Tempo conceitual e sucesso escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1980 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28663 |
Resumo: | A relação entre reflexão/ímpulsividade (conforme avaliada pelo teste de Combinação de Figuras Familiares elaborado por Jerome Kagan) e qualidade de desempenho escolar, foi examinada em 298 criancas de 19 série. Procedimentos para determinar a validade e fidedignidade do referido teste foram utilizados. Os principais resultados da pesquisa indicam: (1) a existhncia de uma correlação inversa entre latência de resposta e número de erros; (2) crianças reflexivas apresentam melhor desempenho escolar que as impulsivas. Dados relativos a outros estilos de resposta foram incluidos numa tentativa de se obter melhor compreensão dos fatores que influenciam a qualidade de desempenho escolar. MBtodos alternativos de classificação dos sujeitos foram também utilizados e seus resultados comparados. Os dados têm implicações para o entendimento da natureza dos diferentes nlveis de desempenho escolar constatados em alunos de 19 série, bem como sugerem a necessidade de estratbgias educacionais especificas para o desenvolvimento das habilidades reflexivas do pensamento. |
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Lewin, Zaida Grinberg2011-04-16T06:01:21Z19800100-1574http://hdl.handle.net/10183/28663000418886A relação entre reflexão/ímpulsividade (conforme avaliada pelo teste de Combinação de Figuras Familiares elaborado por Jerome Kagan) e qualidade de desempenho escolar, foi examinada em 298 criancas de 19 série. Procedimentos para determinar a validade e fidedignidade do referido teste foram utilizados. Os principais resultados da pesquisa indicam: (1) a existhncia de uma correlação inversa entre latência de resposta e número de erros; (2) crianças reflexivas apresentam melhor desempenho escolar que as impulsivas. Dados relativos a outros estilos de resposta foram incluidos numa tentativa de se obter melhor compreensão dos fatores que influenciam a qualidade de desempenho escolar. MBtodos alternativos de classificação dos sujeitos foram também utilizados e seus resultados comparados. Os dados têm implicações para o entendimento da natureza dos diferentes nlveis de desempenho escolar constatados em alunos de 19 série, bem como sugerem a necessidade de estratbgias educacionais especificas para o desenvolvimento das habilidades reflexivas do pensamento.The relationship between reflection/irnpulsivity (as assessed by Kagan's "Matching Familiar Figures Test") and academic achievement, was examined with 298 first grade children. Procedures to estimate validity and reliability were carried out. The main results indicate the existance of significant negative correlations between errors and latency. Reflective children, as compared to the impulsive ones, presented better academic achievement. Data concerning other response styles were included in an effort to gain better understanding of the factors that influente achievement. Alternative methods to classify subjects responses were also used and compared. The data have implications for understanding the nature of poor school performance. Also, the results suggest the need of o p timal educational strategies for the development of reflexion in children.application/pdfporCadernos de pesquisa. São Paulo. N. 34 (ago. 1980), p. 3-20Percepcao temporalReflexaoDesempenho escolarImpulsividadeTempo conceitual e sucesso escolarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000418886.pdf.txt000418886.pdf.txtExtracted Texttext/plain2296http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28663/2/000418886.pdf.txt198a93a2291af451baf3abe140cbcfacMD52ORIGINAL000418886.pdf000418886.pdfTexto completoapplication/pdf1297390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28663/1/000418886.pdf815bb09f30c987dec0df5e22fc0627a1MD51THUMBNAIL000418886.pdf.jpg000418886.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28663/3/000418886.pdf.jpg8a879128b4f35ed483a18e7f810ff14eMD5310183/286632018-10-08 08:29:43.637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:29:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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