategy (RTS) games. For that, quality metrics were obtained by replaying StarCraft 2 matches. Using a genetic algorithm, it was possible to generate new maps for an RTS game.application/pdfengGeração proceduralAlgoritmo genéticoGenetic algorithmReal-Time strategy gamesGeração procedural de mapas em jogos de estratégia em tempo realinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2022Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161324.pdf.txt001161324.pdf.txtExtracted Texttext/plain60609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254493/2/001161324.pdf.txt724cf66539abb971ba7f35f7b5980957MD52ORIGINAL001161324.pdfTexto completoapplication/pdf3753157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254493/1/001161324.pdf84114eafc4f5ad119a1c4b7ddd657480MD5110183/2544932023-02-09 05:55:03.268931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254493Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-09T07:55:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geração procedural de mapas em jogos de estratégia em tempo real
title Geração procedural de mapas em jogos de estratégia em tempo real
spellingShingle Geração procedural de mapas em jogos de estratégia em tempo real
Ossanai, Enrico Ferrari
Geração procedural
Algoritmo genético
Genetic algorithm
Real-Time strategy games
title_short Geração procedural de mapas em jogos de estratégia em tempo real
title_full Geração procedural de mapas em jogos de estratégia em tempo real
title_fullStr Geração procedural de mapas em jogos de estratégia em tempo real
title_full_unstemmed Geração procedural de mapas em jogos de estratégia em tempo real
title_sort Geração procedural de mapas em jogos de estratégia em tempo real
author Ossanai, Enrico Ferrari
author_facet Ossanai, Enrico Ferrari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ossanai, Enrico Ferrari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tavares, Anderson Rocha
contributor_str_mv Tavares, Anderson Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Geração procedural
Algoritmo genético
topic Geração procedural
Algoritmo genético
Genetic algorithm
Real-Time strategy games
dc.subject.eng.fl_str_mv Genetic algorithm
Real-Time strategy games
description A geração procedural de conteúdo (PCG, do inglês Procedural Content Generation) é uma técnica bastante utilizada para a criação algorítmica de diversos conteúdos de jogo. Este trabalho analisa, a partir da revisão de literatura, a viabilidade de PCG em jogos de Estratégia em Tempo Real (RTS, do inglês Real-Time Strategy). Para isso, foram estabelecidas métricas de qualidade obtidas através de replays do jogo RTS StarCraft 2 e a partir de um algoritmo genético, foi possível gerar novos mapas para um jogo RTS.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-08T05:03:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254493
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161324
url http://hdl.handle.net/10183/254493
identifier_str_mv 001161324
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254493/2/001161324.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254493/1/001161324.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 724cf66539abb971ba7f35f7b5980957
84114eafc4f5ad119a1c4b7ddd657480
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224650851614720