Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217183 |
Resumo: | O artigo delimita uma proposta teórico-metodológica para análise de transições educacionais, em especial a passagem entre ensino médio e educação superior. As transições entre diferentes níveis e etapas da educação formal são entendidas como oportunidades para mobilizar disposições e reflexividades. Parte-se da sociologia de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Luc Boltanski, a fim de investigar fatores que marcam as trajetórias e as transições no processo de socialização dos estudantes. Elabora-se uma compreensão teórico-metodológica para estudo de universos empíricos relativos a acesso, permanência e evasão nas trajetórias dos atores. Conclui-se com uma proposta metodológica para interpretar processos pelos quais os estudantes produzem e reelaboram relações sociais em períodos de transição educacional. |
id |
UFRGS-2_34b1897846c559455f766f94c1812983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217183 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caregnato, Célia ElizabetePfitscher, Ricardo GausmannSoares, Guilherme de Oliveira2021-01-09T04:19:02Z20201809-0354http://hdl.handle.net/10183/217183001120188O artigo delimita uma proposta teórico-metodológica para análise de transições educacionais, em especial a passagem entre ensino médio e educação superior. As transições entre diferentes níveis e etapas da educação formal são entendidas como oportunidades para mobilizar disposições e reflexividades. Parte-se da sociologia de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Luc Boltanski, a fim de investigar fatores que marcam as trajetórias e as transições no processo de socialização dos estudantes. Elabora-se uma compreensão teórico-metodológica para estudo de universos empíricos relativos a acesso, permanência e evasão nas trajetórias dos atores. Conclui-se com uma proposta metodológica para interpretar processos pelos quais os estudantes produzem e reelaboram relações sociais em períodos de transição educacional.The article outlines a theoretical-methodological proposal to analyze educational transitions, especially the transition from upper secondary school to higher education. The transitions between different levels and stages of formal education are understood as critical moments and opportunities to mobilize dispositions and reflexivities. The article takes Pierre Bourdieu’s, Bernard Lahire’s and Luc Boltanski’s works as a starting point to investigate factors which mark trajectories and transitions in students’ socialization processes. A theoretical-methodological understanding is elaborated for the study of empirical universes related to access, permanence and evasion in the actors’ trajectories. As a conclusion, a methodological proposal is presented to interpret the processes by which students produce and re-elaborate social relations in periods of educational transitions.El artículo delimita una propuesta teórico-metodológica para analizar las transiciones educacionales, especialmente la transición de la escuela secundaria a la educación superior. Las transiciones entre diferentes niveles y etapas de la educación formal se entienden como oportunidades para movilizar disposiciones y reflexividades. Con base en la sociología de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire y Luc Boltanski, investigamos factores que marcan las trayectorias y las transiciones en el proceso de socialización de los estudiantes. Se elabora una comprensión teórico-metodológica para el estudio de los universos empíricos relativos al acceso, permanencia y deserción en las trayectorias de los actores. Se concluye con una propuesta metodológica para interpretar procesos por los cuales los estudiantes producen y reelaboran relaciones sociales en períodos de transición educacional.application/pdfspaRevista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, SC. Vol. 15, n.2 (maio/jun. 2020), p, 383-402SociologiaEnsino superiorHigher educationDispositional sociologyEducational transitionsSociología disposicionalTransiciones educacionalesEducación superiorTransições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicionalStudent transitions to and in higher education: a theoretical methodological proposal from the disposional sociologyTransiciones de estudiantes hacia y en la educación superior: una propuesta teórico-metodológica desde la sociología disposionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120188.pdf.txt001120188.pdf.txtExtracted Texttext/plain48123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217183/2/001120188.pdf.txt520ea21c2ae18102fda26a4156bc5115MD52ORIGINAL001120188.pdfTexto completoapplication/pdf260414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217183/1/001120188.pdff1d5f50d06766173d9c9e9ac226f58bdMD5110183/2171832021-05-07 04:39:12.162047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217183Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:39:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Student transitions to and in higher education: a theoretical methodological proposal from the disposional sociology |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Transiciones de estudiantes hacia y en la educación superior: una propuesta teórico-metodológica desde la sociología disposional |
title |
Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional |
spellingShingle |
Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional Caregnato, Célia Elizabete Sociologia Ensino superior Higher education Dispositional sociology Educational transitions Sociología disposicional Transiciones educacionales Educación superior |
title_short |
Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional |
title_full |
Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional |
title_fullStr |
Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional |
title_full_unstemmed |
Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional |
title_sort |
Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional |
author |
Caregnato, Célia Elizabete |
author_facet |
Caregnato, Célia Elizabete Pfitscher, Ricardo Gausmann Soares, Guilherme de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Pfitscher, Ricardo Gausmann Soares, Guilherme de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caregnato, Célia Elizabete Pfitscher, Ricardo Gausmann Soares, Guilherme de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Ensino superior |
topic |
Sociologia Ensino superior Higher education Dispositional sociology Educational transitions Sociología disposicional Transiciones educacionales Educación superior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Dispositional sociology Educational transitions |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Sociología disposicional Transiciones educacionales Educación superior |
description |
O artigo delimita uma proposta teórico-metodológica para análise de transições educacionais, em especial a passagem entre ensino médio e educação superior. As transições entre diferentes níveis e etapas da educação formal são entendidas como oportunidades para mobilizar disposições e reflexividades. Parte-se da sociologia de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Luc Boltanski, a fim de investigar fatores que marcam as trajetórias e as transições no processo de socialização dos estudantes. Elabora-se uma compreensão teórico-metodológica para estudo de universos empíricos relativos a acesso, permanência e evasão nas trajetórias dos atores. Conclui-se com uma proposta metodológica para interpretar processos pelos quais os estudantes produzem e reelaboram relações sociais em períodos de transição educacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-09T04:19:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217183 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-0354 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001120188 |
identifier_str_mv |
1809-0354 001120188 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, SC. Vol. 15, n.2 (maio/jun. 2020), p, 383-402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217183/2/001120188.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217183/1/001120188.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
520ea21c2ae18102fda26a4156bc5115 f1d5f50d06766173d9c9e9ac226f58bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225006575779840 |