Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caregnato, Célia Elizabete
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pfitscher, Ricardo Gausmann, Soares, Guilherme de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217183
Resumo: O artigo delimita uma proposta teórico-metodológica para análise de transições educacionais, em especial a passagem entre ensino médio e educação superior. As transições entre diferentes níveis e etapas da educação formal são entendidas como oportunidades para mobilizar disposições e reflexividades. Parte-se da sociologia de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Luc Boltanski, a fim de investigar fatores que marcam as trajetórias e as transições no processo de socialização dos estudantes. Elabora-se uma compreensão teórico-metodológica para estudo de universos empíricos relativos a acesso, permanência e evasão nas trajetórias dos atores. Conclui-se com uma proposta metodológica para interpretar processos pelos quais os estudantes produzem e reelaboram relações sociais em períodos de transição educacional.
id UFRGS-2_34b1897846c559455f766f94c1812983
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217183
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caregnato, Célia ElizabetePfitscher, Ricardo GausmannSoares, Guilherme de Oliveira2021-01-09T04:19:02Z20201809-0354http://hdl.handle.net/10183/217183001120188O artigo delimita uma proposta teórico-metodológica para análise de transições educacionais, em especial a passagem entre ensino médio e educação superior. As transições entre diferentes níveis e etapas da educação formal são entendidas como oportunidades para mobilizar disposições e reflexividades. Parte-se da sociologia de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Luc Boltanski, a fim de investigar fatores que marcam as trajetórias e as transições no processo de socialização dos estudantes. Elabora-se uma compreensão teórico-metodológica para estudo de universos empíricos relativos a acesso, permanência e evasão nas trajetórias dos atores. Conclui-se com uma proposta metodológica para interpretar processos pelos quais os estudantes produzem e reelaboram relações sociais em períodos de transição educacional.The article outlines a theoretical-methodological proposal to analyze educational transitions, especially the transition from upper secondary school to higher education. The transitions between different levels and stages of formal education are understood as critical moments and opportunities to mobilize dispositions and reflexivities. The article takes Pierre Bourdieu’s, Bernard Lahire’s and Luc Boltanski’s works as a starting point to investigate factors which mark trajectories and transitions in students’ socialization processes. A theoretical-methodological understanding is elaborated for the study of empirical universes related to access, permanence and evasion in the actors’ trajectories. As a conclusion, a methodological proposal is presented to interpret the processes by which students produce and re-elaborate social relations in periods of educational transitions.El artículo delimita una propuesta teórico-metodológica para analizar las transiciones educacionales, especialmente la transición de la escuela secundaria a la educación superior. Las transiciones entre diferentes niveles y etapas de la educación formal se entienden como oportunidades para movilizar disposiciones y reflexividades. Con base en la sociología de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire y Luc Boltanski, investigamos factores que marcan las trayectorias y las transiciones en el proceso de socialización de los estudiantes. Se elabora una comprensión teórico-metodológica para el estudio de los universos empíricos relativos al acceso, permanencia y deserción en las trayectorias de los actores. Se concluye con una propuesta metodológica para interpretar procesos por los cuales los estudiantes producen y reelaboran relaciones sociales en períodos de transición educacional.application/pdfspaRevista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, SC. Vol. 15, n.2 (maio/jun. 2020), p, 383-402SociologiaEnsino superiorHigher educationDispositional sociologyEducational transitionsSociología disposicionalTransiciones educacionalesEducación superiorTransições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicionalStudent transitions to and in higher education: a theoretical methodological proposal from the disposional sociologyTransiciones de estudiantes hacia y en la educación superior: una propuesta teórico-metodológica desde la sociología disposionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120188.pdf.txt001120188.pdf.txtExtracted Texttext/plain48123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217183/2/001120188.pdf.txt520ea21c2ae18102fda26a4156bc5115MD52ORIGINAL001120188.pdfTexto completoapplication/pdf260414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217183/1/001120188.pdff1d5f50d06766173d9c9e9ac226f58bdMD5110183/2171832021-05-07 04:39:12.162047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217183Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:39:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Student transitions to and in higher education: a theoretical methodological proposal from the disposional sociology
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Transiciones de estudiantes hacia y en la educación superior: una propuesta teórico-metodológica desde la sociología disposional
title Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional
spellingShingle Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional
Caregnato, Célia Elizabete
Sociologia
Ensino superior
Higher education
Dispositional sociology
Educational transitions
Sociología disposicional
Transiciones educacionales
Educación superior
title_short Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional
title_full Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional
title_fullStr Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional
title_full_unstemmed Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional
title_sort Transições estudantis para e na educação superior: uma proposta teórico-metodológica a partir da sociologia disposicional
author Caregnato, Célia Elizabete
author_facet Caregnato, Célia Elizabete
Pfitscher, Ricardo Gausmann
Soares, Guilherme de Oliveira
author_role author
author2 Pfitscher, Ricardo Gausmann
Soares, Guilherme de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
Pfitscher, Ricardo Gausmann
Soares, Guilherme de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Ensino superior
topic Sociologia
Ensino superior
Higher education
Dispositional sociology
Educational transitions
Sociología disposicional
Transiciones educacionales
Educación superior
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Dispositional sociology
Educational transitions
dc.subject.spa.fl_str_mv Sociología disposicional
Transiciones educacionales
Educación superior
description O artigo delimita uma proposta teórico-metodológica para análise de transições educacionais, em especial a passagem entre ensino médio e educação superior. As transições entre diferentes níveis e etapas da educação formal são entendidas como oportunidades para mobilizar disposições e reflexividades. Parte-se da sociologia de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Luc Boltanski, a fim de investigar fatores que marcam as trajetórias e as transições no processo de socialização dos estudantes. Elabora-se uma compreensão teórico-metodológica para estudo de universos empíricos relativos a acesso, permanência e evasão nas trajetórias dos atores. Conclui-se com uma proposta metodológica para interpretar processos pelos quais os estudantes produzem e reelaboram relações sociais em períodos de transição educacional.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-09T04:19:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217183
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-0354
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001120188
identifier_str_mv 1809-0354
001120188
url http://hdl.handle.net/10183/217183
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, SC. Vol. 15, n.2 (maio/jun. 2020), p, 383-402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217183/2/001120188.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217183/1/001120188.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 520ea21c2ae18102fda26a4156bc5115
f1d5f50d06766173d9c9e9ac226f58bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447729657085952