Ser e fazer docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101738 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo compreender a profissionalidade docente em Educação Física, tendo por base uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através da uma entrevista semiestruturada e observações da atuação de uma professora dessa rede de ensino. Considerou-se, a partir do estudo de autores da área, que a profissionalidade é constituída pela profissionalização e pelo profissionalismo, ou seja, pelo processo de formação profissional e pela atuação do profissional já formado, sendo construída de forma progressiva e contínua. Foram utilizados quatro atributos que caracterizam a profissionalidade para realizar a análise no que se refere à Educação Física, são eles: a especificidade da função, o saber específico, o poder de decisão e o pertencimento a um corpo coletivo. Essa discussão trouxe à tona elementos que definem o ser e o fazer docente em Educação Física na realidade do ensino público, em específico, na escola analisada. |
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Bauer, Carlos AfonsoFonseca, Denise Grosso da2014-08-23T02:16:17Z2014http://hdl.handle.net/10183/101738000933364O presente estudo tem por objetivo compreender a profissionalidade docente em Educação Física, tendo por base uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através da uma entrevista semiestruturada e observações da atuação de uma professora dessa rede de ensino. Considerou-se, a partir do estudo de autores da área, que a profissionalidade é constituída pela profissionalização e pelo profissionalismo, ou seja, pelo processo de formação profissional e pela atuação do profissional já formado, sendo construída de forma progressiva e contínua. Foram utilizados quatro atributos que caracterizam a profissionalidade para realizar a análise no que se refere à Educação Física, são eles: a especificidade da função, o saber específico, o poder de decisão e o pertencimento a um corpo coletivo. Essa discussão trouxe à tona elementos que definem o ser e o fazer docente em Educação Física na realidade do ensino público, em específico, na escola analisada.application/pdfporEducação física escolarProfessorEducação físicaSer e fazer docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933364.pdf000933364.pdfTexto completoapplication/pdf554268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101738/1/000933364.pdf02c5ad530f9eb4dc63bf0709aff612c2MD51TEXT000933364.pdf.txt000933364.pdf.txtExtracted Texttext/plain74000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101738/2/000933364.pdf.txt5ff0bcc6ba4eadc6a33d2e0b4f8c8356MD52THUMBNAIL000933364.pdf.jpg000933364.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101738/3/000933364.pdf.jpg33207c67716bab85c57ddbc2bbaf2397MD5310183/1017382022-06-30 04:51:46.775705oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101738Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-30T07:51:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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