Orientações de acadêmicos de enfermagem a pacientes com riscos para hipertensão arterial sistêmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102336 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: na prática, como acadêmica de enfermagem e monitora em disciplina da graduação em enfermagem, percebeu-se que os acadêmicos apresentam dificuldade para identificar problemas de saúde e fatores de risco nos pacientes e fundamentar as devidas orientações. Esse estudo teve como objetivo identificar como o acadêmico de enfermagem fundamenta orientações em saúde a pacientes com riscos para hipertensão arterial sistêmica. METODOLOGIA: trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. O campo foi a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A amostra foi intencional, constituída por 11 acadêmicos, sendo 6 pertencentes ao 9º semestre e 5 pertencentes ao 8º semestre. A coleta de dados foi realizada por entrevista gravada, utilizando um instrumento com questões semi-estruturadas. As entrevistas foram transcritas para que se pudesse compreender as informações obtidas, confrontando-as com o objetivo do estudo, e após encerrada a coleta de dados, fez-se a organização dos mesmos e resultaram três categorias para proceder a análise das informações: fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica, orientações de saúde em relação aos fatores de risco e fundamentação das orientações em saúde. RESULTADOS: percebeu-se que os informantes souberam identificar os fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica e apresentaram dificuldade na elaboração e fundamentação das orientações de saúde para tais fatores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: pode-se identificar que os acadêmicos de enfermagem entrevistados parecem ter dificuldades para realizar as orientações em saúde, nesse caso, especificamente para riscos de hipertensão arterial. É provável que essa dificuldade esteja relacionada a multifatores de ordem pessoal, social, estrutural e de formação acadêmica. Considerando que foi um estudo elaborado com abordagem qualitativa, não se pode generalizar as considerações para representar a população estudada, sendo indicados novos estudos mais abrangentes com essa população. |
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