Tempo conceitual e sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lewin, Zaida Grinberg
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28663
Resumo: A relação entre reflexão/ímpulsividade (conforme avaliada pelo teste de Combinação de Figuras Familiares elaborado por Jerome Kagan) e qualidade de desempenho escolar, foi examinada em 298 criancas de 19 série. Procedimentos para determinar a validade e fidedignidade do referido teste foram utilizados. Os principais resultados da pesquisa indicam: (1) a existhncia de uma correlação inversa entre latência de resposta e número de erros; (2) crianças reflexivas apresentam melhor desempenho escolar que as impulsivas. Dados relativos a outros estilos de resposta foram incluidos numa tentativa de se obter melhor compreensão dos fatores que influenciam a qualidade de desempenho escolar. MBtodos alternativos de classificação dos sujeitos foram também utilizados e seus resultados comparados. Os dados têm implicações para o entendimento da natureza dos diferentes nlveis de desempenho escolar constatados em alunos de 19 série, bem como sugerem a necessidade de estratbgias educacionais especificas para o desenvolvimento das habilidades reflexivas do pensamento.
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