Ser e fazer docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Carlos Afonso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101738
Resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender a profissionalidade docente em Educação Física, tendo por base uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através da uma entrevista semiestruturada e observações da atuação de uma professora dessa rede de ensino. Considerou-se, a partir do estudo de autores da área, que a profissionalidade é constituída pela profissionalização e pelo profissionalismo, ou seja, pelo processo de formação profissional e pela atuação do profissional já formado, sendo construída de forma progressiva e contínua. Foram utilizados quatro atributos que caracterizam a profissionalidade para realizar a análise no que se refere à Educação Física, são eles: a especificidade da função, o saber específico, o poder de decisão e o pertencimento a um corpo coletivo. Essa discussão trouxe à tona elementos que definem o ser e o fazer docente em Educação Física na realidade do ensino público, em específico, na escola analisada.
id UFRGS-2_34d4ee5f556e606eddeaf1063ea91e0e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101738
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bauer, Carlos AfonsoFonseca, Denise Grosso da2014-08-23T02:16:17Z2014http://hdl.handle.net/10183/101738000933364O presente estudo tem por objetivo compreender a profissionalidade docente em Educação Física, tendo por base uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através da uma entrevista semiestruturada e observações da atuação de uma professora dessa rede de ensino. Considerou-se, a partir do estudo de autores da área, que a profissionalidade é constituída pela profissionalização e pelo profissionalismo, ou seja, pelo processo de formação profissional e pela atuação do profissional já formado, sendo construída de forma progressiva e contínua. Foram utilizados quatro atributos que caracterizam a profissionalidade para realizar a análise no que se refere à Educação Física, são eles: a especificidade da função, o saber específico, o poder de decisão e o pertencimento a um corpo coletivo. Essa discussão trouxe à tona elementos que definem o ser e o fazer docente em Educação Física na realidade do ensino público, em específico, na escola analisada.application/pdfporEducação física escolarProfessorEducação físicaSer e fazer docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933364.pdf000933364.pdfTexto completoapplication/pdf554268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101738/1/000933364.pdf02c5ad530f9eb4dc63bf0709aff612c2MD51TEXT000933364.pdf.txt000933364.pdf.txtExtracted Texttext/plain74000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101738/2/000933364.pdf.txt5ff0bcc6ba4eadc6a33d2e0b4f8c8356MD52THUMBNAIL000933364.pdf.jpg000933364.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101738/3/000933364.pdf.jpg33207c67716bab85c57ddbc2bbaf2397MD5310183/1017382022-06-30 04:51:46.775705oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101738Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-30T07:51:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ser e fazer docente
title Ser e fazer docente
spellingShingle Ser e fazer docente
Bauer, Carlos Afonso
Educação física escolar
Professor
Educação física
title_short Ser e fazer docente
title_full Ser e fazer docente
title_fullStr Ser e fazer docente
title_full_unstemmed Ser e fazer docente
title_sort Ser e fazer docente
author Bauer, Carlos Afonso
author_facet Bauer, Carlos Afonso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Carlos Afonso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
contributor_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Professor
Educação física
topic Educação física escolar
Professor
Educação física
description O presente estudo tem por objetivo compreender a profissionalidade docente em Educação Física, tendo por base uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através da uma entrevista semiestruturada e observações da atuação de uma professora dessa rede de ensino. Considerou-se, a partir do estudo de autores da área, que a profissionalidade é constituída pela profissionalização e pelo profissionalismo, ou seja, pelo processo de formação profissional e pela atuação do profissional já formado, sendo construída de forma progressiva e contínua. Foram utilizados quatro atributos que caracterizam a profissionalidade para realizar a análise no que se refere à Educação Física, são eles: a especificidade da função, o saber específico, o poder de decisão e o pertencimento a um corpo coletivo. Essa discussão trouxe à tona elementos que definem o ser e o fazer docente em Educação Física na realidade do ensino público, em específico, na escola analisada.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-23T02:16:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101738
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000933364
url http://hdl.handle.net/10183/101738
identifier_str_mv 000933364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101738/1/000933364.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101738/2/000933364.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101738/3/000933364.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 02c5ad530f9eb4dc63bf0709aff612c2
5ff0bcc6ba4eadc6a33d2e0b4f8c8356
33207c67716bab85c57ddbc2bbaf2397
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447131284045824